Assistência Médica Ambulatorial (AMA): realiza atendimentos não agendados à pacientes com doenças de baixa e média complexidade em áreas de Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia, como também alguns exames e procedimentos.
Uma das principais diferenças entre as AMAs e as UBS é a natureza do atendimento. Enquanto as UBS são voltadas para o atendimento primário e oferecem serviços de prevenção e gerenciamento de condições crônicas, as AMAs se concentram no atendimento de problemas médicos agudos.
Atendimento Médico Ambulatorial - (AMA): A AMA suporta as demandas de saúde com média complexidade, como dor de ouvido, dor de garganta, crises de asma e infecção urinária.
Trata-se de um atendimento humanizado, fazendo com que o paciente/usuário não se sinta mais um simples número. Conta com gerente único, acolhimento com classificação de risco, recepção e agenda unificados. Oferece salas de procedimentos e vacinas, equipe médica, de enfermagem e demais profissionais integrados.
Você sabe como funciona o SUS? Qual a diferença entre U.B.S, AMA e UPA?
Quais casos o AMA atende?
As AMA possibilitam respostas ágeis às queixas agudas da população e representam alternativa para atendimento emergencial. Quadros como resfriados, febres, alergias, pressão alta e pequenos ferimentos que necessitam de sutura são alguns exemplos de situações que podem ser atendidas nas AMA.
Os casos atendidos no AMA são aqueles que não necessitam de internação ou agendamento, tais como: febre, alergia, pressão alta, gripe, pequenos ferimentos, inalação, curativos, eletrocardiograma, cauterização e retirada de pontos.
Hoje, para realizar qualquer atendimento no serviço público de saúde, é preciso apresentar a carteirinha do SUS e um documento de identificação com foto. Portanto, para passar no AMA, você precisa da sua CNS (Carteira Nacional de Saúde) e um RG, carteira de motorista ou demais documentação equivalente.
Também são ofertados exames como eletrocardiograma, teste ergométrico, holter, monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e ultrassonografia, além de procedimentos como inalação, hidratação intravenosa e curativos. O agendamento é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A disposição dos usuários estão as especialidades de cardiologia, endocrinologia, urologia, reumatologia, neurologia, ortopedia e vascular, além de exames complementares da área de cardiologia: holter, ecocardiograma, teste ergométrico e ultrassonografia.
A gestão das AMA está sendo compartilhada entre SMS e as entidades da sociedade civil. As características de cada AMA podem admitir alterações, de acordo com as necessidades locais, podendo funcionar 24 horas.
A forma amapode ser [feminino singular de amo] , [segunda pessoa singular do imperativo de amar] , [terceira pessoa singular do presente do indicativo de amar] , [nome feminino] ou [sufixo] .
Ama é um termo histórico usado para referir-se a uma serva, escrava ou empregada encarregada de cuidar de crianças em casas mais abastadas. Crianças sendo cuidadas por uma ama. O termo ama deriva da língua basca e significa mãe.
Geralmente a unidade básica atende um bairro inteiro, já a USF tem um médico generalista, um médico do Programa Saúde da Família e mais uma equipe multidisciplinar que atende até 3,5 mil habitantes em uma área definida”, diz.
A UBS é a porta de entrada do SUS. É nela que os cidadãos passam por consultas regulares, recebem acompanhamento, medicamentos e vacinas. Esse tipo de serviço está localizado nos bairros, perto da população.
Diferente do pronto atendimento, o pronto-socorro funciona 24 horas por dia, mas possui apenas leitos de observação. E, se houver a necessidade de um tratamento prolongado, o paciente é transferido para um hospital.
A AMA tem como função o atendimento não agendado à pacientes com patologias de baixa e média complexidades nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia.
Foi então que esses pais decidiram se reunir para construir um futuro que amparasse seus filhos e proporcionasse a eles maior independência e produtividade. Com este objetivo em comum, fundaram a AMA – Associação de Amigos do Autista, a primeira associação de autismo no país.
Os AMAs são os Atendimentos Médicos Ambulatoriais, enquanto a UPA é a Unidade de Pronto Atendimento. O AMA recebe casos de baixa complexidade e faz acompanhamento médicos e exames, enquanto a UPA foca em casos graves, sendo de urgência e emergência.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são voltadas para atendimento de serviços de urgência e emergência, que envolvem classificação de risco, atendimento médico adulto e infantil, raio-x, eletrocardiografia, exames laboratoriais, medicação e leitos de observação.
Acompanhar dados estatísticos, bem como os Indicadores de Qualidade do atendimento prestado; Monitorar diariamente a produção de consultas e exames, de acordo com as diretrizes da SMS. Acompanhar o cliente/usuário na transferência pré e inter-hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido.
A ama é a pessoa que cuida de crianças na sua residência até que estas atinjam a idade de entrada no pré-escolar. A partir dos 3 anos (completos até 15 de setembro), a criança deverá integrar um estabelecimento de educação pré-escolar.
O AME Amparo realiza procedimentos cirúrgicos simples e de maior complexidade, utilizando anestesia local ou sedação, procedimentos desde os dermatológicos até cirurgias oftalmológicas (catarata), cirurgia vascular (escleroterapia) e cirurgia plástica.
Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.
Este Ambulatório Médico de Especialidades (AME), gerenciado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, oferece atendimento a pacientes idosos encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região sul, sudeste e centro da capital paulista e de outros municípios como os do do Grande ABC e ...