Quando utilizar o CPC 47?
Principalmente em relação às receitas e fluxos de caixa. Ou seja, esse CPC tem o intuito de apresentar dados sobre receitas e fluxos de caixa advindos de contratos com o cliente. Além disso, o CPC 47 tem como princípio básico fornecer informações para que a empresa consiga reconhecer suas receitas.O que muda com o CPC 47?
O CPC 47 informa como as empresas podem demonstrar as receitas provenientes de contratos com clientes. Esse documento transformou várias regras, por exemplo, ICPC 02 e ICPC 11, CPC 30 e CPC 17 em um regramento único.Quais são os 5 passos para reconhecimento da receita CPC 47 )?
CPC 47 a) Aprovação do contrato pelas partes + comprometimento com respectivas obrigações; (b) Identificação dos direitos de cada parte; (c) Identificação dos termos de pagamento (vendas a prazo, venda por sitesXfísicas); (d) contrato com substância comercial (redução dos riscos a partir da execução do contrato); (e) ...Quais os CPC's foram revogados com a aplicabilidade do CPC 47?
Este Pronunciamento Contábil trouxe mudanças profundas no método de reconhecimento de receitas de uma empresa. Com o seu vigor, em 01 de janeiro de 2018, ficam revogados os CPC 15 (contratos de construção) e CPC 30 (receitas), justamente para unificar o tratamento contábil existente.16.15. Aula da Receita de Contrato com Cliente - CPC 47 (Contabilidade Geral)
O que é o CPC para que serve?
Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de documentos técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu ...Qual é o objetivo do CPC?
Resposta: O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC foi criado pela Resolução CFC nº 1.055/05 e tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza.Quais os 4 pontos obrigatórios no reconhecimento de um ativo?
Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se:
- for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; e.
- o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.
Quando a empresa deve reconhecer a receita?
A receita deve ser reconhecida quando as mercadorias forem entregues ao comprador.Quando a entidade deve reconhecer a receita?
Quando (ou à medida que) uma obrigação de performance for satisfeita, a entidade deve reconhecer como receita o valor do preço da transação (o qual exclui estimativas de contraprestação variável que sejam restringidas de acordo com os itens 56 a 58), o qual deve ser alocado a essa obrigação de performance.Como contabilizar o PoC?
Por fim, podemos concluir que o PoC é calculado por meio da divisão entre os custos incorridos e os orçados, sendo que o valor é utilizado no contrato de venda e permite identificar a receita obtida.É um exemplo de receita de contraprestação?
Exemplos de transações com contraprestação incluem as receitas decorrentes do exercício do poder soberano (por exemplo, tributos diretos e indiretos, multas e tributos alfandegários), subsídios e doações.Como contabilizar o cash back?
Para a empresa pagadora do Cashback, existem duas principais formas de classificar contabilmente a operação. Primeiramente, em sendo uma espécie de redução de receita, pode ser contabilizado com abatimento/redução/ajuste no preço da operação original, corroborado pelo Pronunciamento Técnico CPC 47.O que é uma provisão de receita?
Provisão para imposto de renda é uma estimativa de quanto uma empresa ou indivíduo deve pagar em impostos.O que é a obrigação de performance?
(*) O termo “obrigação de performance” nesta norma diz respeito à obrigação da entidade vendedora desempenhar o seu compromisso de repassar o controle do bem ou serviço à entidade compradora.O que é uma receita diferida?
A receita diferida normalmente ocorre quando uma empresa recebe um adiantamento por um serviço que será prestado no futuro. Nesse caso, a empresa terá um passivo no balanço patrimonial e não registrará a receita até que o serviço seja prestado.Como é feito o reconhecimento da receita?
A teoria da contabilidade traz que o reconhecimento da receita devera ser feito de acordo com o Regime da Competência, onde os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem (e não quando caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos) e são lançados nos registros contábeis e ...É preciso reconhecer firma no DBE?
É preciso apresentar uma procuração pública ou com firma reconhecida.Qual o CPC de contas a receber?
O CPC 40 se aplica a todas as entidades, incluindo entidades que possuem poucos instrumentos financeiros (por exemplo, fabricante cujos únicos instrumentos financeiros são contas a receber e contas a pagar) e aquelas que possuem muitos instrumentos financeiros (por exemplo, instituição financeira cuja maioria desses ...Quando um ativo deve ser reconhecido?
Um ativo deve ser reconhecido sempre que for provável a geração benefícios econômicos futuros para a empresa por meio dele, e quando for possível determinar o seu custo ou valor em bases confiáveis.O que é valor justo de um ativo?
Definição de valor justoEste Pronunciamento define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.
O que é reconhecer um ativo?
O reconhecimento de um item é a incorporação dele ao patrimônio da entidade. Para isso, é necessário que sejam atendidos alguns aspectos, considerados essenciais, para o reconhecimento do elemento. (b) o item tiver custo ou valor que possa ser mensurado com confiabilidade (*).Qual o CPC mais importante?
Quais CPCs São Considerados Mais Importantes Para Concursos?
- CPC 00 (R2) – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro:
- CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos.
- CPC 02 – Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis.