O que é aet e aep?

AEP e AET, o que são? A AEP e AET fazem parte de um processo de avaliação de riscos ergonômicos e são destacadas em diversas Normas Regulamentadoras (NR's). De uma forma geral a NR 17 apresenta os requisitos e as indicações específicas para a avaliação ergonômica usando a AEP e AET.
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O que é a aep?

AEP — Avaliação Ergonômica Preliminar

A AEP foi instituída com a nova NR 17 e passa a ser um requisito obrigatório para todas as empresas de todos os portes, com qualquer grau de risco ou quantidade de funcionários.
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O que é uma aet?

AET é a sigla para Análise Ergonômica do Trabalho. Esse é um processo exigido pela NR 17 que tem como objetivo analisar as condições de trabalho dentro de uma organização e, a partir disso, identificar problemas ou riscos para os trabalhadores.
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Quando a aet é obrigatória?

Com a atualização da NR 17 a AEP passa a ser obrigatória em todas as empresas que visam aplicar políticas de prevenção de forma efetiva, além de adaptar as condições laborais oferecidas aos funcionários.
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É obrigatório fazer aet?

Todas as organizações dos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como os órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT precisam realizar a Análise Ergonômica do Trabalho.
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Vd. 320 - Qual a diferença da AEP para a AET?

Qual a diferença de aet para aep?

A AEP é a sigla para Avaliação Ergonômica Preliminar, enquanto que a AET significa Análise Ergonômica do Trabalho. É a Norma Regulamentadora 17 que ressalta a importância das duas prescrições. As mudanças na NR 17 instituíram a AEP, que se tornou então uma obrigação para todos os tipos de empresas.
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Quem pode emitir a AET?

Autorização Especial de Trânsito é o documento expedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, para veículo ou combinação de veículos utilizados no transporte de carga, que não se enquadre nos limites de peso e dimensões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, conforme ...
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Quem é o profissional que elabora a aet?

O ergonomista é responsável por atividades como: Elaborar projetos e estudos ergonômicos (o que engloba a AET) para diagnósticos, melhorias em processos, produtos, prevenção e promoção ocupacional.
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Quais empresas precisam de aet?

A AET somente poderá ser solicitada por empresas e veículos devidamente regularizados junto ao Departamento de Transportes Públicos – DTP.
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Quem pode fazer a aep?

5) Quem pode realizar a AEP? A norma não faz menção de quem pode ou não fazer a AEP! Um dos membros da equipe técnica da NR01 afirmou que, na opinião dele, o ideal seria para qualquer pessoa realizar a AEP, sem uma exigência técnica mínima formalizada na norma.
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Quais são as 5 etapas da AET?

O método AET está dividido em cinco etapas: análise da demanda; análise da tarefa em um posto de trabalho; análise da atividade; diagnóstico; e recomendações (GUÉRIN et al., 2001).
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Quem precisa de aet?

AET para transporte de cargas indivisíveis, excedentes em peso e/ou dimensões e para trânsito de veículos especiais. Os veículos, ou combinações de veículos, que transportem cargas indivisíveis e os veículos especiais cujos pesos e/ou dimensões excedam aos previstos na RESOLUÇÃO Nº 882/2021 do CONTRAN, necessitam AET.
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Qual a validade da AET?

É a licença com validade de 30 dias para o veículo trafegar, dentro do perímetro ou vias indicadas no requerimento.
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Como fazer um aep?

Como realizar uma Análise Ergonômica Preliminar? A realização da AEP envolve etapas como o levantamento de informações, observação direta, avaliação qualitativa, semiquantitativa e/ou quantitativa, e a elaboração de um relatório detalhando os resultados.
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Qual a validade da AEP?

do Trabalho, ou seja, dois anos.
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Qual a diferença entre aET e laudo ergonômico?

O Laudo Ergonômico é um documento, enquanto a AET é um procedimento técnico. O Laudo Ergonômico deve ser solicitado porpor um juíz de causas trabalhistas, enquanto a AET é um obrigatória nas empresas, regulamentada pela NR-17.
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Qual a diferença entre aET e aEP?

Os documentos mencionados na NR-17 são a AEP, como já mencionada, e a AET - Análise Ergonômica do Trabalho. A diferença básica entre as duas é que a AEP é uma avaliação e a AET é uma análise.
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Quando a aet deve ser feita?

De acordo com a norma, a AET deve ser feita quando: For necessário um aprofundamento na avaliação dos riscos; As medidas preventivas indicadas na AEP não estiverem sendo suficientes para evitar acidentes ou doenças ocupacionais; Quando for sugerida no PCMSO ou nos termos do PGR.
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Quanto custa para emitir uma aet?

De acordo com o órgão, a Tarifa de Expedição da Autorização Especial de Trânsito, para aquelas autorizações que requerem aprovação de engenheiro quanto à análise veicular será de R$ 85,98. Anteriormente, o valor era de R$ 82,11. Para outras autorizações concedidas pelo DNIT, o valor será de R$ 83,98.
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Qual NR fala de aet?

A AET está baseada na Norma Regulamentadora nº 17 (NR 17) que estabelece as diretrizes e requisitos mínimos para a ergonomia no ambiente de trabalho.
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Quem pode emitir laudo ergonômico?

Para elaborar o laudo ergonômico é necessário que o profissional tenha especialização e habilitação em ergonomia, sendo habilitado para tal, somente os profissionais médicos do trabalho, educadores físicos e fisioterapeutas.
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Qual o valor de um laudo ergonômico?

Preço R$ 750,00 - Até 10 empregados. Acho que existe algo errado em seu e-mail.
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Quem é obrigado a ter aet?

A AET é exigida para todas as transportadoras, transportadores autônomos, transportadores de carga própria que utilizam veículos que excedem os limites determinados pelo Conselho Nacional de Trânsito.
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Como conseguir a aet?

A AET será emitida se estiver com as taxas pagas e informadas ao SIAET pelo Sistema Bancário e liberada pelos técnicos do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT.
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Quais estados exigem aet?

Apesar de ser uma exigência legal por força do Art. 101 do CTB e da Resolução 211/06 do CONTRAN, os estados do Maranhão e do Mato Grosso não obrigam os proprietários das combinações de veículos de carga com 8 ou mais eixos e comprimento entre 25 e 30 metros a portar Autorização Especial de Trânsito.
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