O que diz a CLT sobre a DSR?

“Art. 67 – Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

Como funciona o DSR na CLT?

O Descanso Semanal Remunerado é um tipo de benefício contínuo que permite que o trabalhador contratado descanse, ao menos uma vez na semana, e receba por isso. O assunto é abordado nos artigos 67 a 70 da CLT e na Lei 605/1949, e também pode ser encontrado na Constituição Art. 7º, inciso XV.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

O que a lei diz sobre o DSR?

Art. 1º Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

É obrigatório o pagamento de DSR?

Como descrevemos acima, tanto a CLT quanto a Lei n.º 605/49 determinam que todos os trabalhadores em regime de contratação CLT têm direito ao DSR. maCom isso, esse é um direito que não pode ser excluído do contrato de trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

O que diz a CLT sobre descanso semanal remunerado?

O descanso semanal remunerado é um benefício previsto na CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) que garante ao trabalhador ao menos 01 dia de folga por semana, preferencialmente aos domingos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

TUDO SOBRE DESCANSO SEMANAL REMUNERADO E FERIADOS | DSR | RSR

Que diz o artigo 473 da CLT?

O que o artigo 473 da CLT diz sobre atestados? Como vimos anteriormente, o artigo 473 da CLT regulamenta atestados para uma série de ocasiões médicas, possíveis de justificar a ausência de um trabalhador em seu expediente. Sendo esse documento comprobatório, para que o profissional não tenha descontos em seu salário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

O que diz o artigo 67 da CLT?

67 - Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Qual a obrigação do empregador em relação ao DSR?

o empregador não pode exigir que o empregado trabalhe no dia de descanso remunerado, exceto em casos de exceção previstos em lei, como em atividades que exigem plantão ou escalas de trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sindeepres.org.br

Quando não desconta o DSR?

O desconto do DSR acontece na folha de pagamento com redução da remuneração e evidencia a importância da comunicação entre empresa e colaborador. A empresa só não pode descontar o DSR quando o funcionário apresentar atestado ou justificar legalmente a ausência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Quanto pode descontar o DSR?

Para calcular o desconto DSR, é necessário dividir o salário do funcionário pelo total de dias trabalhados no mês para determinar o valor diário do trabalho. Em seguida, multiplica-se esse valor pelo número de faltas ou pela proporção dos minutos não trabalhados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

Qual o valor do DSR?

O cálculo do DSR é simples, basta multiplicar o salário recebido pelo número de dias de descanso no mês e dividir pelos dias úteis. Por exemplo, se o salário é de R$ 2.500 e o mês tem 4 domingos e 22 dias úteis, o DSR seria: 2.500 x 4 / 22 = 454,54.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rwtech.com.br

O que diz a súmula 172 do TST?

Súmula nº 172 do TST

Computam-se no cálculo do repouso remunerado as horas extras habitualmente prestadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www3.tst.jus.br

Quais verbas incidem sobre o DSR?

Com a alteração do entendimento do TST, a partir de 20 de março de 2023, a majoração do valor do repouso semanal remunerado, decorrente da integração das horas extras, deve incidir no cálculo das férias, 13º salário, aviso prévio e FGTS.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em baptista.com.br

Quando o funcionário perde o DSR?

Falta com afastamento recorrente que ultrapasse 15 dias

Caso o funcionário venha a faltar e logo na mesma semana tem um afastamento de 15 dias ou mais, entende se que não ocorrerá o desconto do DSR da semana que estará incorporado no atestado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tdn.totvs.com

Quando falta um dia de trabalho desconta dois?

A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do dia respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada. O empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana, salvo se as faltas forem consideradas justificadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiatrabalhista.com.br

O que diz a lei 605 da CLT?

Art. 1º Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado, de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.camara.leg.br

O que é DSR e como funciona?

DSR é o descanso semanal remunerado, um benefício contínuo, previsto em lei, que garante um dia dedicado ao descanso, preferencialmente aos domingos. No entanto, essa é uma questão que deve ser estabelecida a partir de um acordo entre empregador e colaborador, mediante aprovação do Ministério do Trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

Quais dias da semana desconta o DSR?

Um ponto de atenção aqui é a seguinte regrinha:
  • Se o trabalhador faltar um dia na mesma semana: será descontado o dia e o DSR;
  • Se o trabalhador faltar duas vezes na mesma semana: serão descontados os dias e o DSR ;
  • Se o trabalhador faltar duas vezes em semanas diferentes: serão descontados os dias e dois DSRs.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em genyo.com.br

Quem tem direito ao DSR?

Para que o trabalhador tenha pleno direito ao DSR, é importante que ele cumpra o requisito de assiduidade. Ou seja, ele precisa ter frequência e pontualidade, não apresentando faltas sem justificativas ou atrasos durante sua jornada de trabalho na semana que antecede o descanso semanal remunerado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ifractal.com.br

O que diz o artigo 67 do CLT?

67 DA CLT . A inobservância do período de descanso de 24 (vinte e quatro horas previsto no art. 67 da CLT confere ao empregado do direito ao pagamento, como extras, das horas não concedidas a esse título.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a lei sobre descanso semanal remunerado?

Dispõe sobre o repouso semanal remunerado e o pagamento de salário nos dias feriados civis e religiosos. Faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.camara.leg.br

Qual a penalidade aplicada ao empregador que não conceder o DSR ao trabalhador?

Caso não seja concedido o DSR dentro da respectiva semana, deverá ocorrer o pagamento em dobro, conforme visto acima.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sbadvocacia.com.br

O que diz a CLT sobre desconto de DSR?

O art. 6, da Lei 605/49, é taxativo em afirmar que o empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana. Porém, se as faltas forem consideradas justificadas, o empregador não poderá descontar o DSR.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cremasco.adv.br

O que diz o art. 482 CLT?

"Art. 482 Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: f) embriaguez habitual ou em serviço, § 1º Constitui igualmente justa causa para a dispensa de empregado, a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legis.senado.leg.br

O que diz o artigo 487 da CLT?

487 Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a antecedência mínima de trinta dias, salvo o disposto no § 7º. ........................................................................................................
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legis.senado.leg.br