API é a sigla em inglês para Application Programming Interface, ouinterface de programação de aplicações. As interfaces de programação de aplicativos (APIs) são conjuntos de ferramentas, definições e protocolos para a criação de aplicações de software.
Uma API Web ou API de serviço da Web é uma interface de processamento de aplicações entre um servidor da Web e um navegador da Web. Todos os serviços da Web são APIs, mas nem todas as APIs são serviços da Web. A API REST é um tipo especial de API Web que usa o estilo de arquitetura padrão explicado acima.
String — Um bloco válido de código PL/SQL. O bloco PL/SQL deve ser colocado entre aspas duplas.
Matriz de objetos — Uma matriz de entrada de objetos Java (por exemplo, String, BigDecimal) representando parâmetros de entrada ao bloco de código. ...
Booliano — se uma confirmação deve ou não ser executada.
APIs REST e APIs HTTP são produtos da API RESTful. As APIs REST são compatíveis com mais recursos do que as APIs HTTP, enquanto as APIs HTTP são projetadas com recursos mínimos para que possam ser oferecidas por um preço mais baixo.
Trata-se de um conjunto de rotinas e padrões muito utilizados na web para facilitar a integração entre diferentes sites e aplicativos. O Google Maps, por exemplo, fornece uma API para que outros produtos utilizem os mapas em seus serviços. As APIs também são utilizadas em vários outros tipos de softwares.
O conceito de API nada mais é do que uma forma de comunicação entre sistemas. Ou seja, elas permitem a integração entre dois sistemas, em que um deles fornece informações e serviços que podem ser utilizados pelo outro, sem a necessidade de algum dos sistemas conhecer detalhes de implementação do software.
API é a sigla em inglês de Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programações de Aplicativos, e nada mais é do que um conjunto de definições, rotinas e protocolos de que são usados para o desenvolvimento e integração de softwares ou aplicações.
A API acelera o desenvolvimento de novos aplicativos. Você não precisa criar todas as soluções de software do zero, pois pode usar APIs prontas para funções padrão. As APIs também facilitam a integração de diferentes aplicativos e serviços, melhoram seu desempenho e os adaptam às necessidades do seu público-alvo.
Veja abaixo quais são as APIs mais usadas e poderosas, para facilitar o seu trabalho!
Watson. O Watson é uma das APIs da IBM que tem crescido muito por suas diversas funções, apostando principalmente no uso de inteligência artificial. ...
Abra o assistente Criar uma API REST clicando em Arquivo > Novo > API REST . Insira um nome para a API REST. O nome que você especificar é usado como o nome do projeto no IBM Ferramentas de Integração. Selecione Crie uma API REST e defina recursos e operações você mesmo.
API REST, também chamada de API RESTful, é uma interface de programação de aplicações (API ou API web) em conformidade com as restrições do estilo de arquitetura REST, permitindo a interação com serviços web RESTful.
Uma REST API deve conter uma interface uniforme pois ela oferece uma comunicação padronizada entre o usuário e o software. A manipulação de recursos através de representações (como JSON ou XML), é uma das condições para o desenvolvimento de uma interface uniforme.
Para criar uma API é necessário ter conhecimentos intermediários em protocolo HTTP, servidores web (como Apache e NGINX) e uma linguagem de programação para web, como PHP, Javascript, Ruby e Python.
API pública, também chamada de API aberta, são aquelas aplicações que podem ser utilizadas por qualquer desenvolvedor ou empresa. É possível encontrar APIs públicas com algum tipo de cobrança, assim como as que são totalmente gratuitas. Alguns exemplos de APIs públicas são: Google Maps, Twitter e Facebook.
Basicamente, uma API é uma aplicação que permite que um software se comunique com outros. Dessa forma, é possível criar um ambiente de trabalho altamente integrado e eliminar diversas tarefas manuais.
O uso de APIs não reduz apenas a infraestrutura de programação da empresa. Elas também favorecem a customização de processos, o que proporciona aos usuários uma transição mais fluida entre as diferentes aplicações utilizadas.
API é a sigla em inglês para “Application Programming Interface”, ou em português, para “Interface de Programação de Aplicações“. Trata-se de um conjunto de padrões e regras que permite a comunicação e interação entre diferentes softwares, aplicativos ou sistemas de computador.
APIs abertas são aquelas que os "proprietários" disponibilizam para que outras empresas utilizem o código e façam integração com outros sistemas. Ou seja, trata-se de uma API disponível para desenvolvedores externos. Mas isso não significa que seja uma API livre, sem autenticação, controle ou custos.
Para interagir com uma API, é necessário enviar requisições HTTP para os endpoints desejados. Existem diferentes tipos de requisições, como GET, POST, PUT e DELETE, que permitem realizar diferentes operações na API.
Na prática, uma API é um conjunto de padrões, instruções e rotinas de programação que permitem o acesso às funcionalidades de um aplicativo por um outro software. Dessa forma, é possível fazer com que dois sistemas diferentes “conversem” entre si e compartilhem dados, funções e serviços.
A Siri, da Apple, por exemplo, utiliza um API privado, desenvolvido especialmente para usuários da marca, e tem duas funções: revelar as ações disponíveis e oferecer uma forma de concretizá-las.
Quais são os principais benefícios de utilizar APIs em um projeto de software?
Quais são as vantagens de uma API? Além de possibilitar a conexão de diferentes aplicações, facilitando a vida dos usuários, as APIs trazem mais agilidade e praticidade e para uma série de processos, seja a integração entre banco de dados ou a troca de informações entre um ERP e outras plataformas, por exemplo.