O versículo 11 do Capítulo 9 dos Provérbios nos ensina que a sabedoria e a prudência são fundamentais para construir algo sólido. A sabedoria nos dá a perspicácia necessária para tomar decisões certas e a prudência nos ajuda a evitar erros.
8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes a doutrina de tua mãe. 9 Porque diadema de graça serão para a tua cabeça; e colares, para o teu pescoço. 10 Filho meu, se os pecadores te atraírem com afagos, não consintas.
7 O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. 8 Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. 9 Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento.
Provérbios 9 Estudo: A SABEDORIA E A INSENSATEZ (Bíblia Explicada)
O que quer dizer o livro de Provérbios 9 17?
Provérbios 9:17: “As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é agradável”. A mente do homem que não anda nos caminhos de Deus trabalha de um modo estranho. Busca prazer e encontra dor, corre atrás da alegria e só acha tristeza.
Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos. Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada.
21 A morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 O que encontra uma esposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor. 23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza. 24 O homem que tem amigos deve agir amigavelmente, e há amigo mais chegado do que um irmão.
Em Provérbios 9:10, Salomão nos ensina que o temor a Deus é o princípio da sabedoria. Isso significa que, para ser sábio, é preciso primeiro respeitar a Deus e reconhecer a sua autoridade. Sem esse respeito, não é possível alcançar a verdadeira sabedoria.
Provérbios 9:13 – A loucura é mulher apaixonada, é ignorante e não sabe coisa alguma. O verso de hoje afirma que a loucura é “mulher apaixonada”. A palavra hebraica dá a entender que ela é sedutora, voluptuosa, glamourosa e atrativa. Tem a facilidade de conquistar e cativar muita gente.
No livro de Provérbios a sabedoria é personificada. Aqui a Sabedoria construiu uma casa, com sete colunas. O número sete é frequentemente um símbolo da perfeição. Então, sete colunas representam uma casa grande e perfeita, com amplo espaço para todos.
Esse trecho nos conta que a sabedoria preparou uma grande festa, sua provisão é farta. Os convidados são muitos, porém eles devem deixar a companhia dos insensatos para entrar no banquete. A festa da sabedoria terá as melhores provisões, quem comer do pão que ela serve jamais sentira fome.
15 Bebe água da tua cisterna, e das águas correntes do teu poço. 16 Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e pelas ruas, os ribeiros de águas? 17 Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo. 18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
17 O amigo ama em todo o tempo, e para a angústia nasce o irmão. 18 O homem falto de entendimento dá a mão, ficando por fiador diante do seu próximo. 19 O que ama a contenda ama a transgressão; o que alça a sua porta busca a ruína.
A sabedoria é mais preciosa do que as joias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela. A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz. Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida.
22 A bênção do Senhor é a que enriquece, e ele não lhe acrescenta dores. 23 Como brincadeira é para o tolo fazer abominação, mas a sabedoria é deleite para o homem de entendimento. 24 O temor do ímpio virá sobre ele, mas o desejo dos justos será concedido.
32 Porém o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói a sua alma o que tal faz. 33 Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará. 34 Porque ciúmes são furores do marido, e de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança.
5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. 8 Isso será saúde para o teu umbigo, e medula para os teus ossos.
Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
17 Eu amo os que me amam, e os que cedo me buscam me acharão. 18 Riquezas e honra estão comigo, sim, riqueza durável e justiça. 19 Melhor é o meu fruto do que o fino ouro e do que o ouro refinado; e os meus ganhos, do que a prata escolhida.