Na presença de carocinhos na pele, é aconselhado sempre consultar um dermatologista, ou clínico geral, para avaliar as possíveis causas dessa condição e indicar o tratamento mais adequado, podendo ser feito com a aplicação de pomadas com corticoides ou com o uso de antibióticos, analgésicos ou antitérmicos orais.
Principais pomadas: as pomadas para urticária devem ser indicadas pelo dermatologista após avaliação das causas da alergia na pele, podendo ser indicadas pomadas corticoides, como hidrocortisona ou mometasona, anti-histamínicos, como a dexclorfeniramina, ou imunossupressores, como tacrolimo ou pimecrolimo, por exemplo.
Pomadas. O médico algumas vezes pode indicar pomadas à base de retinoides ou ácido retinoico, para estimular a renovação da pele e eliminar as bolinhas causadas pelo milium. Veja outras indicações para o uso de ácido retinoico.
“Bolinhas no corpo é um termo muito amplo que pode representar alergia, foliculite, miliárias ou outros tipos de lesões inflamatórias, como a urticária. Além disso, elas também podem aparecer em resposta a algum tipo de reação irritativa ou inflamatória na pele, como a acne”, afirma a Drª Tatiane.
É indicado o uso de hidratantes corporais à base de ureia, ácido glicólico ou ácido salicílico para controlar a produção de células mortas e conferir a hidratação necessária.
Como combater as bolinhas no braço (queratose pilar)
O que passar nos carocinhos na pele?
Na presença de carocinhos na pele, é aconselhado sempre consultar um dermatologista, ou clínico geral, para avaliar as possíveis causas dessa condição e indicar o tratamento mais adequado, podendo ser feito com a aplicação de pomadas com corticoides ou com o uso de antibióticos, analgésicos ou antitérmicos orais.
Confundido com espinhas, trata-se de uma lesão que pode atingir bebês e adultos. Você já viu algumas bolinhas minúsculas pipocarem na pele e achou que fossem espinhas? Na verdade, o nome destas lesões é milium e, apesar de ser bem parecido, não tem nada a ver com acne e, portanto, precisa de um tratamento específico.
Em geral, os carocinhos na pele surgem tanto em adultos, quanto em crianças e dificilmente indicam alguma doença grave. Os pequenos caroços ou bolinhas no corpo podem ser sinal de queratose pilar, alergias, foliculite, lipoma ou ainda intolerância ao glúten, sobretudo se acompanhados de coceira e problemas gástricos.
Os caroços na pele podem ser causados por situações simples, como foliculite, verruga, lipoma ou furúnculo, ou ainda indicar condições mais sérias, como câncer de pele.
Ácido glicólico, ureia e ácido retinóico, em alguns casos, são os ativos utilizados para remover o excesso de queratina”, diz a dermatologista. Combinada com a esfoliação, a hidratação é primordial no tratamento.
Bolinhas brancas ou avermelhadas na pele, acompanhadas de uma coceira forte, costumam ser as primeiras alterações de alergia. Estas consistem em reações inflamatórias que podem se manifestar em qualquer parte do corpo.
Qual o melhor antialérgico para alergia na pele? O melhor tratamento para a alergia de pele depende do caso e deve ser recomendado por um médico. Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona.
Medicamentos: antibióticos ou anti-inflamatórios podem ser prescritos em casos de furúnculos, abscessos, entre outros. Pomadas e cremes: anti-histamínicos e anti-inflamatórios tópicos podem ser recomendados em casos como picadas de insetos e de alergias.
A queratose pilar é quando a pele sofre alterações na forma do aparecimento de bolinhas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele, mais especificamente nos braços, pernas e nádegas. Essas bolinhas não coçam ou doem, por causa da produção excessiva de queratina, que acaba por se acumular nos folículos pilosos.
Urticária são lesões vermelhas e inchadas, como vergões, que aparecem na pele rapidamente e coçam muito. O nome da lesão é urtica. Elas podem ser pequenas, isoladas ou se juntar e formar grandes placas vermelhas, com desenhos e formas variadas, sempre acompanhadas de coceira.
Se encontrar qualquer nódulo preocupante, procure um especialista. Quando a formação apresenta contorno irregular, crescimento acelerado, ou sintomas, pode se tratar de um tumor maligno.
A foliculite é tratada com produtos antissépticos ou antibióticos aplicados diretamente na pele (uso tópico). No caso de áreas maiores com foliculite, os antibióticos devem ser administrados via oral. A foliculite da banheira de água quente geralmente desaparece sem tratamento.
Sua pele está com um aspecto áspero e cheio de bolinhas avermelhadas? Isso pode ser um sinal de queratose pilar. Esse é um distúrbio dermatológico conhecido popularmente como “pele de galinha”, e afeta principalmente a região posterior do braço (a parte dos tríceps), além das pernas, nádegas e até o rosto.
O que pode ser bolinhas parecidas com espinhas no corpo?
É a foliculite, lesões semelhantes à acne, mas que podem ocorrer em diversas partes do corpo, principalmente no bumbum e na virilha. A foliculite é bastante comum e não costuma trazer complicações quando tratada, porém incomoda, causando dor, coceira, vermelhidão e, em alguns casos, até bolhas.
A dermatite de contato é uma variação de reação alérgica. Nesse caso, as bolinhas e carocinhos surgem quando a pele interage diretamente com uma substância tóxica ou irritante. Produtos químicos, inclusive ingredientes de material de limpeza, cosméticos e itens de skincare, podem fazer parte da lista de causas.
Alergias, dermatites e infecções podem causar as famosas bolinhas na pele. Entenda mais sobre esse desconforto e como tratá-lo. As bolinhas na pele podem não ser motivo de preocupação, mas o surgimento dessas protuberâncias é um incômodo comum para muitas pessoas.
Acontece quando expomos em excesso a pele ao sol e o sistema imunológico reage, formando bolinhas vermelhas na pele, que podem causar coceira. A alergia ao sol é mais comum em regiões muito visíveis, como os braços, mãos, colo e rosto.