Quando a prefeitura pode tomar uma casa?

A legislação indica que quando há inadimplência, a prefeitura da cidade pode executar os bens do proprietário e, até mesmo, promover o leilão do imóvel para o pagamento da dívida. Contudo, o processo para tudo isso acontecer é bem longo. Para que isso aconteça, o proprietário é notificado para quitar a dívida.
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Quando a prefeitura pode tomar um imóvel?

É fundamental estar ciente de que o único imóvel pode ser penhorado em casos de dívidas de IPTU. Portanto, é importante manter as obrigações fiscais em dia, negociar quando necessário e buscar formas de evitar a execução fiscal.
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Quando um imóvel pode ser tomado?

De acordo com o próprio texto da lei, o imóvel pode sim ser apreendido judicialmente se: O pedido de penhora for feito pelo credor do financiamento que permitiu a compra ou construção daquele imóvel. A compra do imóvel tiver sido feita com dinheiro vindo do crime.
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O que acontece se ficar 5 anos sem pagar o IPTU?

O que acontece se o IPTU atrasar mais de 5 anos? O atraso no pagamento do IPTU por mais de 5 anos pode levar à prescrição da dívida. Isso significa que, após esse período, o município perde o direito de cobrar o imposto atrasado.
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Quando a prefeitura pode desapropriar um imóvel?

Quando o imóvel é declarado de utilidade pública, é possível fazer modificações nele? O decreto de utilidade pública é um ato preliminar que dá inicio à desapropriação. É o momento em que o município demonstra interesse na área declarada, que pode, inclusive não se concretizar futuramente.
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A Prefeitura pode de dar o Registro de um Imóvel?

Quais são os três tipos de desapropriação?

Quais os tipos de desapropriação?
  1. 1 – Direta. A desapropriação direta é a mais comum e sobre a qual estamos falando com mais detalhes neste artigo, que também é conhecida como clássica. ...
  2. 2 – Indireta. ...
  3. 3 – Confiscatória. ...
  4. 4 – Sancionatória.
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Quais são os requisitos para a desapropriação?

Os requisitos da desapropriação deve ser a fundamentação do Poder Público para intervir no domínio da propriedade do particular, seja por necessidade ou utilidade pública seja por interesse social e o dever de pagar uma indenização prévia e justa ao expropriado.
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Quem deve IPTU pode perder o imóvel?

No entanto, ele pode ser surpreendido próximo ao fim da prescrição. E aí começam os transtornos maiores, porque depois da execução fiscal, pode ocorrer a penhora dos bens, que pode incluir o próprio imóvel que deu origem à dívida de IPTU e o devedor está sujeito a perder o imóvel, conforme as regras da legislação.
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Estou com 3 anos de IPTU atrasado?

Se você está com seu IPTU atrasado, não se preocupe pois você pode regularizar sua situação sem sair de casa. No portal da dívida ativa https://dividaativa.prefeitura.sp.gov.br/ você consegue consultar os seus débitos e emitir a guia para pagamento à vista ou parcelado.
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Quanto tempo leva para um imóvel ir a leilão por falta de pagamento de IPTU?

O prazo para um imóvel ir a leilão por falta de pagamento do IPTU é de até cinco anos. O proprietário inadimplente será notificado sobre o débito e suas consequências. A prefeitura pode entrar com uma ação judicial para cobrar o valor em aberto caso a dívida não seja quitada.
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Em quais casos Posso perder minha casa?

O imóvel residencial é impenhorável e “não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam”, salvo as exceções da lei (8.009/1990).
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Como evitar que um imóvel seja penhorado?

Tópicos
  1. 1- Para não ter o imóvel penhorado o proprietário precisa que o imóvel seja de caráter residencial.
  2. 2- O imóvel não pode ter finalidade comercial.
  3. 3 – O imóvel é o único bem da família do devedor.
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Quando a casa própria pode ser penhorada?

Um imóvel pode ir a penhora quando ocorre um processo legal em que um credor busca recuperar uma dívida que não foi paga pelo devedor.
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Pode ser despejado por não pagar IPTU?

O processo, porém, é longo. Antes, o proprietário é notificado para quitar o que deve. Se isso não for feito, ele pode pagar multa e ser inscrito na Dívida Ativa do Município, o que pode gerar restrições no CPF ou no CNPJ. Em último caso, o município entra com uma ação na justiça para penhorar o imóvel.
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O que a prefeitura olha no Habite-se?

O Habite-se é um documento emitido pela prefeitura ou órgão responsável que atesta a conclusão e a regularidade de uma construção. Ele garante que a construção esteja de acordo com as normas técnicas, de segurança e de urbanismo estabelecidas pelos órgãos competentes.
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Quanto tempo a prefeitura pode cobrar uma dívida?

À cobrança de crédito de natureza não-tributária por entidade pública, de natureza jurídica de direito público, não se aplicam as regras do Código Civil , que prevê prescrição em 20 anos, mas do Decreto nº 20.910 /1932. Dessa forma, o direito à cobrança prescreve em cinco anos.
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Quantos anos o IPTU caduca?

Em se tratando de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o prazo prescricional é de cinco anos, contados da data da constituição definitiva do crédito, qual seja, o primeiro dia do exercício fiscal. Decorrido esse prazo, sem que tenha sido citada a parte devedora, impõe-se o reconhecimento da prescrição.
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Quanto tempo não pode atrasar o IPTU?

Em 30 dias após o vencimento do valor não pago, o débito é inscrito no CADIN (Cadastro Informativo Municipal) e é enviada uma carta avisando do atraso para o endereço de correspondência cadastrado.
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Tem como fazer acordo para pagar IPTU atrasado?

A dívida do IPTU pode ser parcelada? Dependendo do valor, é possível realizar o parcelamento em até 60 vezes. Porém, é preciso analisar se vale a pena, já que no parcelamento ocorrem juros. Quando optado pelo parcelamento, o nome só sairá da dívida ativa após a quitação de todas as prestações.
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Quantos anos perde a casa sem pagar IPTU?

Há um prazo limite de cinco anos - contados a partir do primeiro dia de atraso - passado o período, o inadimplente e proprietário do imóvel será notificado em relação ao débito.
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Pode vender casa devendo IPTU?

Sim, desde que seja constado na escritura do contrato de compra e venda, as dívidas pendentes do imóvel, bem como a responsabilidade do comprador sobre estes débitos vinculados.
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O que acontece quando o IPTU vai para o jurídico?

O IPTU é inscrito em dívida ativa por ano – então todas as parcelas que ficaram em aberto em um ano são reunidas e inscritas em dívida ativa como um débito único referente àquele ano. Para saber qual parcela ficou em aberto e foi para a dívida ativa é necessário consultar a Secretaria da Fazenda.
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Como é feita a desapropriação pela prefeitura?

A desapropriação é sempre precedida de um decreto, que declara a utilidade pública do bem, e pode ocorrer de forma amigável - por meio de escritura pública - ou por processo judicial.
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Quando uma propriedade pode ser desapropriada?

A desapropriação ocorre quando o poder público entende que precisa de certa propriedade particular para fins públicos. Assim, esta ação pode acontecer para aumentar ruas, construir academias ao ar livre, praças, hospitais ou qualquer outro patrimônio de cunho público.
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Como se defender de desapropriação?

Diante deste problema, o cidadão ou empresa vitimado pela desapropriação pode se utilizar de valiosa arma para defender-se: consultar um advogado conhecedor da área. Um advogado especialista aconselhará o cliente a não aceitar o valor oferecido se este não for adequado.
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