O que é a síndrome do jaleco branco? Também conhecida como latrofobia ou fobia irracional de médicos, a síndrome do jaleco branco está relacionada a dificuldade de certas pessoas em lidar com o ambiente hospitalar, de clínicas ou consultórios médicos.
As causas da síndrome do jaleco branco são psicológicas, relacionadas a associação da imagem do médico e ambientes hospitalares a morte, doenças, e é conhecida como uma patologia multifatorial. Geralmente, as causas envolvem eventos traumáticos no passado do paciente que estão relacionados com o atendimento médico.
Na presença de pressão arterial maior que 140 x 90 mmHg, em paciente sem lesão em órgão-alvo, que informa apresentar valores menores, na ausência do médico, deve-se pensar na possibilidade de hipertensão do avental branco, jaleco branco ou hipertensão isolada de consultório.
Qual a diferença entre a hipertensão do jaleco branco?
A hipertensão do jaleco branco ocorre em indivíduos com níveis pressóricos normais aferidos em domicílio ou registrados no MAPA, porém as medidas de consultório encontram-se acima dos limiares para diagnóstico de hipertensão (“cut-off”, considerados valores > 140x90mmHg).
A síndrome do jaleco branco e a hipertensão. Você conhece?
Como lidar com a síndrome do jaleco branco?
Tratamentos como a terapia cognitivo-comportamental e a hipnose, feita por psicólogos, podem ser alternativas para reverter esse medo. Tratam-se de atividades feitas em consultório psicológico, em que o profissional induz o paciente a lidar com esse problema e reverter os seus traumas no seu subconsciente.
O ato de medir a pressão e si não é causa de adoecimento,mas, Sim um sintoma de sua ansiedade. Uma medicação ansiolítica certamente reduzirá o sofrimento e a ansiedade enquanto estiver fazendo a psicoterapia para poder lidar melhor com as pressões externas ou internas que geram sua angústia.
O que é hipertensão do avental branco quais os cuidados podem ser tomados pelo profissional de saúde?
A hipertensão do avental branco é definida como valores pressóricos persistentemente elevados dentro do consultório com medidas consideradas normais nas medidas por moni- torização ambulatorial de 24 horas (MAPA) ou monitorização residencial de pressão arterial (MRPA).
Efeito do jaleco branco é o termo utilizado para as pessoas que não tem doença de pressão alta mas toda vez que vai ao médico ou em outro profissional de saúde para avaliar a pressão arterial, ela se encontra alta, ou seja, igual ou acima de 140x90 mmhg.
Isso se chama Hipertensao do jaleco branco, ocorre não se sabe exatamente o porque mas deve estar correlacionado a ansiedade do momento ou medo da avaliação. Converse com seu cardiologista sobre esse achado. Existem exames para anular esse efeito do jaleco branco.
Este tipo de reação que algumas pessoas têm frente a médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde tem nome: latrofobia ou iatrofobia - do grego "iatrós", que significa médico. Medo de médico, portanto. Ou, como é mais conhecida, a "síndrome do jaleco branco".
O controle da pressão arterial sem remédio é possível, com hábitos como praticar atividades físicas 5 vezes por semana, emagrecer e diminuir o sal da alimentação, além de aumentar o consumo de ômega-3 e evitar bebidas alcoólicas ou cafeína.
A cor branca permite ver melhor se o uniforme está sujo e ajuda a evitar infecções, além de representar a pureza. Apesar disso, nada impede de utilizar outras cores por baixo do jaleco, desde que sejam cores discretas e tonalidades neutras, que também trazem mais leveza às peças escolhidas.
Somente no século 19, quase ontem, que, em detrimento dos diversos avanços da epidemiologia, provou-se que a assepsia em hospitais era fundamental ao combate às doenças. Por esses fatores, foi então adotada a obrigatoriedade do uso de um jaleco na cor branca e devidamente higienizado.
Mas foi por volta do século XIX que o que a ideia do uso de jaleco branco foi plantada pelas mãos de Semmelweis, um médico húngaro que descobriu a importância da assepsia, como, por exemplo, o simples fato de lavar as mãos durante uma cirurgia e outra ou esterilizar suas ferramentas de trabalho.
Identificada pela primeira vez em 1980, a “síndrome do jaleco branco” transforma uma simples ida ao médico em uma tarefa árdua. Seu principal sintoma é a hipertensão pontual, ou seja, os pacientes têm leituras de pressão alta em um ambiente médico, mas condições normais fora do consultório.
Qual é a diferença entre a hipertensão do jaleco branco e a hipertensão mascarada?
European Society of Hypertension practice guidelines for ambulatory blood pressure monitoring. J Hypertens. 2014;32(7):1359-66. Define-se a HM pela presença de PA normal no consultório mas elevada fora dele; já a HAB é definida pelo encontro de valores elevados no consultório e normais nas medidas domiciliares.
O tratamento da síndrome do jaleco branco pode variar de acordo com a intensidade dos sintomas do paciente. No entanto, o mais recomendado é encaminhá-lo a um psicólogo. Este profissional vai investigar junto ao paciente as causas do problema para iniciar a terapia mais adequada.
Hipertensão do avental branco significa elevação persistente da pressão arterial no consultório médico ou na clínica, com pressão normal em quaisquer outras circunstâncias quando avaliada pela monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA)2.
Hoje se considera que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Se o índice passou dos 14 por 9, aí ela é considerada alta.
Segundo o Hospital Mayo Clinic, a ansiedade não causa a doença hipertensão, entretanto, episódios de ansiedade podem causar picos temporários de pressão alta. E quando esse aumento da pressão devido a ansiedade é frequente, o corpo é afetado da mesma forma que nos casos de pressão alta crônica.