O 4-3-3 é conhecido como um esquema tático com quatro jogadores na defesa, três armadores no meio-campo, e três jogadores no ataque (dois pontas e um atacante). Este esquema foi popular no final da década de 1960 e início da década de 1970, tendo sido usado pela Holanda na Copa de 1974.
O que é o 4-3-3? O 4-3-3 é uma formação que utiliza uma linha de quatro defensores - composta por dois zagueiros e dois laterais - atrás de uma linha de meio-campo com três jogadores.
Os três zagueiros devem cobrir a zona central, com os dois zagueiros abertos atentos às corridas feitas pelo adversário às costas dos alas em seus respectivos lados. Quando a equipe adotar um bloco alto de marcação, os zagueiros abertos podem seguir um atacante rival que baixe à linha de meio-campo.
Então, nos anos 60 surgiu o sistema 4-3-3 (ANEXO 9). De acordo com Giulianotti (2002), este sistema de jogo era a "maravilha sem alas" que foi Page 23 19 inventado por Alf Ramsey, quando este treinou a seleção da Inglaterra durante a Copa do Mundo de 1966.
2-3-5. É o esquema mais ofensivo do futebol,conhecido também como pirâmide ou WM, com dois zagueiros, três meias ofensivos e cinco atacantes, sendo dois nas pontas, dois segundos atacantes e um centro-avante.
Número do anjo 433 ✨ - O que significa ver esse número com frequência? 433 Significando 🌌
Como é a escalação 4-3-3?
4-3-3. O 4-3-3 é conhecido como um esquema tático com quatro jogadores na defesa, três armadores no meio-campo, e três jogadores no ataque (dois pontas e um atacante). Este esquema foi popular no final da década de 1960 e início da década de 1970, tendo sido usado pela Holanda na Copa de 1974.
A 3-6-1/3-4-2-1 é uma opção boa para jogar no ataque, podendo até ser uma variação ofensiva do 4-3-3, porém seu time, e principalmente os laterais, precisam ter muito fôlego pra voltar e marcar.
Em 1930, Herbert Chapman, o treinador do Arsenal, percebeu que com a nova lei do impedimento, dois zagueiros não eram mais suficientes, e criou cerca de três alterações de posicionamento.
A formação 4-3-2-1 tem uma linha de quatro defensores, composta por dois zagueiros e dois laterais. À frente dessa linha defensiva, há uma presença importante de jogadores no centro do campo, com três atletas que atuam na mesma altura do terreno de jogo.
Jogar no 4-2-3-1 significa que a equipe, com a bola, ocupa as faixas externas devido à posição de seus laterais e pontas. Dessa forma, o adversário deve decidir se defenderá mais aberto ou se fechará a faixa central, deixando seus flancos desprotegidos.
Uma das formações mais dominantes do jogo, o 4-2-3-1 tem uma defesa consistente, principalmente por usar dois volantes, e um ataque poderoso, com bastante volume de jogo. Além disso, a formação é muito versátil, permitindo que o jogador seja mais ofensivo ou defensivo com a simples troca de uma peça do meio de campo.
Uma primeira defensiva de quatro jogadores: dois zagueiros e dois laterais. À frente deles, quatro atletas formam a linha de meio-campo, com dois centralizados e dois abertos pelos lados. A linha de ataque é formada por dois atacantes centralizados que, em fase ofensiva, oferecem profundidade e ameaça de gol.
4-2-3-1: Uma das formações mais utilizadas no FIFA. Tem a segurança de contar com dois volantes auxiliando na marcação, meias que jogam pelos lados e um CAM no centro.
O sistema tático ofensivo de uma equipe nada mais é que a distribuição dos atletas na quadra de jogo com o objetivo de propiciar, de forma organizada, a possibilidade de marcar um gol.
O sistema tático 1-4-4-2 é o mais utilizado em todo o Brasil, ele possui uma estrutura bastante defensiva, composta por quatro defensores, sendo dois centrais e dois laterais.
Jorge Jesus é um treinador que varia do 4-2-3-1 para o 4-1-3-2. Sua passagem meteórica pelo Flamengo mostrou um treinador bem flexível com o que tinha no elenco. Jogou sem um centroavante fixo, como gosta, colocando Bruno Henrique ao lado de Gabigol.
4-2-4 é um esquema tático usado no futebol que consiste no esquema de usar 2 laterais, 2 zagueiros, 2 Meio-campistas e 4 atacantes e além claro do goleiro. Foi uma revolução tática do futebol, criada pelo Brasil.
A formação 4-3-3 equilibra defesa e ataque, com 4 defensores, 3 meio-campistas e 3 atacantes, favorecendo o jogo ofensivo e a posse de bola. Apostas em equipes que utilizam essa formação podem se beneficiar de seu potencial para criar muitas oportunidades de gol.
O treinamento por 4-2-3-1 é uma tática de futebol na qual quatro defensores, dois médios defensivos, três médios ofensivos e um atacante central são usados. Os quatro defensores são geralmente Duas centrais e dois lados, cujo A função é proteger a meta e impedir que a equipe rival marcasse gols.
4-3-3: Formação ofensiva e equilibrada. O 4-5-1 poderá anular esta tática com facilidade, dado que os cinco médios superarão os três médios do adversário, e a sua equipa dominará a posse de bola.
Muitas vezes apontado como um sistema tático de perfil defensivo, o 3-5-2 tem sido bastante utilizado por alguns dos principais treinadores do mundo. Por exemplo, o Manchester City, de Pep Guardiola, campeão da Champions League, terminou a temporada 2022/23 com essa organização no ataque.
O sistema 3x5x2 é formado na linha defensiva por um goleiro, dois zagueiros e o líbero (que poderá atuar a frente dos dois zagueiros e/ou atrás dos dois zagueiros. Sistema 3x5x2: linha defensiva.
Ao se falar de três zagueiros é preciso ter em mente, antes de tudo, que não se trata de sinônimo de esquema defensivo. Em muitos casos, ele permite o oposto. Libera os times para chegar com mais homens na frente. — Como estes três zagueiros avançam bastante, os dois laterais do sistema viram pontas.