O que é que se avalia em uma visita domiciliar?
A avaliação da visita domiciliar em programas de visitação está pautada majoritariamente em três elementos essenciais - dosagem, conteúdo e relacionamento. A dosagem consiste na frequência de visitas, duração do programa e do tempo médio de cada visita domiciliar.O que deve ser observado durante uma visita domiciliar?
Observar aspectos da rua, do entorno da casa, iluminação, saneamen- to básico, equipamentos sociais, grau de segurança das residências, entre outros fatores. No domicílio, é importante ter uma postura respeitosa e cuidadosa com a família, evitando extremos de formalidade e de invasão de privacidade.Quais os critérios para visita domiciliar?
Exemplos de condições indicadas: • Pacientes portadores de doença crônica que apresentem dependência física; • Pacientes em fase terminal; • Pacientes idosos, com dificuldade de locomoção ou morando sozinhos; • Pacientes egressos do hospital que necessitem de acompanhamento por alguma condição que os incapacite a ...O que o ACS deve observar numa visita domiciliar?
O ACS deve realizar a visita domiciliar devidamente uniformizado, com crachá de identificação, sapatos fechados, chapéu, protetor solar, guarda-chuva e itens para a sua segurança e proteção.O Assistente Social e a visita domiciliar.
O que deve conter em um relatório de visita domiciliar?
Dentre os principais campos de informação que devem ser preenchidos, destacam-se:
- Nome, endereço e contato do cliente;
- Nome do profissional responsável pela visita;
- Data e hora em que a visita ocorreu;
- Tipo de tarefa realizada na visita;
- Duração da visita.
Quais são as prioridades de visita domiciliar do Agente Comunitário?
visita periódica para pacientes com incapacidade funcionais, idosos acamados ou que moram sozinhos; visitas aos pacientes egressos hospitalares; confirmação de óbito.O que o assistente social olha na visita domiciliar?
Neste sentido, cabe a assistentes sociais observarem as possibilidades de realização de visitas domiciliares e se atentarem para possíveis contradições entre os objetivos da requisição/decisão e dos pressupostos ético-profissionais.O que se deve perguntar em uma visita domiciliar?
*** Número de pessoas que constituem a familiar; problema de saúde de cada membro familiar; identificar os fatores de risco como: baixo peso; obesidade; tabagismo, etilismo; violência doméstica, entre outros. ⇒ No momento da VD o ACS deve sempre se portar de forma cortês, estar uniformizado; desejar um BOM DIA!Quais são as características da visita domiciliar?
A visita domiciliar é um atendimento de exceção, com indicações precisas: cadastramento, busca ativa de casos e faltosos, acompanhamento de doentes crônicos e acamados, e a observação do paciente ou família em sua residência. É preciso também definir qual o profissional mais adequado para fazer a visita.O que falar em uma visita domiciliar?
Durante a execução da visita domiciliar deve-se desenvolver técnicas como o acolhimento, a observação e a entrevista. Além disso, é aconselhável que essa conversação disponha de criatividade, questionamentos e reflexões que gerem processos sociais educativos.Quais são os três principais fatores que a visita domiciliar possibilita?
propiciar ao indivíduo e à família uma participação ativa em seu processo saúde-doença; estimular a autonomia do indivíduo e da família na prática do autocuidado em seu domicílio.Quais as limitações da visita domiciliar?
A visita domiciliar, no entanto, apresenta limitações e dificuldades como a sobrecarga de trabalho gerando principalmente uma dificuldade na administração do tempo cronológico para a realização das visitas domiciliares uma vez que a locomoção até os domicílios gera uma perda de tempo nem sempre previsível, além do fato ...O que deve ser feito em uma visita domiciliar?
Olhar atento ao ambiente, condições de limpeza, iluminação e organização dos espaços; Orientar a família e o usuário sobre a conduta a ser realizada, explicando os procedimentos que serão necessários. Consulta/Atendimento Domiciliar.O que se deve observar em uma visita domiciliar ao idoso?
É necessário estar atento para o que o idoso fala ou não fala, como se comporta, seus gestos, suas expressões faciais. Isso pode comunicar muito mais do que somente a avaliação das suas lesões, déficits ou incapacidades e talvez seja essa a única oportunidade de detectar tais situações.Porque o CRAS faz visita domiciliar?
O CRAS informa que não faz visitas para ofertar benefícios, mas sim em caráter de compreender melhor a realidade da família e, em sua maioria, as visitas são previamente combinadas ou agendadas.O que o ACS deve observar em uma visita domiciliar?
O ACS deve acompanhar todas as famílias e pessoas do seu território através da visita domiciliar onde irá desenvol- ver ações de educação em saúde, porém sua atuação não está restrita ao domicílio, e deve ocorrer também nos diversos espaços comunitários.Como abordar uma família na visita domiciliar?
A família deve estar informada e ter o telefone de contato, bem como nos casos de óbito. A equipe deve orientar a família sobre como proceder nos casos de urgência e emergência. Excelente! Você concluiu a unidade Como acolher a solicitação e orga- nizar uma visita domiciliar com a família.Quanto tempo deve durar uma visita domiciliar?
O tempo médio de duração da visita domiciliar são de 45 minutos, pois ela está or- ganizada em 03 momentos: acolhida, desenvolvimento e encerramento. Não devemos esquecer que todas as visitas domiciliares precisam ser registradas no Sistema e-PCF pelo supervisor(a) ou visitador(a) do programa.Quem deve ir na visita domiciliar?
A atenção domiciliar (AD) é indicada para pessoas que, estando em estabilidade clínica, necessitam de atenção à saúde em situação de restrição ao leito ou […]Qual é a finalidade da visita domiciliar?
A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p. 1).O que perguntar em uma visita social?
Eles podem perguntar sobre a renda da família, a situação de saúde, a capacidade de trabalho, a presença de apoio familiar e outras questões que ajudam a formar um quadro completo da situação. Os assistentes sociais fazem registros detalhados das informações coletadas durante a visita.Quais são as fases da visita domiciliar?
ETAPAS DA VISITA DOMICILIARDe acordo com Takahashi e Oliveira (2001), essa ação é composta por quatro etapas: planejamento, execução, registro de dados e avaliação do processo, a seguir descritas.