Marketing ou mercadologia ou, mais raramente, mercância, é a ciência que estuda o mercado, com objetivo de criar e entregar valor para satisfazer necessidades e/ou desejos de um mercado consumidor. São usados produtos, serviços ou ideias que possam interessar aos consumidores.
De forma geral, as propagandas comerciais tem como objetivo final convencer o cliente sobre a compra de um determinado produto ou serviço. Mesmo que isso não seja feito diretamente em um primeiro momento.
Publicidade é um meio de comunicação em massa, com fins comerciais, direcionado a usuários de um produto ou serviço. Tem como significado geral divulgar, tornar pública uma ideia ou fato. A palavra “publicidade” vem do latim “publicus”, ou “público” em português.
Assim como a Propaganda, a Publicidade utiliza de textos, sons e imagens para persuadir seus consumidores sobre a qualidade e os efeitos daquilo que está sendo vendido. O objetivo é despertar o desejo de compra e convencer o público que determinado produto é essencial naquele momento.
A Publicidade e Propaganda desempenha um papel fundamental nas empresas, proporcionando-lhes visibilidade, alcance e influência sobre o público-alvo. Além disso, suas estratégias de comunicação impulsionam vendas, melhoram a reputação da marca de uma empresa e muito mais.
Propagandas comerciais, anúncios em revistas, panfletos, outdoors e até mesmo aquele anúncio no meio de um vídeo do YouTube são exemplos de publicidade. Porém, o conceito de publicidade é um pouco mais amplo e envolve também uma área do conhecimento humano ligado à Comunicação Social.
Existem basicamente 2 tipos de propaganda que podemos citar: Propagandas comerciais e Propagandas institucionais e cada uma delas tem seu objetivo para ajudar seu negócio.
Um dos grandes benefícios da publicidade é a capacidade de impulsionar o crescimento do seu negócio. Ao aumentar sua visibilidade, você cria oportunidades de negócios e atrai a atenção de potenciais clientes. Isso pode levar a um aumento nas vendas, na participação de mercado e na expansão da sua base de clientes.
O que caracteriza a publicidade é o uso de uma linguagem retórica. Retórica é a arte de convencer, de persuadir. Veiculada num anúncio de revista, num outdoor ou na internet, o objetivo da linguagem publicitária é convencer o leitor, criar uma atitude favorável ao produto ou ao serviço que está sendo vendido.
O anúncio publicitário se caracteriza e se estrutura baseado no conteúdo que deseja expressar, ou seja, a depender da mensagem decidida, elabora-se uma forma textual, com hibridismo de linguagem, capaz de chamar a atenção e convencer os consumidores a adquirirem o produto/serviço.
Assim como dizemos que a propaganda pode ser institucional ou de produto, comercial ou industrial, de lançamento ou de sustentação, poderemos também falar, adotando um ponto de vista diferente, em (a) propaganda-informação, (b) propaganda-repetição e (c) propaganda-distração.
Quais os 5 elementos da propaganda? Agora que você conhece os 5 elementos essenciais da propaganda – mensagem clara e persuasiva, identificação do público-alvo, apelo visual, apelo emocional e chamada para ação – está pronto para criar campanhas publicitárias impactantes e memoráveis.
Em sua etimologia, o termo “propaganda” vem do latim propagare, cuja origem remonta à agricultura e à ideia de difundir a produção de parreiras. Mas foi no século XVII, com a expansão da fé católica pelo mundo, que a propaganda foi usada, pela primeira vez, para disseminar ideologias.
O que é a publicidade moderna? Trabalha nos departamentos de Comunicação e Marketing de empresas anunciantes. Desempenha funções de atendimento, planejamento e comercial em veículos de comunicação e em fornecedores como gráficas, estúdios, produtoras de imagem e som e institutos de pesquisa.
A Publicidade é, sobretudo, uma forma de comunicação que possui um objetivo final que é promover algum produto ou serviço ao público, e a propaganda é a forma de transmitir essa informação/ideias que podem ser comerciais, políticas e sociais. No final, a intenção é uma só: influenciar o comportamento do público-alvo.
Ela cria conscientização, molda percepções, incentiva o consumo impulsivo e cria desejos nos consumidores. Os efeitos da publicidade no comportamento do consumidor são diversos e podem ser positivos ou negativos, dependendo da forma como são utilizados.
Qual é o perfil ideal do publicitário? Os publicitários devem saber utilizar as ferramentas de marketing e comunicação para agregar valor às marcas do cliente. Portanto, desenvolver algumas habilidades do futuro e as famosas soft skills e hard skills é fundamental para conseguir se dar bem nessa profissão concorrida.
Qual é a diferença entre propaganda e publicidade?
Enquanto a publicidade é uma forma de comunicação que busca promover algum serviço ou produto ao público, a propaganda é uma forma de transmitir ideias que podem ser comerciais, políticas, religiosas e sociais, e buscam influenciar o comportamento de alguém.
O público-alvo de um anúncio publicitário é o grupo de consumidores que possui um perfil semelhante e que deve ser impactado por esse tipo de publicidade. Isso porque está disposto a comprar de você.
As melhores propagandas são aqueles que, além de criativas, transmitem algo valioso para quem as vê, podendo ser, por exemplo, uma mensagem de esperança, de mudança ou de reflexão. Essas são as que ficam fixadas por mais tempo na cabeça das pessoas.
Um publicitário recebe um salário médio de R$2.713,84, porém, essa remuneração pode ultrapassar R$13.600,00, variando conforme o tamanho da instituição e o cargo oferecido. Além disso, podem haver acréscimos financeiros quando há envolvimento em múltiplos empregos ou determinadas áreas de atuação.
A publicidade digital refere-se ao marketing por meio de canais online, como sites, conteúdo de streaming e muito mais. Os anúncios digitais abrangem vários formatos de mídia, incluindo texto, imagem, áudio e vídeo.
Por meio da publicidade, a população tem acesso a informações de utilidade pública sobre os mais variados assuntos como saúde (campanhas de vacinação), educação (campanhas de matrícula), bem-estar etc. Mesmo a propaganda comercial pode ser canal para divulgar e consolidar bandeiras importantes para a sociedade.