O que diz o artigo 833 do CPC?

“1. Nos termos do art. 833, IV, do CPC, são impenhoráveis os vencimentos, salários, remunerações, quantias destinadas ao sustento do devedor e de sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, no todo ou parte deles.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

São exemplos de bens impenhoráveis segundo o artigo 833 do CPC?

Alguns exemplos comuns de bens impenhoráveis incluem: a residência familiar, desde que seja o único imóvel e que não seja utilizado para atividade comercial; salário, desde que respeitado o limite de até 50 vezes o salário mínimo; aposentadoria, pensões e outros benefícios previdenciários; ferramentas de trabalho, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que diz o artigo 833?

O artigo 833 do CPC é bastante cobrado em provas e concursos públicos. Ele compõe a Lei 13.105/2015 (Código de Processo Civil) e trata sobre os bens impenhoráveis para a compensação da sentença, entre outros valores definidos em juízo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.grancursosonline.com.br

Quais são os bens absolutamente impenhoráveis?

Vestuário, Os bens móveis utilizados para o exercício de profissão, Imóveis que foram registrados como inalienáveis e impenhoráveis, Implementos e as máquinas agrícolas pertencentes a pessoa física ou a empresa individual produtora rural.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

São absolutamente impenhoráveis novo CPC?

O art. 649, X, do CPC 1973 (art. 833, X, do CPC 2015) afirma que “são absolutamente impenhoráveis até o limite de 40 (quarenta) salários mínimos, a quantia depositada em CADERNETA DE POUPANÇA.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dizerodireito.com.br

Bens Impenhoráveis art. 833 do CPC e Modalidades de Cobranças.

Quando o imóvel é Impenhoravel?

Art. 1º O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que não pode ser objeto de penhora?

Bens inalienáveis, como bens públicos, imóveis tombados, terras ocupadas por indígenas, obras de arte e bens de família não podem ser alienados e, portanto, também não podem ser penhorados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Em quais hipóteses o executado poderá ter seu único bem imóvel penhorado?

3º da Lei 8.009/90, permitindo que o único imóvel do devedor seja penhorado nas seguintes situações: para pagamento do crédito de financiamento de construção ou aquisição do próprio imóvel.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem tem um único imóvel pode ser penhorado?

Câmara mantém proibição à penhora de único imóvel da família e aprova marco legal das garantias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valor.globo.com

Em quais casos não se aplica à impenhorabilidade?

Art. 2º Excluem-se da impenhorabilidade os veículos de transporte, obras de arte e adornos suntuosos. Parágrafo único. No caso de imóvel locado, a impenhorabilidade aplica-se aos bens móveis quitados que guarneçam a residência e que sejam de propriedade do locatário, observado o disposto neste artigo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que afasta a impenhorabilidade?

A impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido: i) pelo titular do crédito decorrente do financiamento destinado à construção ou à aquisição do imóvel, no limite dos créditos e acréscimos constituídos em função do ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível a relativização da regra da impenhorabilidade do artigo 833 do CPC?

A jurisprudência tem admitido a relativização da impenhorabilidade da verba de natureza alimentar, prevista no art. 833, IV, do CPC, desde que preservada a dignidade do devedor e de sua família. Precedentes do STJ e desta Corte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quais os valores que são impenhoráveis?

A 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por unanimidade, concluiu que valores de até 40 salários-mínimos são impenhoráveis, mesmo que depositados em conta corrente, desde que sirvam para custear o sustento do correntista e de sua família.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando o executado não tem bens para penhora?

O que acontece se o réu não tiver bens penhoráveis? Após fazer a avaliação de tudo o que há em posse do réu e não for possível identificar nenhum recurso passível de penhora, o juiz realiza a suspensão da execução por um ano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.juntoseguros.com

O que diz o artigo 833 IV do CPC?

Conforme o artigo 833, inciso IV, do Novo Código de Processo Civil, são impenhoráveis os vencimentos, os subsídios, os soldos, os salários, as remunerações e os proventos de aposentadoria, dado que se destinam ao sustento do devedor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Pode penhorar o único carro da pessoa?

O único veículo da família pode ser penhorado e nada impede isso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

Quando o imóvel passa a ser impenhorável?

Súmula 486 do STJ: “É impenhorável o único imóvel residencial do devedor que esteja locado a terceiros, desde que a renda obtida com a locação seja revertida para a subsistência ou a moradia da sua família.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quais os bens que são considerados impenhoráveis?

Resumidamente, bens impenhoráveis são aqueles que não podem ser retirado do patrimônio do executado com fim de quitar um débito. Mesmo que o exequente requeira a penhora dessa espécie de bem, a lei não permite tal ato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Qual imóvel não pode ser penhorado?

Destarte, todo imóvel residencial próprio do casal ou de entidade familiar declarado por meio de escritura pública é impenhorável. Neste caso, ele não pode ser colocado como garantia em um processo caso seja comprovado que os bens são voltados para a quitação de dívidas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em galvaoesilva.com

Pode perder único imóvel por dívida?

1 – Os bancos e as instituições financeiras poderão penhorar o único imóvel de uma família para quitar dívidas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em defensoria.ce.def.br

Pode penhorar a única casa do devedor?

Para ser impenhorável, o imóvel precisa ser o único imóvel residencial do devedor e ser utilizado efetivamente para a sua moradia ou de sua entidade familiar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quando a penhora é nula?

1. A ausência de intimação da parte executada, ou de seu advogado, acerca da penhora do imóvel, é causa de nulidade absoluta do ato, tendo em vista o total cerceamento de defesa do executado. 2. Da mesma forma, a falta de intimação do cônjuge, sobre a penhora, torna o ato nulo, nos termos do artigo 842 , do CPC .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como impedir a penhora de um bem?

Existe no Código de Processo Civil ( CPC) uma ação chamada embargos de terceiro, cuja procedimentalização está prevista na regra 674 e seguintes desse código. Essa medida incidirá no processo de execução do bem, de maneira que não seja mais possível submeter à penhora o bem cuja posse já pertence a uma terceira pessoa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br