O que diz Libâneo em 1994?

LIBÂNEO (1994, p. 195) afirma que: “a avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A avaliação, assim, cumpre funções pedagógico – didáticas, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorre a instrumentos de verificação do rendimento escolar”.
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Como citar Libâneo 1994?

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
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Quais temas fundamentais da didática segundo Libâneo 1994?

Os objetivos sócio-pedagógicos. As regras de conduta escolar. Os princípios didáticos.
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O que diz a teoria de Libâneo?

Libâneo (2010) afirma que no âmbito escolar ocorre uma crise na função socializadora, uma vez que concorre com vários meios de socialização como a mídia, o consumo, o mercado cultural, os grupos de referência.
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Qual era o pensamento de Libâneo?

Libâneo enfatiza a necessidade de uma didática que esteja alinhada com os princípios pedagógicos, valorizando a interação entre professor e aluno, o desenvolvimento do pensamento crítico e a construção do conhecimento de forma colaborativa.
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PEDAGOGIA E PRÁTICA DOCENTE #09 - LIBÂNEO

O que diz Libâneo 1994?

Para LIBÂNEO (1994, p. 202), “a avaliação é um termômetro dos esforços do professor. Ao analisar os resultados do rendimento escolar dos alunos, obtém informações sobre o desenvolvimento do seu próprio trabalho.” Avaliar o aluno é garantir o seu direito de aprender e resgatar o seu melhor futuro.
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O que defende o Libâneo?

Valoriza o uso de um conhecimento que possibilitasse a liberdade intelectual e política para as que as pessoas dessem real significado à informação, julgando-a criticamente e tomando decisões mais livres e acertadas.
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Qual a pedagogia defendida por Libâneo?

José Carlos Libâneo é o criador do termo Pedagogia Crítico social dos conteúdos, seus pensamentos estão relacionados à teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola.
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Qual teoria educacional foi defendida por Libâneo?

O construtivismo é uma concepção psicológica de desenvolvimento e aprendizagem que acentua a construção do conhecimento pelo aluno, a relação ativa entre o aluno e o objeto de conhecimento, a importância da construção das estruturas cognitivas. É uma teoria importante e sem dúvida muito útil aos professores.
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O que o Libâneo traz como reflexão?

Libâneo é bastante conhecido no meio educacional pelas profundas contribuições teóricas que realiza na área. Expõe uma reflexão crítica sobre a natureza histórico-social dos conteúdos de ensino e a própria didática de transmissão destes conhecimentos. Para Libâneo a escola é parte essencial na formação de cidadãos.
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Quais são os elementos essenciais do plano de aula na perspectiva de Libâneo (1994)?

Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.
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O que é currículo segundo Libâneo?

Assim, o currículo é um desdobramento da organização e do planejamento do Projeto Pedagógico – Curricular, podendo ser definido como “diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola” (LIBÂNEO, 2008, p. 151).
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Qual o papel do professor segundo Libâneo?

Segundo Libâneo (1994), o professor tem o dever de planejar, dirigir e controlar esse processo de ensino, bem como estimular as atividades e competências próprias do aluno para a sua aprendizagem.
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Como Libâneo define pedagogia?

Para Libâneo (2004), ainda, a pedagogia traduz o estudo sistemático da educação e dos seus processos, e deve ser entendido como pedagógico a finalidade da ação educativa, suas estruturas sócio-políticas que se estabelecem nas formas organizativas e metodológicas.
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O que diz Libâneo sobre planejamento escolar?

Libâneo afirma que os elementos do planejamento escolar possuem implicações sociais e políticas, e é justamente por isso que os professores devem refletir sobre essas questões, em vez de evitá-las. Os professores devem considerar essas implicações ao planejar.
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O que diz Libâneo sobre o papel da escola?

Sobre a função da escola Libâneo afirma que a escola deve ajudar os alunos a desenvolver suas capacidades intelectuais e cognitivas frente a um conjunto de problemas sociais existentes no mundo hoje e que afetam a juventude.
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O que diz Libâneo sobre a gestão escolar?

Libâneo (2007

Nessa concepção, a gestão escolar também é engendrada como um sistema que agrega pessoas, “considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sócio-político, nas formas democráticas de tomada de decisões” (LIBÂNEO, 2007.
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Qual a tendência pedagógica de José Carlos Libâneo?

Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.
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Qual a teoria de José Carlos Libâneo?

A escola não pode mais ser vista como uma agência de transmissão de conhecimento; A escola deve ser repensada; A transformação da escola depende da transformação da sociedade, pois a forma de organização do sistema socioeconômico interfere no trabalho escolar e no rendimento dos alunos.
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Qual a principal obra de Libâneo?

As reflexões teóricas sobre a didática na formação de professores é um dos objetos de Libâneo desde sua obra mais conhecida - Didática, de 1994. Esclarece que seu objeto de estudo é a unidade entre ensino e aprendizagem, articulando dialeticamente condicionantes socioculturais.
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Quem é libâneo e o que ele defende?

José Carlos Libâneo (1945 - ...), filósofo e educador brasileiro, foi o criador do termo Pedagogia Crítico-social dos conteúdos. Seus pensamentos estão relacionados à teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola.
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Quais são as correntes pedagógicas de Libâneo?

Segundo Libâneo (2006), as tendências pedagógicas podem ser organizadas em dois conjuntos de pedagogias: a pedagogia liberal, que contempla as tendências tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista; e a pedagogia progressista, que se manifesta nas tendências libertadora, libertária e ...
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O que Libâneo diz sobre a didática?

Segundo o Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, docência é o “ato de ensinar; qualidade do docente”; e, segundo Libâneo (1990), a Didática é “o principal ramo de estudos da pedagogia, ela investiga os fundamentos, condições e modos da realização da instrução e do ensino”.
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Qual a função social da escola segundo Libâneo?

Nas considerações de Libâneo (2012) a função social da escola se define pelo compromisso de uma organização didático-pedagógica que contribua para a aprendizagem do aluno, por meio de processo mental do conhecimento presente nos conteúdos escolares, tencionando a formação cultural e científica.
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Como Libâneo define educação, instrução, ensino e aprendizagem?

É uma prática que visa mudanças qualitativas na aprendizagem escolar e na personalidade do indivíduo. Libâneo (2002, p. 26) define a educação como “[...] fenômeno plurifacetado, ocorrendo em muitos lugares, institucionalizado ou não, sob várias modalidades”.
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