O que é a publicidade do ato?

A publicidade dos atos é condição de sua eficácia e existência, pois inexistem atos ou decisões administrativas implícitas ou secretas.
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O que significa publicidade dos atos processuais?

É a fiscalização popular sobre os atos da Justiça ou um verdadeiro e democrático controle (popular) externo da atividade jurisdicional.
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O que significa publicidade no Direito?

O princípio da publicidade é uma das chaves do Direito Público brasileiro e se relaciona com os princípios estruturantes do Estado, em especial com o princípio republicano. A publicidade configura uma dimensão da cidadania, pois permite o controle social do Poder Público pelos cidadãos.
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O que o princípio da publicidade determina?

No que diz respeito ao princípio da publicidade, é o dever atribuído a administração pública de dar transparência a todos os atos que praticar, além de fornecer todas as informações solicitadas pelos cidadãos.
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Quais os atos administrativos devem respeitar o princípio da publicidade?

O princípio da publicidade exige que aos atos da Administração Pública sejam dadas ampla divulgação, de forma que o administrado possa cumprir a determinação ou impugná-la. Por exemplo, o Artigo 28 da Lei 9784/99 obriga que o interessado seja intimado para tomar ciência dos atos do processo administrativo.
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🔴 Pílula #8 - Princípio da Publicidade e Eficácia do Ato

Qual o objetivo do princípio da publicidade dos atos processuais?

Trata-se de dar a conhecer seu modo de proceder e o porquê de as questões submetidas a sua apreciação estarem sendo decididas desta ou daquela maneira. Assim, inicialmente, a garantia da publicidade processual está associada à exigência de controle democrático dos atos judiciais.
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O que é a publicidade administrativa?

Portanto, a publicidade dos atos administrativos constitui medida voltada a exteriorizar a vontade da Administração Pública divulgando seu conteúdo para conhecimento público; tornar exigível o conteúdo do ato; desencadear a produção de efeitos do ato administrativo; e permitir o controle de legalidade do comportamento.
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Qual o artigo do princípio da publicidade?

De acordo com o princípio constitucional da publicidade, insculpido no art. 37, caput, da Constituição Federal, é dever da Administração conferir aos seus atos a mais ampla divulgação possível, principalmente quando os administrados forem individualmente afetados pela prática do ato.
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Quais as exceções ao princípio da publicidade?

a regra da publicidade comporta exceções, tendo em vista o interesse público ou a defesa da intimidade. Por exemplo, o texto constitucional expressamente ressalva do postulado da publicidade o julgamento pelo Tribunal do Júri, ao estabelecer o sigilo das votações (art. 52, XXXVIII, b).
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Quais são os 5 princípios fundamentais da Administração Pública?

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
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Quais atos administrativos precisam ser publicados?

Ou seja, resoluções, projetos de lei, vetos, pareceres, portarias, decretos, demonstrativos e tantos outros documentos de natureza administrativa devem, obrigatoriamente, constar no Diário Oficial da União (DOU).
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O que é publicidade e exemplos?

Propagandas comerciais, anúncios em revistas, panfletos, outdoors e até mesmo aquele anúncio no meio de um vídeo do YouTube são exemplos de publicidade. Porém, o conceito de publicidade é um pouco mais amplo e envolve também uma área do conhecimento humano ligado à Comunicação Social.
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O que é publicidade e quais os tipos?

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de empresas, produtos ou serviços. Pode ser qualificada como uma "propaganda comercial". É a divulgação de produtos, serviços, e ideias junto ao público, tendo, em vista, induzi-lo a uma atitude dinâmica favorável.
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O que significa negar publicidade aos atos oficiais?

Negar publicidade aos atos oficiais constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário.
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O que é negar publicidade aos atos oficiais?

11 , INCISO IV , DA LIA – NEGAR PUBLICIDADE AOS ATOS OFICIAIS – CONDUTA QUE COMPORTA APURAÇÃO NO AMBITO ADMINISTRATIVO E CRIMINAL – AUSÊNCIA DE DEMONSTRAÇÃO DO DOLO ESPECÍFICO – SENTENÇA DE IMPROCEDENCIA – DECISAO MANTIDA – RECURSO DESPROVIDO.
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Qual o objeto da publicidade?

O objetivo é despertar o desejo de compra e convencer o público que determinado produto é essencial naquele momento. Para que seja eficiente, a Publicidade precisa estar alinhada às demandas do mercado e do público-alvo e, por isso, deve ser direcionada por um planejamento estratégico.
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O que é publicidade mitigada?

Nos termos do art. 5º , LX da CF , a publicidade dos atos processuais é regra, admitindo-se a mitigação, quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem. 2. Tratando-se de ação de cobrança de valores decorrentes de contrato que envolveu o Município, há interesse de toda a sociedade em acompanhar o feito.
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O que é considerado um princípio de Lai?

Dentre os princípios da Lei de Acesso à Informação (LAI) destacam-se: Acesso é a regra , o sigilo, a exceção (divulgação máxima); Requerente não precisa dizer por que e para que deseja a informação (não exigência de motivação); Hipóteses de sigilo são limitadas e legalmente estabelecidas (limitação de exceções);
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O que é o princípio da transparência?

Tema atualizado em 25/8/2021. O CDC preconiza que as relações de consumo devem primar pela transparência, o que impõe às partes o dever de lealdade recíproca antes, durante e depois da negociação.
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Qual a lei da publicidade?

O presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos a Lei 14.356/22, que permite à administração pública usar regras específicas da contratação de publicidade para licitar também serviços de comunicação digital e de comunicação institucional. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º).
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Quando surgiu o princípio da publicidade?

Como dito há pouco, a Constituição de 1988 trouxe o princípio da publicidade como regra imputável à atividade das três funções estatais (embora, por vezes, com fundamentos diversos), sendo as respectivas exceções também previstas pelo texto constitucional (arts. 5.º, XXXIII e LX e 93, IX).
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Qual a diferença entre o princípio da transparência e o da publicidade?

14 apud PLATT NETO et al., 2004, p. 03) destaca que o princípio da transparência é mais amplo do que o da publicidade, pois “a mera divulgação sem tornar o conteúdo compreensível para a sociedade não é transparência, como também não o é a informação compre- ensível sem a necessária divulgação”. Platt Neto et al.
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O que é a publicidade?

Publicidade é um meio de comunicação em massa, com fins comerciais, direcionado a usuários de um produto ou serviço. Tem como significado geral divulgar, tornar pública uma ideia ou fato. A palavra “publicidade” vem do latim “publicus”, ou “público” em português.
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O que é princípio da razoabilidade no Direito?

O princípio da razoabilidade impõe a coerência do sistema. A falta de coerência, de racionalidade de qualquer lei, ato administrativo ou decisão jurisdicional gera vício de legalidade, visto que o Direito é feito por seres e para seres racionais, para ser aplicado em um determinado espaço e em uma determinada época.
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O que é o princípio da autotutela?

O princípio da autotutela estabelece que a Administração Pública possui o poder de controlar os próprios atos, anulando-os quando ilegais ou revogando-os quando inconvenientes ou inoportunos. Assim, a Administração não precisa recorrer ao Poder Judiciário para corrigir os seus atos, podendo fazê-lo diretamente.
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