A categoria de gênero é uma das principais descobertas das ciências humanas. Antes da descoberta ou invenção da categoria de gênero, acreditava-se que as mulheres nasciam mulheres e que os homens nasciam homens. Cada qual tinha características físicas e psicológicas que eram determinadas por caracteres genéticos.
Identidade de gênero diz respeito à experiência interna e individual relacionada ao gênero com o qual a pessoa se identifica. A identidade de gênero não está necessariamente relacionada com características biológicas tipicamente atribuídas aos sexos masculino e feminino.
De acordo com a perspectiva da Mais Diversidade, a identidade de gênero pode incluir identificações como mulher, homem, travesti, ou outras expressões não-binárias.
Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.
A categoria de gênero é uma das principais descobertas das ciências humanas. Antes da descoberta ou invenção da categoria de gênero, acreditava-se que as mulheres nasciam mulheres e que os homens nasciam homens. Cada qual tinha características físicas e psicológicas que eram determinadas por caracteres genéticos.
Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático. O narrativo está relacionado à contação de uma história e, por isso, apresenta narrador, personagens, trama, tempo e espaço. O lírico se refere a textos extremamente subjetivos e conotativos, que podem ser escritos em verso ou prosa.
Existem diversos tipos de identidade de gênero, como cisgênero, transgênero, não-binário, gênero neutro, bigênero, entre outros. A identidade de gênero é a forma como uma pessoa se identifica internamente em termos de masculinidade, feminilidade, uma combinação de ambos ou algo completamente diferente.
A pergunta sobre gênero pode ser tão simples quanto "Qual é a sua identidade de gênero?", seguida de respostas de múltipla escolha. Outra opção é perguntar aos respondentes em um formato de pergunta aberta com uma caixa de resposta livre. Exemplo: "Qual é a sua identidade de gênero?"
O termo gênero vem do Latim genus, que significa “nascimento”, “família”, “tipo”. Tradicionalmente, o termo gênero é utilizado como um conceito gramatical de classificação de palavras, dividindo-se entre: masculino, feminino e neutro.
“Gênero é um elemento constitutivo das relações sociais baseado nas diferenças percebidas entre os sexos… o gênero é uma forma primária de dar significado às relações de poder.” – Scott, 1995. “Uma forma de entender, visualizar e referir-se à organização social da relação entre os sexos.” – Guedes, 1995.
Uma pessoa com cromossomos XX geralmente tem órgãos sexuais e reprodutivos femininos e, portanto, geralmente é designada como do sexo feminino. Uma pessoa com cromossomos XY geralmente tem órgãos sexuais e reprodutivos masculinos e, portanto, geralmente é designada como do sexo masculino.
A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.
Quando se fala em gênero das palavras, este termo nos remete aos conhecimentos dos quais dispomos acerca dos fatos linguísticos. Gênero, por sua vez, representa as flexões que se atribuem às classes de palavras, tais como os substantivos, os adjetivos, entre outros, quanto à classificação em feminino ou masculino.
O resumo é um gênero acadêmico. Nos últimos anos, alguns pesquisadores se interessaram pelo estudo do gênero resumo, mas percebe-se que ainda é uma produção que exige muito do aluno, pois para escrever um resumo, os alunos devem ler textos, compreendê-los, sumarizá-los e produzir um novo texto.
Categoria e conceito são instrumentos para pensar, para dizer, para determinar o que existe ou a experiência que fazemos daquilo que existe. Os conceitos têm a função de unificar um número indefinido de objetos ou fenômenos em um conjunto, tornando-os inteligíveis para nós.
Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.
Expressão de gênero (Gender expression): Formas pelas quais uma pessoa comunica seu gênero a outras pessoas por meio de seu comportamento, vestuário, penteado, voz, etc.; a expressão de gênero não é uma indicação de identidade de gênero ou orientação sexual.
Para indicar o gênero deles, é preciso usar um artigo ou, então, um adjetivo. Há ainda nomes como criança e monstro, que têm gênero fixo e funcionam tanto para o sexo masculino como para o feminino, aceitando somente um tipo de artigo, conforme o caso. Exemplo: Pedro é uma criança esperta. Ela é um monstro.
A identidade de gênero é a maneira pela qual a pessoa vê a si mesma, seja masculino, feminino ou alguma outra identidade de gênero, que pode ou não corresponder ao sexo ao nascimento.