NIC II. Também chamada de displasia moderada, a NIC II é caracterizada por alterações acentuadas nas células do colo do útero, indicando que a lesão está progredindo.
É uma lesão provocada pelo HPV de alto risco, oncogênico ou grupo B, um vírus sexualmente transmissível. Como este é o resultado da sua biópsia guiada por colposcopia, você deverá fazer a conização ou cirurgia de alta frequência. Não é um câncer, mas pode ser uma lesão precursora de câncer.
Se o achado do NIC II foi do Papanicolaou, ele deverá ser confirmado com biópsia dirigida por colposcopia. Se você tiver menos de 25 anos, essa lesão pode ser observada por 6 meses. Tem chance de desaparecer sozinha.
A NIC III já é um câncer em estádio inicial com chance de cura se aproxima de 100% se tratada adequadamente. NIC I pode regredir espontaneamente na maioria das pacientes, no entanto, na presença deste diagnóstico deve ser feito avaliação por um médico especialista.
Diante de diagnóstico NIC 2 ou NIC3 ( através do preventivo ), necessariamente deve ser realizado biópsia ;está feita através de colposcopia. Confirmando este diagnóstico há indicação de realização de conização.
Nic 2: neoplasia intraepitelial cervical grau 2 = neoplasia do Colo do útero
Quem tem NIC 2 tem que fazer cirurgia?
Moderada – cerca de dois terços do colo do útero foi afetado na NIC Grau II (NIC II). Talvez você precise fazer uma cirurgia para retirar as células anormais. Grave –– neste caso, todo o colo do útero tem lesões que podem evoluir para um câncer.
Todas as pacientes com lesoes NIC 2 e NIC 3 devem ser tratadas com crioterapia ou CAF. Pacientes diagnosticadas com neoplasia invasiva devem sem demora ser encaminhadas para tratamento.
A biópsia deve ser realizada em casos de achados colposcópicos maiores. No caso de diagnósticos histológicos de NIC 2, a conduta expectante é recomendável por até 24 meses, com acompanhamento semestral de citologia e colposcopia.
Olá. Se você tem um NIC II, essa lesão é provocada pelo HPV e pode ser transmitido através do sexo oral. Esse HPV de alto risco ou oncogênico está associado com câncer de orofaringe (boca, língua, palato, faringe, etc), alem de estar relacionado com o câncer de colo uterino, vulva, vagina, ânus e reto.
Sim, quem tem o vírus pode engravidar normalmente. No entanto, caso exista presença de lesões pré-malignas ou malignas que estejam em tratamento, é recomendado aguardar.
É possível ter NIC 2 ou NIC 3 e não ter HPV? Não, NIC 2 / NIC 3 são as chamadas lesões de alto grau e são 100% das vezes relacionadas à presença do vírus. O que pode ocorrer em alguns casos é a mulher apresentar uma lesão e ter uma pesquisa de HPV negativa.
O que significa lesão intraepitelial de alto grau 2 e 3?
A lesão intraepitelial escamosa de alto grau corresponde aos graus 2 e 3 da NIC, uma condição que pode aparecer durante o exame de Papanicolau. Nesse caso, é indicada a realização de uma colposcopia para o médico observar com mais detalhes o colo do útero, a vagina e a vulva para determinar o local da lesão.
O NIC II é uma lesão de alto grau do colo uterino. Não é um câncer mas pode virar um câncer se não cuidada. Se esse for um achado do Papanicolaou, ele precisa ser confirmado através de biópsia guiada por colonoscopia.
O primeiro passo do procedimento é a inserção de um espéculo (instrumento de metal ou plástico usado para abrir o canal vaginal) na paciente. Caso a anestesia seja local, o medicamento anestésico será injetado no colo do útero e o tecido em formato de cone será retirado.
Os sintomas de câncer no colo do útero incluem sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, a presença de sintomas pode indicar casos já avançados, necessitando de auxílio profissional para avaliação e tratamento.
No Grau 2 ou grau intermediário ou moderadamente diferenciado, as Células têm divisão um pouco mais rápida do que as células normais, enquanto que no Grau 3 ou alto grau ou pouco diferenciado, o crescimento celular já é acelerado, desorganizado.
A NIC foi dividida em graus 1, 2 e 3 (Richart 1968). A NIC 1 correspondia à displasia leve, a NIC 2 à displasia moderada e a NIC 3 à displasia grave e CIS.
Vale lembrar que casos não diagnosticados e que evoluem para câncer avançado podem apresentar emagrecimento, dor durante as relações sexuais, sangramento vaginal anormal, corrimento com odor forte ou sangue na urina.
É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).