Vai crase antes de dona?

Mas cuidado, se a hora definida vier precedida de outra preposição, não haverá crase, como em “Estou aqui desde as dez horas”. Diante dos pronomes de tratamento “senhora, senhorita, dona e madame” a crase será facultativa, assim, são corretos os períodos “Paguei à senhora” e “Paguei a senhora”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Tem crase antes de dona?

Observação: Às vezes os pronomes “dona”, “senhora” e “senhorita” aceitam artigo, razão pela qual pode ocorrer crase no “a” que os precede. “Ele deixou as latas de tinta em frente à telas em branco.” Não há crase no “a” no singular seguido de palavra no plural.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufla.br

Quais pronomes não aceita crase?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luís XV (à moda de Luís XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Pode ter crase antes de nome?

Antes de nomes próprios femininos

Nessas ocasiões, o uso do acento grave indicativo de crase será facultativo porque o artigo definido “a” também é. Acompanhe com os exemplos abaixo: “Obedeça a Maria” ou “Obedeça à Maria.” “Peça isso a Gabriela” ou Peça isso À Gabriela.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Tem crase antes de pessoa?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufla.br

NOME DE MULHER: CRASE FACULTATIVA ou OBRIGATÓRIA?

Tem crase antes de Maria?

Quando, porém, esse nome próprio está acompanhado de adjetivo ou locução adjetiva, deve-se empregar a crase. “Membro da Congregação Mariana, ele sempre pede graças à Virgem Maria.” “Hoje, muitos 'fashionistas' prestam homenagens à extravagante Maria Antonieta, vista como um ícone da moda.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Tem crase antes de mãe?

O uso do acento da crase só é facultativo antes de pronomes possessivos femininos no singular (=minha, tua, sua, nossa, vossa). Se for masculino, não há crase: “Ele veio a ou ao meu apartamento”; “Estamos a ou ao seu dispor.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Pode usar crase antes de nome próprio?

A crase não deve ser empregada junto a nomes próprios. Os nomes próprios indicam um nome específico, em geral destinado a um ser em particular em oposição a um ser genérico – nome comum (ex: cidade: ser genérico = nome comum; Campo Grande: ser específico = nome próprio).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nilc.icmc.usp.br

Tem crase em a sua?

* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Tem crase em aquele?

1) O pronome demonstrativo aquele e suas variações (aquela, aqueles, aquelas) receberão acento grave no a inicial sempre que houver um verbo ou nome que peça a preposição a. “Não me refiroàquilo que você disse, mas àquilo que sua esposa afirmou naquela noite.” (não me refiro a aquilo...)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Pode usar crase antes de quem?

A crase não deve ser empregada junto aos pronomes relativos QUE, QUEM e CUJO(A).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nilc.icmc.usp.br

Tem crase em à vida?

O OD é “vida”; o indireto, “à vida”! É até possível deslocar um dos complementos (à vida, é preciso dar vida). É uma construção semelhante a é preciso dar cor à vida; dar emoção à vida; dar vivacidade à vida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.grancursosonline.com.br

É dona ou dona?

Dona abrevia-se D. ª; mas também pode ser antropónimo/antropônimo e, então, não é costume abreviar a palavra. D. ª é uma forma de tratamento de reverência usada para anteceder o nome de uma senhora que se respeita.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Como se refere a dona?

- Proprietária (“A dona da loja saiu há pouco”); em alguns casos: dama, senhora, mulher, moça. Equivalente masculino: dono.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em linguabrasil.com.br

Como saber se a crase ou não?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Sou grata a minha mãe tem crase?

Neste caso, escreve-se com o acento indicativo de crase: Disse à minha mãe que voltaria cedo. Conclusão sabida e regra repetida: o uso da crase antes do pronome possessivo é facultativo. Quer dizer, pode-se omitir o acento que não fica errado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em linguabrasil.com.br

Foi a Itália tem crase?

Em se tratando de nome geográfico ou de lugar, ocorre crase quando se pode usar o macete vou a/volto da: vou à Bahia - volto da Bahia/ regressei à Itália - regressei da Itália.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.tce.go.gov.br

Tem crase antes de a sua?

06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www1.folha.uol.com.br

Quanto a mim tem crase?

A crase não deve ser empregada junto a pronomes pessoais. Os pronomes pessoais são aqueles que apontam para as pessoas do discurso ou a elas se referem. Eles podem ser pessoais do caso reto (eu, tu, ele e etc.) ou pessoais do caso oblíquo (me, te, o, lhe, mim, ti e etc.).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nilc.icmc.usp.br

Foi a São Paulo tem crase?

Fui a São Paulo. Acertado seria grafar ainda: Vou à Santos de Pelé. Fui à São Paulo da garoa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmt.jus.br

O que é crase proibida?

Casos proibidos: a) Diante de palavras de sentido indefinido. Exemplo: Falou a qualquer pessoa. b) Diante dos pronomes relativos “que”, “quem”, “cuja”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oficinadoestudante.com.br

Tem crase antes da palavra irmã?

Pode ou não ocorrer crase:

Diante de nomes de sexo feminino: Ele fez referência a (à) Sandra. Diante de pronomes possessivos femininos: Obedeço a (à) minha irmã. Depois da preposição até: Fomos até a (à) feira.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em iped.com.br

Tem crase antes de ela?

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br