As barreiras Zener oferecem proteção Ex e possuem baixo investimento, e podem ser aplicadas em vários de tipos de aplicações no setor de processos. A quantidade de energia transferida para áreas classificadas é limitada a um nível seguro incapaz de causar ignição em atmosferas explosivas.
Aqui na Crowcon, utilizamos dois tipos de barreiras I.S. - barreiras zener e isoladores galvânicos. As barreiras Zener contêm díodos zener que desviam qualquer excesso de energia para a terra - por isso é necessário certificar-se de que existe um ponto de terra intrinsecamente seguro disponível.
É um diodo semicondutor, construído especialmente para trabalhar na região da ruptura, sem se danificar, o que não acontece com os diodos retificadores. Trabalha em polarização reversa, pois, nestas circunstâncias apresenta uma característica de tensão constante para uma faixa de corrente.
As barreiras de segurança intrínseca são dispositivos que limitam a potência (energia) que pode ser fornecida de uma área segura para uma área potencialmente explosiva. As explosões são assim evitadas, não apenas controladas, em condutas à prova de explosão e caixas maciças.
A proteção do tipo "segurança intrínseca" baseia-se em impedir o surgimento de uma fonte efetiva de ignição. A energia elétrica é limitada a níveis abaixo da energia mínima necessária para ignição na respectiva atmosfera explosiva.
Equipamentos intrinsecamente seguros (IS) são aqueles que operam com energia tão baixa que não podem acender material inflamável. Estes equipamentos possuem sistemas internos com barreiras que contêm faíscas ou descargas elétricas internas, prevenindo que se tornem fontes de ignição.
Diodo zener de uso geral, com tensão de 12V para utilização em circuitos eletrônicos, prototipagem ou como peça de reposição. Os diodos zener são indicados para circuitos reguladores e retificadores, sendo um importante item para a sua bancada de eletrônica.
O aspecto físico do diodo zener é o de um diodo comum e o símbolo é este apresentado na figura 1. As semelhanças entre os dois componentes param por ai. A primeira grande diferença é que o diodo zener trabalha polarizado na condição reversa, ou seja, com o catodo mais positivo que o anodo.
Podemos encontrar o diodo zener em diversos projetos de eletrônica, normalmente ele atua como regulador de tensão, mas também é muito utilizado em circuitos Clipadores (proteção e limitadores de ganho).
Barreira: dispositivo que impede qualquer contato com partes energizadas das instalações elétricas. 5. Equipamento de Proteção Coletiva (EPC): dispositivo, sistema, ou meio, fixo ou móvel de abrangência coletiva, destinado a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, usuários e terceiros.
Os sensores de barreira têm um funcionamento bem simples e podem ser instalados em diferentes lugares, como teto, paredes e portões. Quando alguém ou algo ultrapassa a linha delimitada, o sensor consegue identificar essa presença através da interrupção dos feixes de luz e assim, um alarme é imediatamente acionado.
Esse processo, também chamado de efeito barreira, ocorre quando uma infraestrutura de transporte ou altos índices de tráfego motorizado atravessam vizinhanças, interrompendo assim a mobilidade e a acessibilidade dos moradores e frequentadores locais.
O Diodo Zener é uma variação de diodos comuns com junção PN projetado especificamente para ser inversamente polarizada, funcionando como um dispositivo de proteção ou um regulador de tensão.
Cada diodo Zener possui uma tensão de Zener específica como, por exemplo, 5,1 Volts, 6,3 Volts, 9,1 Volts, 12 Volts e 24 Volts. Quanto ao valor da corrente máxima admissível unilateralmente, existem vários tipos de diodos. Um dado importante na especificação do componente a ser utilizado é a potência do dispositivo.
Os diodos comuns têm condutividade unidirecional. Se estiver quebrado de forma reversa, não será reversível e ficará permanentemente danificado. O diodo Zener aproveita suas características de degradação reversa. Quando é quebrado reversamente, a resistência reversa do diodo Zener diminui para um valor muito pequeno.
Diodo de Silício: Este é, talvez, o diodo mais comum em eletrónica. Geralmente, tem uma queda de tensão de aproximadamente 0,7 V. Diodo de Germânio: Menos comum do que o de silício, o diodo de germânio tem uma queda de tensão mais baixa, situada em torno de 0,3 V.
O multímetro deve apresentar um baixo valor de resistência, tipicamente entre 5 e 20 ohms, dependendo do tipo e qualidade do diodo zener. Se o multímetro mostrar um valor de resistência muito alto, como infinito ou circuito aberto, isso significa que o diodo zener está defeituoso ou danificado.
Os fatores intrínsecos são aqueles relacionados com as características próprias do alimento. Já os fatores extrínsecos são os relacionada com o ambiente (umidade e temperatura).
1 Que constitui a natureza ou a essência de algo; que é próprio de algo; inerente: “Darcy Ribeiro, membro de outra geração, abraçou ideais e posições da Escola Nova, ao ponto de fazerem parte intrínseca da sua visão” ( CAG ) . 2 Que apresenta valor ou significado por si próprio.