4 Também vi eu que todo trabalho, e toda destreza em obras, atraem ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito. 5 O tolo cruza as suas mãos, e come a sua própria carne. 6 Melhor é a mão cheia com descanso do que ambos os punhos cheios com trabalho, e aflição de espírito.
Salomão denomina esses momentos de opressões. A expressão “vi a violência na mão dos opressores” (v. 1), dá a ideia de que para ser oprimido, é necessário haver pelo menos um opressor. Segundo o dicionário, opressão significa sujeitar alguém a fazer algo pelo emprego de violência.
É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar.
é o homem viver sozinho, sem amigos, sem filhos, sem irmãos, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem. Para que é que ele trabalha tanto, deixando de aproveitar as coisas boas da vida? Isso também é ilusão, é uma triste maneira de viver.
Maior é a recompensa pelo trabalho (versículo 9) – Esforço mútuo; Um levanta o outro (versículo 10) – Apoio mútuo; Eles se aquecem um ao outro (versículo 11) – Estímulo mútuo; Os dois resistirão ao ataque (versículo 12) – Força mútua.
Eclesiastes 4 Estudo: OS RESULTADOS DE UM MUNDO CAÍDO (Bíblia Explicada)
O que diz Eclesiastes 4 10?
10 Porque se vierem a cair, um levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. 11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?
Quando você vive uma situação difícil na vida econômica, e todos estão dizendo que não tem jeito, não adianta, você não vai prosperar, você não vai sobreviver, Deus está dizendo: “tudo é possível ao que crê”. Veja a palavra: “Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará”.
A Bíblia diz em Eclesiastes 4.9-12 que “melhor é serem dois do que um”, mas termina falando sobre o cordão de três dobras e revelando que é melhor serem três do que dois. Fica implícito que a conta de uma terceira dobra no cordão está mostrando que o “time” aumentou.
Ele começa afirmando que a sabedoria é superior a qualquer coisa que possamos ter. Um homem sábio sabe interpretar as experiências da vida e conhece bem a diferença entre maldade e a bondade e entre os valores da cultura atual as boas virtudes cristãs.
Comentário devocional: Neste capítulo, Salomão nos apresenta de maneira muito expressiva que o melhor da vida é viver intensamente para Deus, aplicando a ela a verdadeira sabedoria divina. Mas, infelizmente, os corações das pessoas estão cheios de maldade e há loucura em seus corações enquanto vivem.
5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles jamais recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
17 O amigo ama em todo o tempo, e para a angústia nasce o irmão. 18 O homem falto de entendimento dá a mão, ficando por fiador diante do seu próximo. 19 O que ama a contenda ama a transgressão; o que alça a sua porta busca a ruína.
1 João 4:19: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” Mateus 19:6: “Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separa.” Romanos 12:10: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”
O livro de Eclesiastes é uma crítica à sabedoria hebraica tradicional, sendo que uma das críticas levantadas por este livro é sobre Deus: seria Deus um ser arbitrário no meio da falta de sentido da vida? Este é um questionamento que este trabalho faz ao analisar o papel de Deus nesse livro sapiencial.
Se há um tempo para tudo, também há que se respeitar o tempo do outro, ainda que este tempo seja de prantear quando você quer rir, ou tempo de ver o outro se divertir quando é você quem está no fundo do poço.
8 Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o longânimo do que o altivo. 9 Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no seio dos tolos. 10 Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque nunca com sabedoria isso perguntarias.
Deus procura ensinar seus filhos e filhas a viver de forma sábia , aproveitando as oportunidades que a vida oferece. Muitos procuram o sentido da vida na fama e na riqueza, pensando que serão capazes de tê-las para sempre.
10 Assim também vi os ímpios sepultados, e os que vinham, e saíam do lugar santo foram esquecidos na cidade em que fizeram o bem; também isso é vaidade. 11 Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal.
9 Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 10 E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disso mesmo. 11 E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. 12 E se a mulher deixar seu marido, e casar com outro, adultera.
20 Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. 21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo: Até sete; mas, até setenta vezes sete.
O que quer dizer Eclesiastes capítulo 11 versículo 9?
No livro de Eclesiastes, cap. 11.9 ao 12.7 encontramos duas lições. A primeira ensina que você pode aproveitar a mocidade e ser feliz seguindo os desejos do seu coração. Mas lembra que toda ação tem uma consequência, e que Deus julgará você por seus atos.
Hoje, a Palavra de Deus está nos convidando a viver a nossa juventude com sabedoria e não sermos levados pela vaidade que, muitas vezes, ilude o nosso coração. “Tira a tristeza do teu coração, e afasta a malícia do teu corpo, pois a adolescência e a juventude são vaidade” (Eclesiastes 11,10).
O Senhor é melhor do que qualquer coisa que conheço, o Deus que transcende espaço e tempo, e também Deus meu Pai que está sempre próximo. Obrigado por ser accessível porém não penetrável, disponível porém não controlável.