O que diz o artigo 477 da CLT após a mudança da lei?

O Artigo 477 da CLT faz parte do capítulo “Da Rescisão” e determina que, na extinção do contrato de trabalho, o empregador deverá proceder à anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, comunicar a dispensa aos órgãos competentes e realizar o pagamento das verbas rescisórias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

O que mudou na rescisão de contrato com a nova lei?

A única diferença para demissões por acordo é que o acréscimo de três dias a cada ano de casa pode ser feito aos 15 dias ou aos 30 dias de aviso-prévio, conforme definido entre as partes. A regra vale tanto para o aviso-prévio trabalhado quanto para o aviso-prévio indenizado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

Qual o prazo para pagamento da rescisão com a nova lei?

Demissão por justa causa: 10 dias para quitar as verbas rescisórias a partir da notificação de demissão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flashapp.com.br

O que diz o artigo 477 da CLT?

477 – Na rescisão do contrato de trabalho sem justa causa, é assegurado ao empregado o direto de haver do empregador uma indenização, paga na base da maior remuneração que tenha percebido na mesma empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legis.senado.leg.br

Quanto tempo a empresa tem para pagar a multa 477?

Quando a empresa não paga a verba rescisória no prazo de 10 dias estipulado no artigo 477 da CLT, então ela é penalizada e passa a dever para o funcionário. Mas qual o valor da multa do artigo 477? É o valor de um salário. Esta não é uma situação incomum, aliás.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em factorialhr.com.br

PRAZO PARA PAGAMENTO DAS VERBAS RESCISÓRIAS | MULTA DO ART. 477 DA CLT

O que acontece se a empresa não pagar a rescisão em 10 dias?

O que é a multa por atraso no pagamento das verbas rescisórias? Caso a empresa não pague os valores referentes à verba rescisória no prazo determinado — de dez dias, como vimos —, ela é penalizada e passa a dever ao funcionário uma multa correspondente ao valor de um salário-base.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

Quando não se aplica a multa do artigo 477 da CLT?

477, § 8º da CLT não se aplica aos casos de atraso na homologação da rescisão, pois o que importa é a data do efetivo pagamento (E-RR-102700-79.2008.5.01.0015, Data de Julgamento: 27/08/2015, Relator Ministro: Cláudio Mascarenhas Brandão, Subseção I Especializada em Dissídios Individuais, Data de Publicação: DEJT 04/09 ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt4.jus.br

Como se contar o prazo do artigo 477 da CLT?

De acordo com o art. 477, §6º da CLT, o prazo para pagamento da rescisão (acerto) é de 10 dias (corridos) contados a partir do dia seguinte ao do término do contrato de trabalho, independentemente se o aviso prévio for trabalhado ou indenizado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marleyjuliao.adv.br

Qual o valor da multa por não pagar a rescisão no prazo?

Prazo. A multa é aplicada quando a empresa não paga as verbas rescisórias no prazo de 10 dias após o desligamento sem justa causa. O valor da equivale ao salário-base do trabalhador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

O que fazer quando a empresa passa dos 10 dias para pagar a rescisão?

Dessa forma, não havendo o pagamento das verbas rescisórias no prazo previsto na lei, a partir do 11º dia, útil ou não, o trabalhador pode procurar um advogado para auxiliá-lo na cobrança e recebimento das multas previstas nos artigos 467 e 477, § 8º da CLT, que poderá ser realizado de forma extrajudicial ou judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer se a empresa não pagar a rescisão no prazo?

Portanto, após a sua dispensa, e depois de decorridos 10 dias, caso o patrão ou empresa não lhe pague o valor total da sua rescisão, o melhor é procurar um advogado para ingressar com uma reclamatória trabalhista, a fim de que se aplique a multa referida, através de ação junto à Justiça do Trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Pode pagar o salário do mês junto com a rescisão?

Sim, o saldo de salário faz parte das verbas rescisórias de uma demissão, seja ela por justa causa ou sem justa causa. O empregado terá direito a receber referente aos dias trabalhados até o dia da rescisão de contrato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

O que fazer se a empresa não depositar a multa do FGTS?

Caso a empresa não pague os valores referentes à verba rescisória no prazo determinado — de dez dias, como vimos —, ela é penalizada e passa a dever ao funcionário uma multa correspondente ao valor de um salário-base. Embora pareça absurdo atrasar o pagamento ao colaborador desligado, essa postura não é incomum.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Como ficam as homologações com a nova lei trabalhista?

