Os Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) são unidades de atendimento aos usuários do SUS que oferecem serviços ambulatoriais e também de urgência e emergência 24 horas.
O CAIS presta o serviço ambulatorial especializado e urgência e emergência. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é uma estrutura de complexidade intermediária entre a UBS e a porta de urgência hospitalar. É responsável pelo atendimento de urgência e emergência, 24 horas por dia, sete dias na semana.
Promove, através de atendimento técnico, a inserção do público alvo por meio de acolhimento, escuta, orientação, trabalho com grupos, ofertas de cursos livres e oficinas, palestras e atendimentos psicossociais ou de cunho jurídico (orientação).
Coluna de concreto fincada no fundo do mar que aflora à superfície e serve para atracar (dolfim de atracação) ou para amarrar (dolfim de amarração) navios. Em alguns casos dispensam os cais corridos.
O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) destina-se a capacitar o 1º Sargento para a promoção a Subtenente, ampliando seu conhecimento profissional e habilitando-o para o futuro ingresso na carreira de Oficiais do Quadro de Administração (QOA).
O médico da UPA tem restrição legal para fornecer atestado médico, pois não é o médico responsável pelo paciente. O médico da UBS deve fornecer o atestado com a data em que o atendimento foi prestado na UPA, com a indicação da CID e com o período de afastamento.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desempenham um papel fundamental na promoção do bem-estar. Conhecidas anteriormente como Centros de Saúde, Postos de Saúde e/ou Clínicas da Família, as UBSs são a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS) e onde se inicia o cuidado com a saúde da população.
A UPA 24h de Forquilhinha acaba de ser eleita uma das cinco melhores do Brasil, entre mais de 500 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Como reconhecimento, a UPA 24h de São José foi selecionada pelo Ministério da Saúde para receber um projeto de capacitação em conjunto com o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Uma doca, porto seguro ou marina é a parte de um porto, rodeada de cais, na qual entram os navios para se abrigarem, efetuarem carregamento e/ou descarregamento, serem reparados, serem inspecionados, etc.
Atracação, desatracação, berços e cabeços são algumas palavras extremamente populares no vocabulário portuário. Das dezenas de embarcações que entram e saem do Porto do Rio Grande, todas elas realizam esses procedimentos e utilizam essa estrutura para a garantia da segurança das operações.
“5.5” significa que tá tudo tranquilo. Miliciano da área é “chefe”, “paizão”, “padrinho”. “Ganso” é usuário de droga. A milícia é tratada como 'firma', e o bom dia e o "presente" são trocados pelo “hop”, saudação comum também nas Forças Armadas.
Os gritos de guerra, também conhecidos como brados, têm um grande significado para a vida militar, pois geralmente objetivos motivacionais e de criação e reforço de um espírito de coesão do grupo, principalmente nas academias militares para refletir a mítica do combatente.
F.O. Fato Observado: anotação feita por um superior hierárquico a respeito de um militar sobre sua atuação. Pode ser positiva, quando há alguma qualidade observada no desempenho de uma tarefa, ou negativa, quando há uma falha cometida. Logo, um militar pode receber FO positivo ou negativo.
A repetição da frase "À beira do cais" reforça a ideia de que este é o lugar onde ela se sente mais próxima de quem espera, mesmo que a espera seja longa e incerta. A canção também aborda a opinião dos outros sobre sua espera. Há quem não ache acertado, mas para a narradora, isso pouco importa.