4) COLÓIDE ORGÂNICO DO SOLO – HUMO OU HUMUS O humo poderá ser considerado como possuindo uma estrutura coloidal semelhante à da argila. Um ânion altamente carregado (micela) circundado por um enxame de cátions absorvidos. As reações desses cátions são as mesmas, quer sejam adsorvidos por argila, quer por humo.
Em solos, partículas de tamanho reduzido assumem comportamento típico de uma dispersão coloidal. Se- gundo Atkins (1994), um colóide consiste de sistema bifásico no qual partículas menores que 5 µm encon- tram-se dispersas em outra substância num estado de divisão muito refinado.
O conjunto das cargas negativas nas superfícies das partículas do solo é nomeado como capacidade de troca catiônica (CTC), e as cargas positivas nas superfícies das partículas do solo é denominado capacidade de troca aniônica (CTA).
Em um sistema, quando as partículas são muito pequenas e não podem ser vistas a olho nu, dizemos que é uma Solução Coloidal ou colóide. Definindo: Solução coloidal é uma solução onde as partículas dispersas têm um tamanho médio compreendido entre 1 e 100 nanômetros (nm), denominadas partículas coloidais.
Qual a diferença de fração sólida é fração mineral do solo?
A fase sólida dos solos é composta de uma fracção mineral e uma orgânica. Por sua vez, a fracção mineral divide-se em lotes de dimensões que apresentam diferenças em relação à mineralogia e ao comportamento químico.
Módulo 4: Propriedades Químicas do Solo - Fração Coloidal
Quais as 3 frações do solo?
Dependendo da espécie mineralógica que deu origem e dos mecanismos de intemperismo e transporte, o solo apresenta diferentes conteúdos das frações: areias, siltes ou argilas.
A fração ideal é a quantidade de propriedade que cada proprietário tem sobre o terreno e as áreas comuns de um edifício. É representada como uma fração, por exemplo, 0,05 significa que o proprietário tem 5% da propriedade sobre o terreno e as áreas comuns.
Coloides são misturas em estado sólido, líquido ou gasoso que são compostas por uma fase dispersante e outra dispersa. Por misturas entende-se que são composições formadas por duas ou mais substâncias puras.
Dentro das condições de cada solo, o ideal é que a CTC a pH 7,0 esteja mais próxima possível da Soma de Bases (SB) do solo. Ou seja, o ideal é que a menor quantidade possível de cagas negativas dos coloides do solo esteja ocupada por cátions tóxicos, como H+ e Al3+.
A capacidade de troca de cátions (CTC) de um solo, de uma argila ou do húmus representa a quantidade total de cátions retidos à superfície desses materiais em condição permutável (Ca2+ + Mg2+ + K+ + H+ + Al3+). Coloides: partículas do solo de reduzido tamanho (entre 10-4 e 10-7 cm).
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é uma unidade de saúde da Atenção Secundária, onde podem ser feitos testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aconselhamento e entrega de preservativos.
As parcelas mais ativas do solo são aquelas em estado coloidal e existem dois tipos distintos de matéria coloidal, orgânico e inorgânico, misturados entre si.
Como se formam os coloides? As partículas dispersas em uma mistura de soluto e solvente, que possuem um tamanho médio compreendido entre 1 e 100 nanômetros (nm), recebem a denominação de partículas coloidais. Estas, uma vez presentes em água, dão origem aos coloides (suspensões coloidais).
Fornecimento de recursos naturais para os seres humanos. Base para o desenvolvimento de atividades econômicas, como a agricultura e a pecuária. Armazenamento e circulação de água. Proteção da rocha-mãe.
Qual a importância e as funções dos coloides no solo?
O estudo das cargas elétricas das partículas coloidais é de fundamental importância para o entendimento de diversos fenômenos físico-químicos que ocorrem nos solos, já que a maioria das reações eletroquímicas que influenciam sua fertilidade e a nutrição de plantas e que podem interferir em fenômenos relacionados ao seu ...
Sistemas coloidais estão presentes no cotidiano desde as primeiras horas do dia, na higiene pessoal — sabone- te, xampu, pasta de dente e espuma ou creme de barbear —, maquiagem, — cosméticos —, e no café da manhã, — leite, café, manteiga, cremes vege- tais e geléias de frutas.
Ademais, os coloides podem ser classificados em: espuma líquida, espuma sólida, sol, gel, aerossol líquido, aerossol sólido, emulsão, emulsão sólida e sol sólido.
Os coloides e os cristaloides são tipos de líquidos usados para repor o volume que a pessoa perdeu. Geralmente eles são dados por via intravenosa (usando um tubo que injeta o líquido diretamente na corrente sanguínea).
Os coloides são misturas heterogêneas, ou seja, apresentam mais de uma fase, que são formadas sempre por um material chamado disperso (substância em menor quantidade) e outro chamado dispersante (substância em maior quantidade). Um exemplo de disperso são as proteínas, e um exemplo de dispersante é a água.
As soluções são transparentes, as suspensões são opacas e nos coloides ocorre o chamado efeito Tyndall, que é o reflexo da luz. Isso significa que quando um feixe de luz, num ambiente escuro, atravessa um coloide ou uma suspensão, sua trajetória fica visível.
De acordo com aSociedade Brasileira de Ciência do Solo (SANTOS et al., 2018) os limites e terminologia adotados nas análises de rotinas são: fração areia, dividida em areia grossa (2,00-0,20 mm), areia fina (0,20-0,05 mm), silte (0,05-0,002 mm) e argila « 0,002 mm).
A fração ideal é calculada dividindo-se a área privativa de uma unidade pela área total do condomínio e multiplicando o resultado pelo total de unidades. Por exemplo, se uma unidade tem 100m² e o condomínio tem um total de 1000m² de área privativa, e há 10 unidades, a fração ideal seria (100/1000) * 10 = 1/10 ou 10%.
Fração ideal, parte ideal, cota parte, ou como queiram chamar, significa a quantidade de propriedade que o titular da unidade tem nas partes comuns do condomínio.