O que é BTF – Bilirrubina Total e Frações? A bilirrubina é uma substância amarelada encontrada no sangue e na bile. A bilirrubina total é a soma da bilirrubina indireta e da direta no sangue. A bilirrubina indireta é formada a partir da quebra de células vermelhas velhas do sangue.
É conjugada no fígado para, a seguir, ser excretada na bile. Como esse processo ocorre nas células do fígado, níveis aumentados podem indicar alterações nestas células , obstrução da vesícula biliar ou icterícia hemolítica (processo onde há destruição de hemácias).
Os achados a seguir são particularmente preocupantes: Icterícia no primeiro dia de vida. Bilirrubina total > 18 mg/dL (> 308 micromol/L) Taxa de elevação da bilirrubina total > 0,2 mg/dL/hora (> 3,4 micromol/L/hora) ou > 5 mg/dL/dia (> 86 micromol/L/dia)
Essas alterações ocorrem quando uma obstrução ou outro problema evita que a bilirrubina seja eliminada nas fezes, provocando uma maior eliminação na urina. Se os níveis de bilirrubina estiverem altos, pode haver acúmulo das substâncias formadas com a degradação da bile, causando coceira em todo o corpo.
Ou seja, bilirrubina alta pode indicar doenças como cirrose, câncer hepático, hepatites, reações a medicamentos, anemia e hemorragias. Mas você também sente a bilirrubina alterada quando apresenta sintomas como muito cansaço, enjoos frequentes, vômitos, urina amarelo-escuro e dor constante na barriga.
O exame pode ser solicitado quando há suspeita de doenças hepáticas, como hepatite, doenças da via biliar, como cistos biliares, e anemias hemolíticas, quando o próprio organismo destrói os glóbulos vermelhos. Nesses casos, outros exames também podem ser necessários.
O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação, e constitui estratégia para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.
A famosa sigla TBT é para “Throwback Thursday” que em português é traduzido como “Quinta-feira do Retorno”. É uma das siglas mais populares da Internet, geralmente usada como hashtag pelos usuários para marcar publicações que sejam do passado, que deixaram saudades e que foram boas lembranças.
O termo WTF é a abreviação para a expressão em inglês “what the fuck”, que pode ser traduzido de forma menos grosseira como “que droga” ou “que droga é essa”. Essa expressão é utilizada quando alguém não compreende alguma coisa, por exemplo ou quer expressar uma grande indignação contra algo que considerou absurdo.
Bilirrubina tem cura e as formas de tratamento consistem em fototerapia, que controla a quantidade e transfusão sanguínea. Além disso, alguns medicamentos podem ser usados para controlar a imunidade.
Existem diferentes origens para a presença elevada de bilirrubina no sangue, seja ela direta ou indireta. O aumento de bilirrubina direta está relacionado a problemas hepáticos ou obstrução biliar. Algumas causas de disfunção hepática são: Hepatites virais agudas ou crônicas.
Nos adultos, a presença elevada de bilirrubina no sangue pode indicar mau funcionamento do fígado (como em casos de hepatite ou cirrose), deficiência do fluxo de bile na vesícula biliar ou ainda a presença de lesões hepáticas.
Por que fazer o exame BTF – Bilirrubina Total e Frações? A dosagem de bilirrubina é importante na investigação de alguns tipos de anemia, assim como de doenças do fígado e da vesícula biliar. Ela também é importante em pessoas que ingerem bebidas alcóolicas em excesso e por isso têm maior risco de ter doença no fígado.
Qual nível de bilirrubina é preocupante em adultos?
Quando as concentrações de bilirrubina ultrapassam 1,5 a 2,0 mg/dL, esse excesso de pigmento extravasa para pele, mucosas e para a membrana que recobre a esclera (parte branca dos olhos), levando a característica aparência amarelada da icterícia.
Quando a bilirrubina direta está alta pode indicar doenças que afetam a sua eliminação, como alguns tipos de hepatite, pedra nas vias biliares e colangite esclerosante primária.
A fototerapia é o tratamento mais utilizado para baixar os níveis de bilirrubina. O recém-nascido é colocado sob uma luz azul fluorescente (ver foto no início do artigo) que age quebrando a molécula de bilirrubina depositada na pele em pedaços, facilitando a sua excreção na urina e nas fezes.
A bilirrubina elevada pode causar uma coloração amarelada da pele e dos olhos, o que chamamos de icterícia. No entanto, quando a elevação é pequena, essa coloração típica da pele e mucosas pode não ser percebida. Sempre que as bilirrubinas estiverem elevadas você deve procurar um hepatologista.