Pesquisa prática: voltada a interceder na realidade social, o pesquisador através de alguns métodos qualitativos como, pesquisa participante, pesquisa-ação, faz a devolução dos dados à comunidade estudada para as possíveis intervenções (DEMO, 2000, p. 22).
Qual a importância da prática da pesquisa em sala de aula?
Essas atividades proporcionam aos alunos a aquisição de novos conhecimentos, que passam a pensar de maneira lógica sobre os fatos cotidianos e a resolução de problemas práticos.
O que é o campo das práticas de estudo e pesquisa?
Campo das práticas de estudo e pesquisa (p.
- desenvolvimento de habilidades e aprendizagens de procedimentos envolvidos na leitura/escuta e produção de textos pertencentes a gêneros relacionados ao estudo, à pesquisa e à divulgação científica.
A pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novo conhecimento e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento preexistente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve.
Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. O objetivo de uma pesquisa tem a intenção de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados.
Uma pesquisa, seja ela científica ou acadêmica, tem por finalidade descobrir novos conhecimentos a respeito de temas variados. Geralmente, seu ponto de partida é a solução de algum problema ou a busca pela resposta de uma pergunta.
A pesquisa como prática educativa voltada ao desenvolvimento de sujeitos críticos e autônomos deve ser entendida como uma atividade básica para a aquisição do conhecimento, pois é possível desenvolver nos participantes a capacidade de construir argumentos relacionados com os diferentes tipos de pesquisas.
Enquadram-se os trabalhos executados com a finalidade de adquirir novos conhecimentos, com vistas ao desenvolvimento ou inovação tecnológica de produtos, processos, serviços e sistemas sustentáveis.
A pesquisa de campo é o tipo de pesquisa que pretende buscar a informação diretamente com a população pesquisada. Ela exige do pesquisador um encontro mais direto. Nesse caso, o pesquisador precisa ir ao espaço onde o fenômeno ocorre, ou ocorreu e reunir um conjunto de informações a serem documentadas [...].
Assim, a prática pedagógica é o processo que envolve a atuação do professor desde a pesquisa inicial para a preparação da aula até a etapa final desse complexo e amplo processo, que corresponde ao aprendizado do aluno.
A pesquisa escolar até pode gerar novos conhecimentos (sobre a escola ou o bairro, por exemplo), mas, em geral, trabalha com a reconstrução de conhecimentos existentes. Além disso, o trabalho com pesquisa na escola visa à aprendizagem de procedimentos e ao desenvolvimento de habilidades para tratar informações e dados.
A pesquisa se torna uma ferramenta fundamental para formação de um conhecimento verdadeiro, e consequentemente nos permite trilhar sobre o mundo da sabedoria, bem como proporciona a busca por novas verdades. A leitura, a pesquisa e o conhecimento são aspectos essenciais ao ingressante de nível superior.
A atividade de pesquisa é um processo sistemático de investigação que tem como objetivo obter conhecimento e compreensão sobre um determinado assunto. Ela envolve a coleta, análise e interpretação de dados, utilizando métodos e técnicas específicas para responder a uma pergunta de pesquisa ou resolver um problema.
Qual a importância em realizar atividades de pesquisa para se ensinar?
A pesquisa pode ser um grande instrumento na construção do conhecimento do aluno, por isso se faz necessário, sempre que possível, que o professor mande algum tema para pesquisa relacionado com o conteúdo, a fim de contribuir na construção da aprendizagem.
A metodologia de pesquisa é o conjunto de abordagens, ferramentas e técnicas que buscam respostas para questionamentos iniciais, permitindo testes para a comprovação da hipótese. É o estudo dos métodos e dos caminhos utilizados para chegar a um fim específico.
Quais os métodos mais utilizados na pesquisa em educação?
Nos estudos científicos em educação, vários métodos e técnicas de pesquisa estão em desenvolvimento e, entre eles, estão a observação, as entrevistas e os estudos orientados, o que permite ao pesquisador descobrir como algo efetivamente ocorre.
A pesquisa como princípio educativo e científico deve ser a razão do ensino e da aprendizagem e Freire coloca a pesquisa como diálogo transformador no sentido político de conquista na sociedade.
A pesquisa em sala de aula pode se tornar uma grande aliada ao processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Junto às discussões diárias constitui-se num forte instrumento para desenvolver a reflexão, o espírito investigativo e a capacidade de argumentação.
O objetivo essencial de uma pesquisa é encontrar respostas para um determinado problema, utilizando para isso um método científico. Dessa maneira, existem regras para as pesquisas. Investigações que seguem a metodologia científica têm que ser conduzidas de forma que comprovem seus achados.