Autista gênio, 'você não parece autista' e outros estereótipos são temas de podcast. O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (14) o seu 226º episódio, chamado “Estereótipos Autistas na Tecnologia”.
Qual é o autismo que a pessoa é muito inteligente?
A Síndrome de Savant é um distúrbio raro que desenvolve nas pessoas habilidades intelectuais extraordinárias como: memória acima da média, capacidades artísticas, matemáticas, mecânicas, atléticas, sensoriais etc. Em contrapartida, possuem pouca compreensão em outros assuntos.
A Síndrome de Savant é um distúrbio psíquico considerado raro. Ele faz com que algumas pessoas tenham habilidades intelectuais conhecidas também como “ilhas de genialidade” e “prodígios”. Esses talentos estão sempre ligados a uma memória acima da média.
Segundo o especialista em autismo Simon Baron-Cohen, Einstein apresentava sinais de Asperger: interesses obsessivos, dificuldades de comunicação e problemas para se relacionar. Segundo biógrafos, até os sete anos de idade, Einstein tinha o hábito de ficar repetindo frases exaustivamente.
O fundador da Microsoft, Bill Gates, foi diagnosticado com autismo nível 1 em idade adulta. Ele falou sobre como o autismo o ajudou a se concentrar em seu trabalho e em suas paixões, e como isso o inspirou a se tornar um dos empresários mais bem-sucedidos do mundo.
Os pesquisadores também registraram diagnósticos clínicos de autismo documentados nos registros. Dos 890 indivíduos para os quais os registros continham dados de QI e que atendiam à definição inclusiva de autismo, 59 por cento tinham uma pontuação de QI média ou superior - definida no estudo como 86 ou superior.
Savant apresentam QI baixo e genialidade é restrita a uma habilidade. Mesmo visto como gênios, os savants na verdade são pessoas com baixa inteligência, com QIs que costumam ficar entre 40 e 70 (como comparação, o QI médio de pessoas típicas fica entre 90 e 109).
Qual a diferença entre Síndrome de Savant e Asperger?
( GAUDERER,1997). Os portadores de Asperger normalmente tem sua capacidade cognitiva preservada, como capacidade de aprender, ler e pensamento racional concreto preservado. O portador de Asperger possui problemas para entender metáforas, fugir de rotinas, e demais sintomas presentes na síndrome de Savant.
Por conta do TDAH, teve problemas na escola quando criança e, mais tarde, acabou abandonando Harvard antes de se formar. No entanto, fundou a Microsoft, empresa que representa um grande marco para a humanidade, pois transformou em definitivo a forma como pessoas usam computadores.
Uma pesquisa feita pelo JAMA Psychiatry em 2019, com 2 milhões de pessoas, de cinco países diferentes, mostra que cerca de 97% a 99% dos casos de autismo têm causa genética, destes 81% são hereditários. Além disso, sugere que 18% a 20% dos casos têm causa genética somática, ou seja, não hereditária.
Leticia Sabatella revelou, durante sua participação no podcast Papagaio Falante, ter sido diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atriz afirmou que, como descobriu recentemente, tem contado com a ajuda de uma psiquiatra e neurologista.
A cor azul está associada à alegria e na influência da verbalização das pessoas. No autismo, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para as pessoas. Ou seja, em uma sobrecarga sensorial, o azul auxilia para o bem-estar da criança, trazendo mais tranquilidade e leveza ao Autista.
Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo: elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.
O autismo leve é um dos níveis do Transtorno de Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo de nível 1. Este termo é amplamente utilizado tanto por leigos quanto por profissionais de saúde para descrever indivíduos que apresentam alterações mais leves associadas ao autismo.
Em janeiro de 2022, a CID11 (Classificação Internacional de Doenças) passou a valer no Brasil. Com isso, o termo entrou em total desuso, justamente por entender que a Síndrome de Asperger não é diferente do autismo, mas ao contrário: faz parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Qual o nome da doença quando a pessoa é muito inteligente?
A Síndrome de Savant é um distúrbio psíquico raro que faz com que algumas pessoas tenham habilidades intelectuais extraordinárias, conhecidas também como “ilhas de genialidade” e “prodígios”. Esses talentos estão sempre ligados a uma memória acima da média, porém com pouca compreensão do que está sendo descrito.
O QI (quociente de inteligência) de um humano mediano é de 90 a 110 pontos. O de um adulto superdotado (6% da população) é de 111 a 120 pontos. De acordo com sua família, Sidis tinha um QI de 300.
Já Einstein, também físico teórico, também possuía um QI de 160. De acordo com Yusuf, seus amigos na escola estão sempre dizendo que ele é muito inteligente, e ele queria testar a si mesmo fazendo o teste de QI.
superior a 140 significa inteligência geniaj; b) Q.I. entre 120 e 140 representa inteligência muito superior; c) Q.I. entre 110 e 120 indica inteligência superior; d) Q.I. entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou média; e) Q.I. entre 80 a 90 manifesta torpeza, raramente qualificada como debilidade mental; f) Q.I. ...
Em relação à inteligência geral, os grupos de crianças com dislexia (QI médio=96, DP=10) e com TDAH (QI médio=103, DP=8) tiveram desempenho classificado como médio na WISC-IV.