Como citar Libâneo 1994?
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.Quais temas fundamentais da didática segundo Libâneo 1994?
Os objetivos sócio-pedagógicos. As regras de conduta escolar. Os princípios didáticos.O que diz a teoria de Libâneo?
Libâneo (2010) afirma que no âmbito escolar ocorre uma crise na função socializadora, uma vez que concorre com vários meios de socialização como a mídia, o consumo, o mercado cultural, os grupos de referência.Qual era o pensamento de Libâneo?
Libâneo enfatiza a necessidade de uma didática que esteja alinhada com os princípios pedagógicos, valorizando a interação entre professor e aluno, o desenvolvimento do pensamento crítico e a construção do conhecimento de forma colaborativa.PEDAGOGIA E PRÁTICA DOCENTE #09 - LIBÂNEO
O que diz Libâneo 1994?
Para LIBÂNEO (1994, p. 202), “a avaliação é um termômetro dos esforços do professor. Ao analisar os resultados do rendimento escolar dos alunos, obtém informações sobre o desenvolvimento do seu próprio trabalho.” Avaliar o aluno é garantir o seu direito de aprender e resgatar o seu melhor futuro.O que defende o Libâneo?
Valoriza o uso de um conhecimento que possibilitasse a liberdade intelectual e política para as que as pessoas dessem real significado à informação, julgando-a criticamente e tomando decisões mais livres e acertadas.Qual a pedagogia defendida por Libâneo?
José Carlos Libâneo é o criador do termo Pedagogia Crítico social dos conteúdos, seus pensamentos estão relacionados à teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola.Qual teoria educacional foi defendida por Libâneo?
O construtivismo é uma concepção psicológica de desenvolvimento e aprendizagem que acentua a construção do conhecimento pelo aluno, a relação ativa entre o aluno e o objeto de conhecimento, a importância da construção das estruturas cognitivas. É uma teoria importante e sem dúvida muito útil aos professores.O que o Libâneo traz como reflexão?
Libâneo é bastante conhecido no meio educacional pelas profundas contribuições teóricas que realiza na área. Expõe uma reflexão crítica sobre a natureza histórico-social dos conteúdos de ensino e a própria didática de transmissão destes conhecimentos. Para Libâneo a escola é parte essencial na formação de cidadãos.Quais são os elementos essenciais do plano de aula na perspectiva de Libâneo (1994)?
Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.O que é currículo segundo Libâneo?
Assim, o currículo é um desdobramento da organização e do planejamento do Projeto Pedagógico – Curricular, podendo ser definido como “diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola” (LIBÂNEO, 2008, p. 151).Qual o papel do professor segundo Libâneo?
Segundo Libâneo (1994), o professor tem o dever de planejar, dirigir e controlar esse processo de ensino, bem como estimular as atividades e competências próprias do aluno para a sua aprendizagem.Como Libâneo define pedagogia?
Para Libâneo (2004), ainda, a pedagogia traduz o estudo sistemático da educação e dos seus processos, e deve ser entendido como pedagógico a finalidade da ação educativa, suas estruturas sócio-políticas que se estabelecem nas formas organizativas e metodológicas.O que diz Libâneo sobre planejamento escolar?
Libâneo afirma que os elementos do planejamento escolar possuem implicações sociais e políticas, e é justamente por isso que os professores devem refletir sobre essas questões, em vez de evitá-las. Os professores devem considerar essas implicações ao planejar.O que diz Libâneo sobre o papel da escola?
Sobre a função da escola Libâneo afirma que a escola deve ajudar os alunos a desenvolver suas capacidades intelectuais e cognitivas frente a um conjunto de problemas sociais existentes no mundo hoje e que afetam a juventude.O que diz Libâneo sobre a gestão escolar?
Libâneo (2007Nessa concepção, a gestão escolar também é engendrada como um sistema que agrega pessoas, “considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sócio-político, nas formas democráticas de tomada de decisões” (LIBÂNEO, 2007.