Com a reforma trabalhista, os parágrafos 1º e 3º do artigo 477 da CLT foram revogados, com isso, não existe mais a obrigação legal de o empregador realizar a homologação da rescisão contratual perante o Sindicato ou qualquer outro Órgão competente para tal finalidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cmo.adv.br

Como fica o aviso prévio com a nova lei?

Dessa forma, o artigo prevê o que já foi mencionado neste conteúdo: o colaborador poderá sair duas horas antes, todos os dias, durante o aviso prévio trabalhado. Do contrário, ele poderá deixar de executar suas funções 7 dias antes. Também é possível encontrar regras sobre aviso prévio nos arts. 489, 490 e 491.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

Como funciona a homologação na nova lei trabalhista?

Depois da reforma trabalhista, a homologação, em qualquer situação, não é obrigatória. E a rescisão contratual pode ocorrer entre as partes envolvidas somente, empresa e empregado. Portanto, a homologação só é realizada formalmente no sindicato como antigamente, caso o funcionário não queira realizá-la na empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qrpoint.io

Qual o prazo que a empresa tem para fazer a homologação?

Qual o prazo que a empresa tem para fazer a homologação? A empresa tem um dia útil após o fim do contrato de trabalho para encaminhar a homologação. Contudo, caso o aviso-prévio seja indenizado, e não trabalhado, esse prazo se estende para dez dias a partir do fim do contrato de trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

O que acontece se a empresa não fizer a homologação?

Atraso na homologação do acerto gera direito à multa do artigo 477 da CLT. Quando o acerto rescisório não é realizado integralmente no prazo fixado pela lei, o empregador deve ser penalizado com o pagamento de multa, no valor equivalente a uma remuneração mensal do trabalhador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Quantos dias antes da homologação cai o dinheiro?

A Lei 13.467/2017 estabeleceu que, independentemente do tipo de aviso prévio (trabalhado ou indenizado) ou de quem o concedeu (empregado ou empregador), o prazo para pagamento das verbas rescisórias será de até 10 dias contados a partir do término do contrato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

São 10 dias corridos ou 10 dias úteis para receber a rescisão?

Os dias úteis são considerados de segunda a sexta-feira, excluindo feriados. Já os dias corridos incluem todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Portanto, ao contabilizar o prazo de 10 dias para o pagamento das verbas rescisórias, é necessário considerar todos os dias corridos, sem exceção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dcastro.adv.br

Quando começa a contar o prazo de 10 dias para pagamento de rescisão?

Após a assinatura do contrato de desligamento, inicia-se o período para que o empregador possa pagar o valor devido, caso tenha. Previsto no artigo 477 da CLT, o pagamento da rescisão trabalhista deve ser realizado em até 10 dias corridos após a assinatura do termo/contrato de desligamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

É devida a multa do art 477 na rescisão indireta?

MULTA DO ARTIGO 477 , § 8º , DA CLT . RESCISÃO INDIRETA. É devida a multa do artigo 477 , § 8º , da CLT sempre que o trabalhador não tiver dado causa à mora no pagamento das verbas rescisórias, ainda que se trate de rescisão indireta declarada judicialmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

O que diz o artigo 477 parágrafo 6 da CLT?

O artigo 477, § 6º da CLT, estipula os prazos para o pagamento das verbas rescisórias constantes do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho. b) até o 10º (décimo) dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência de aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gepam.adm.br

Quanto tempo a empresa tem para me dar a chave do FGTS?

Saque sem chave 🔑

Antes do FGTS Digital, quando um funcionário era demitido sem justa causa, precisava que o empregador emitisse um documento denominado “chave de conectividade”, com prazo de validade de 30 dias, para sacar o fundo de garantia e a multa da rescisão, explica o advogado trabalhista Marcel Zangiácomo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Como cobrar a multa por atraso no pagamento da rescisão?

Portanto, após a sua dispensa, e depois de decorridos 10 dias, caso o patrão ou empresa não lhe pague o valor total da sua rescisão, o melhor é procurar um advogado para ingressar com uma reclamatória trabalhista, a fim de que se aplique a multa referida, através de ação junto à Justiça do Trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br