A Lei de Dalton diz que: “Quando dois elementos químicos formam vários compostos, fixando-se a massa de um dos elementos, as massas do outro variam numa proporção de números inteiros e, em geral, pequenos.”
A lei de Dalton, também conhecida como lei das pressões parciais, estabelece que a pressão total de uma mistura gasosa é igual à soma da pressão parcial de cada um dos gases que compõem a mistura.
O que são as leis ponderais? Trata-se de generalizações matemáticas que nos permitem indicar a quantidade de massa de um ou mais participantes de uma reação química.
A lei de Lavoisier foi a primeira das leis das combinações químicas, também conhecidas como leis ponderais. Por meio dela, foram surgindo outras leis que explicavam as regularidades que acontecem nas combinações químicas.
Quais são as leis ponderais? Como as leis ponderais relacionam as massas das substâncias que compõem uma reação química, engloba três formulações importantes: a Lei de Conservação das Massas, a Lei das Proporções Constantes e a Lei das Proporções Múltiplas.
2. Lei das Proporções Constantes ou Lei de Proust: Essa lei foi criada por Joseph Louis Proust (1754-1826) e pode ser enunciada assim: “A proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa, constante e invariável.”
A teoria atômica de Dalton foi a primeira tentativa de descrever toda a matéria em termos de átomos e de suas propriedades. Dalton baseou sua teoria na lei da conservação das massas e na lei das proporções constantes.
Como a hipótese de Dalton explica a Lei de Lavoisier?
Segundo Dalton, a matéria é formada por átomos, que não podem ser criados e nem destruídos. Assim, se o número de átomos permanece constante durante uma reação química, a massa do sistema também se manterá constante, comprovando a Lei de Lavoisier.
De acordo com a teoria atômica de Dálton, o átomo é maciço e indivisível, por isso é representado por esferas parecidas com bolas de bilhar, daí a famosa referência à sua ideia como “modelo bola de bilhar”. Bola de bilhar, referência do modelo atômico de Dalton.
Veja um exemplo: O ar é uma mistura gasosa constituída basicamente de 80% de gás nitrogênio e 20% de gás oxigênio. Imagine que um pneu seja calibrado com a pressão de 2,0 atm por um compressor de ar. A pressão total da mistura dentro do pneu é de 2,0 atm.
Questionável, o modelo atômico de Dalton não previa a existência de subdivisões atômicas, como os prótons e elétrons, elementos constituintes da sua estrutura. Um outro problema é que tal modelo também não conseguiu explicar alguns fenômenos como a condução elétrica de metais e soluções salinas e a eletrólise.
Dalton: os átomos esperas maciças indivisíveis que se combinam originando novas substâncias (c); Thomson: os átomos são compostos de partículas com carga negativa incrustadas em uma esfera de carga positiva (d);
Também conhecido como “modelo da bolha de bilhar”, o modelo atômico de Dalton foi proposto por John Dalton em 1808. No modelo atômico de Dalton, os átomos lembram bolas de bilhar, uma das formas como esse modelo ficou conhecido.
De quem é a frase "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"?
Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseando-se em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .
De acordo com Dalton, quando combinamos, em uma reação química, uma mesma massa de um elemento com diferentes massas de outro elemento, o resultado é a formação de diferentes substâncias, mas a relação (divisão) das massas que variam resulta em números inteiros e pequenos.
Introdução. O primeiro modelo atômico foi sugerido por John Dalton em 1808 a fim de tentar explicar a constituição da matéria, e ficou conhecido como a Teoria Atômica de Dalton ou Bola de Bilhar.
Essa pressão reduzida é chamada de pressão parcial. Assim, a soma de todas as pressões parciais será igual à pressão total \(p\) Essa lei é classificada como sendo uma lei limite, porque depende de que a pressão e a temperatura sejam desprezíveis.
O que diz e quando foi criada a lei ponderal de Dalton?
Essa lei foi criada por Joseph Louis Proust (1754-1826) e pode ser enunciada assim: “A proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa, constante e invariável.”
Possuir o conhecimento a respeito das Leis ponderais nos auxilia a compreender como algumas reações ocorrem. De fato, essas Leis são utilizadas para a compreensão e o entendimento da estequiometria de uma reação, uma vez que envolvem e relacionam as massas dos reagentes e dos produtos em uma reação química qualquer.
Leis Ponderais de Lavoisier e Proust: Histórico. Com a publicação, em 1789, dos Elementos de Química de Lavoisier, a ciência química rompeu suas últimas amarras com o passado alquimista, assumindo uma forma moderna.
A lei de Lavoisier é também conhecida como a lei da conservação de massas. Segundo ela, em um sistema fechado, a massa dos reagentes de uma reação química é igual à massa dos produtos. Toda a ideia da conservação de massas foi trazida por Lavoisier em seu livro Tratado elementar de Química.