A Taxa de Frequência (TF) é uma estimativa que pode dar ótimos parâmetros da eficiência ou ineficiência da gestão de segurança e saúde do trabalho da empresa se feita com regularidade. É uma ótima possibilidade de avaliar a eficácia do trabalho de segurança na empresa.
A Taxa de Frequência (TF) mostra se a gestão de segurança e saúde do trabalho foi eficiente ou não. Assim, ela determina a quantidade de acidentes por milhão de horas trabalhadas por cada homem que se expõe ao risco em dado período.
O cálculo da Taxa de Frequência é dado pela fórmula: TF = Nº. acidentes X 1.000.000 / HHT Exemplo: TF = 2 (acidentes) x 1.000.000 / 26.400 (150 colaboradores x 44 horas semanais).
A Taxa de Frequência tem por objetivo determinar a média de acidentes para um milhão de horas trabalhadas. O cálculo é efetuado apenas com acidentes ocorridos dentro da empresa, ou seja, excluindo os acidentes de trajeto.
COMO CALCULAR A TAXA DE FREQUÊNCIA E TAXA DE GRAVIDADE? [ESTUDO DE CASO PRÁTICO-ATUALIZADO]
Qual NR fala sobre taxa de frequência?
A taxa de frequência funciona como uma estimativa de acidentes por milhão de horas trabalhadas. O cálculo dessa métrica segue a NBR 14280 da ABNT e para ela não são consideradas eventualidades como acidentes no trajeto para o trabalho.
Para realizar o cálculo devemos dividir o número de acidentes pelo número de funcionários. Então, o resultado da divisão deve ser multiplicado por 100. Obs: Nos cálculos relativos a NR4 apenas são contabilizados os acidentes de trabalho, ignorando outros motivos de afastamento.
De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade padrão que define a frequência é aferida pelo tempo que um objeto leva para dar uma volta completa sobre seu eixo, este tempo é medido em segundos. Assim temos que, essa unidade de medida é definida como rotações por segundo.
No contexto de uma corrente alternada (AC), a frequência refere-se ao número de vezes que a eletricidade alterna entre positivo e negativo em 1 segundo. Por exemplo, uma frequência de 30 Hz significa que existem 30 ondas por segundo, enquanto uma frequência de 60 Hz significa que existem 60 ondas por segundo.
Qual é o termo que melhor define o que taxa de frequência de acidentes para a segurança do trabalho?
Esse processo é fundamental para que a empresa atue constantemente na prevenção dos acidentes de trabalho. Foi A NBR 14280 que determinou a Taxa de Gravidade como o tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco em determinado período.
Para encontrar a frequência absoluta de um dado, basta contar quantas vezes ele se repetiu no conjunto, cada valor de variável possui a sua frequência absoluta dentro do conjunto.
Um controle de frequência registra todas as informações sobre a jornada de um colaborador, fazendo com que ele se torne um documento que pode ser lido e conferido sempre que necessário, tornando a relação trabalhista mais transparente.
O controle de Frequência é o procedimento administrativo que permite aferir o cumprimento do tempo de trabalho diário dos servidores para o cálculo da sua remuneração mensal.
Como o período pode ser obtido pela divisão do tempo decorrido pelo número de ciclos completados nesse tempo, e a frequência pode ser obtida pela divisão do número de ciclos completados pelo tempo necessário para completar esses ciclos, então, o período nada mais é que o inverso da frequência, e vice-versa.
Adotou o padrão de 60 Hz para transmissão em todo o país, dentro de prazos e programas estabelecidos pelo Conselho Nacional de Águas e Energia Elétrica no Ministério de Minas e Energia (artigo 1.º).
Vibração corporal: é causada por vibrações mecânicas que entram no corpo humano na faixa de freqüência de 0,1 a 80 Hz. Uma fonte típica de vibrações de corpo inteiro são os veículos, onde as vibrações são transferidas para o corpo humano através de assentos ou pisos.
Em física, a frequência consiste no número de ocorrências por unidade de tempo. Refere-se normalmente a oscilações de alguma propriedade, como por exemplo a corrente elétrica ou a posição de um corpo suspenso através de uma mola elástica. A unidade SI de frequência é o hertz (Hz), que equivale a um ciclo por segundo.
As principais frequências, medidas em hertz, são essas: Delta (1- 4 Hz), Teta (4 - 7 Hz), Alfa (7 - 13 Hz), Beta (13 - 40 Hz) e Gama (+ 40 Hz) e cada uma pode servir pra uma coisa, as quais vamos falar mais adiante.
A taxa total de frequência de acidentes registráveis (TRIFR) é o número total de lesões registráveis por 1 milhão de horas, enquanto a taxa de frequência de acidentes com afastamento (LTIFR) é o número de mortes e lesões por tempo perdido por 1 milhão de horas.
Indicadores de segurança do trabalho são métricas que servem para analisar a qualidade e eficácia de ações que visam a saúde, o bem-estar e a segurança dos colaboradores. Esses indicadores permitem descobrir falhas que podem gerar acidentes e ainda melhorar a qualidade de vida no trabalho.
É importante lembrarmos que o controle de frequência está presente nas regras da CLT, mais especificamente no artigo 74. O texto estabelece que empresas com mais de 20 colaboradores devem, obrigatoriamente, realizar a anotação da jornada, seja em meio manual, mecânico ou eletrônico.
Dispõe sobre o registro profissional do Técnico de Segurança do Trabalho. O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal, o art.
Atos inseguros são as maneiras como as pessoas se expõem, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes. Em 80% dos casos de acidentes, o motivo principal é o ato inseguro.