Palavras oxítonas são aquelas que possuem a sílaba tônica na última sílaba. No que se refere à posição dessa tonicidade, existem também as paroxítonas e as proparoxítonas. Para identificar uma palavra oxítona, é preciso descobrir qual é a sua sílaba tônica.
As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.
O que são palavras paroxítonas? As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade.
SÍLABA TÔNICA: Oxítona, Paroxítona e Proparoxítona (MUITO FÁCIL)
O que são 3 palavras paroxítonas?
Palavras paroxítonas apresentam tonicidade na penúltima sílaba. Paroxítonas são as palavras que possuem tonicidade na penúltima sílaba. São acentuadas apenas as paroxítonas acabadas em: “ã(s)”, “ão(s)”, “i(s)”, “on(s)”, “um”, “uns”, “us”, “l”, “n”, “ps”, “r” e “x”.
Como identificar palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas?
Pois bem: 1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
Sílaba tônica é a sílaba da palavra que possui maior intensidade, o que faz com que seja pronunciada com mais força. Por exemplo, quando pronunciamos a palavra “engraçado”, colocamos uma força maior na sílaba “ça”, já que ela é a tônica. Essa palavra é uma paroxítona, pois “ça” é sua penúltima sílaba.
Palavras oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última. Apenas são acentuadas as oxítonas terminadas em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)”, “em”, “ens”, “éis”, “éu(s)”, “ói(s)”, com as vogais “i(s)” e “u(s)” sozinhas na sílaba, e com a vogal “i” das formas verbais terminadas em “-air” e “-uir”.
Nas palavras paroxítonas a sílaba tônica, ou seja, a mais forte acontece na penúltima sílaba. Essas palavras podem ou não ter o acento gráfico. Não devemos confundir o acento tônico com o acento gráfico. Acento tônico: indica à tonicidade ou ênfase que é dada a determinadas sílabas.
Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.
O que é uma palavra monossilaba, dissilaba, trissilaba e polissilaba?
Vimos anteriormente, também, que a palavra que apresenta apenas uma sílaba será monossílaba. Dissílabas e trissílabas são as palavras que têm duas e três sílabas, respectivamente. Polissílaba é a palavra que tem mais de três sílabas.
As paroxítonas são aquelas palavras cuja sílaba tônica ocorre na penúltima sílaba da palavra. As palavras paroxítonas são as mais comuns na língua portuguesa, havendo ainda as oxítonas (última sílaba como tônica) e as proparoxítonas (antepenúltima sílaba como tônica).
Palavras paroxítonas são as que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. São as palavras mais comuns na língua portuguesa. Podem receber acento gráfico (acento agudo ou acento circunflexo) em alguns casos.
As palavras proparoxítonas são as que possuem a antepenúltima (terceira de trás para frente) sílaba tônica, ou seja, pronunciada com mais força. Elas possuem um acento agudo ou circunflexo que indicam a sílaba tônica. Veja alguns exemplos: Abóbora.