Os periquitos costumam ter uma faixa de pele no bico que recebe o nome de cera. Normalmente, ela possui uma coloração amarelada, no entanto o tom pode variar de acordo com o sexo da ave. Essa cera fica exatamente nas narinas do periquito, sendo super fáceis de serem localizadas.
Determinar o sexo de um periquito não é muito fácil, pois os machos e as fêmeas não apresentam diferenças na plumagem colorida. Assim, a única forma de determinar o sexo destas aves é através da observação da cera. Regra geral, as fêmeas apresentam uma cera castanha, enquanto nos machos esta zona é azul.
A cera é aquela pele que fica logo acima do bico, também conhecida como carúncula. Nos filhotes, a cor da cera pode ser branca ou rosa-claro. Já na fase adulta, a tonalidade costuma mudar. No periquito-australiano fêmea filhote, ela tem um tom marrom-claro ou continua branca.
Localize a cera e observe a coloração. A cera das fêmeas costuma ser marrom-claro ou branca e um pouco rosada, enquanto nos machos costuma ser azul-esbranquiçado. Aliás, a cera muda na fase em que estão acasalando.
Ninho com poleiro e com uma entrada circular . Contem divisória interna e um ninho circular levemente aprofundado ,para que seu periquito faça a postura em um ambiente comparado com o natural.
como saber o periquito é macho ou fêmea através da cera do nariz
Pode mexer no ninho dos periquitos?
espaço: a caixa do ninho deve ser espaçosa para comportar a mãe e os filhotes com conforto; ninho: não mexa no ninho sem necessidade. Cada vez que você mexe nos ovos, eles perdem a temperatura, e isso pode prejudicar o desenvolvimento do embrião.
A principal orientação dos especialistas é não intervir no desenvolvimento do filhote, já que o simples fato de o tocar pode fazer com que os pais não o tratem mais ou que a ave se machuque. Mas, estando diante se uma ave caída, o melhor a ser feito é procurar pelo ninho e tentar devolvê-la para esse local.
A melhor maneira de descobrir a idade exata de um periquito é com o certificado de eclosão e a anilha. Se isso não estiver disponível, você pode verificar duas características para estimar a idade do periquito: Penas da cabeça — <3-4 meses: as listras na cabeça vão até a base da parte superior de seu bico.
Como seus parentes próximos, os papagaios, periquitos-australianos podem aprender a falar. Na Inglaterra, existe um concurso anual de aves que falam e esses periquitos já venceram o prêmio máximo algumas vezes.
É importante estimular seu amiguinho e interagir com ele frequentemente se você quiser que ele aprenda a falar. Além disso, precisamos conversar com ele com entusiasmo, começando com palavras sobre a comida que ele come.
Os bandos que costumam se encontrar durante o período de reprodução e sempre se compõe de indivíduos imaturos. A expectativa de vida é de em média 20 anos e a maturidade sexual ocorre entre 1 e 2 anos. Colocam 4 ovos brancos e a incubação dura cerca de 26 dias.
A criação é liberada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Animais e Meio Ambiente). Então, ele pode ser mantido livremente em casa, assim como os canários e as calopsitas. Esse é um pássaro de fácil adaptação, com personalidade dócil e amigável.
Tente ver sempre observar esta posição quando o ouvir a emitir qualquer um dos sons. – O seu periquito está sentado e com as penas inchadas: Se o encontrar assim não tem nada com que se preocupar, o seu periquito está feliz e tranquilo. – O seu periquito penteia as penas: Este é o melhor gesto que pode fazer.
O número de periquitos numa gaiola depende principalmente do tamanho da gaiola, da espécie escolhida e do tamanho das aves. A gaiola nunca deve ser superlotada para que cada periquito tenha espaço suficiente para voar confortavelmente. Alguns periquitos, como o periquito australiano, precisam de muito espaço.
O banho deve ser introduzido cerca de três a quatro semanas antes da realização do evento. Este deve ser feito com borrifador e água limpa diariamente. A água pode ser fria ou morna. Na última semana antes do evento, deve-se diminuir a quantidade de banhos, podendo ser em dias alternados.
Não só o periquito-australiano canta, como também pode desenvolver a habilidade de imitar as vozes humanas, ou seja, “falar”. Inclusive, é justamente um periquito-australiano que detém o recorde no Guinness World Records com a incrível proeza de falar 1728 palavras.
É importante sempre prezar pela segurança do seu bichinho, oferecendo sementes como recompensa e interagindo com ele. Um periquito saudável gosta de brincar, além de ser muito vívido e alegre. Ele canta e acena quando está feliz, então é importante estar atento ao comportamento dele.
Depos de alguns dias colocando somente o dedo dentro da gaiola, você pode colocar algumas sementes no seu dedo para encorajar o seu periquito a chegar mais perto de você. Uma dica é molhar seu dedo com água para que as sementes fiquem grudadas no seu dedo. Tente dar as sementinhas com o dedo várias vezes a dia.
O formato do corpo e da cabeça da ave também pode ser uma maneira de saber se o periquito é macho ou fêmea. De maneira geral, os machos tendem a ser mais fortes que as fêmeas, além de terem um comprimento maior. Outra coisa que ajuda a diferenciar os sexos, é que os machos possuem a cabeça um pouco maior que as fêmeas.
Estimativa de vida: até 30 anos. Quer um amigo para estar com você por muitos anos? Então, você vai adorar saber quanto tempo vive um periquito como esse. Também conhecido como periquito ring neck, possui uma espécie de arco preto na plumagem ao redor da cabeça, daí o nome popular da espécie.
Os itens essenciais do viveiro são: comedouro, bebedouro e um local para dormir. Por isso, a gaiola para periquito-australiano também deve ter um ninho para o pássaro dormir e colocar ovos com tranquilidade e segurança.
Após a escolha do lugar que mais a agrada, a fêmea fará a postura e “chocará” por aproximadamente duas semanas a 20 dias, que é o tempo médio de incubação no caso de ovos fecundados.
Precisa colocar alguma coisa no ninho do periquito?
Por outro lado, os periquitos não constroem ninhos, pelo que não necessitam dos materiais para a sua construção. Porém, a caixa de nidificação deve estar equipada com uma cavidade para a fêmea pôr os ovos.
A fêmea coloca em torno de 3 a 4 ovos e os choca junto ao macho, após 18 dias eles começam a eclodir (é importante não os incomodar abrindo o ninho, se o casal se sentir ameaçado, podem abandonar os ovos). Os filhotes nascem totalmente sem penas, e precisam dos cuidados intensos dos pais para o devido desenvolvimento.