carioca da clara: carioca filho de pais, ou pai ou mãe, não cariocas. carioca da gema: pessoa nascida na Cidade do Rio de Janeiro, portanto carioca, filha de pai e mãe também cariocas.
Mas os cariocas, muitas vezes, intitulam-se como "carioca da gema". Você sabe o porquê? Nomea-se "da gema" pelo fato de uma pessoa nascer da união de dois cariocas ou por já ser considerado carioca antes de seu nascimento, ou seja, ser carioca é algo que já se nasce!
Carioca da gema é a expressão dada para aquele que nasce e mora no Rio de Janeiro. Mas para ser carioca, não é necessário ter nascido na cidade. Existem pessoas que vêm de fora para morar ou trabalhar, mas que acabam criando raízes na cidade e vínculos com a identidade carioca.
No período colonial (século XVI - século XVIII), os nascidos na capitania do Rio de Janeiro eram conhecidos por "carioca", devido ao Rio Carioca, que era o rio que fornecia água potável à população (aqueles que "bebiam das águas do Carioca").
Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.
Chama-se carioca a quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro e carioca de gema a quem tem ambos os pais também cariocas (quem nasce no estado – não na cidade do Rio de Janeiro – é fluminense).
“Tô ligado” – uma expressão que significa “eu entendi” ou “eu sei”. “Mermão” – uma abreviação de “meu irmão”, usada para se referir a um amigo ou colega. “Pode crer” – uma expressão que significa “com certeza” ou “ok”. “Firmeza” – uma gíria que significa “tudo bem” ou “está certo”.
Usa Desenrolo, desenrolar, chegar… tocar nunca foi usado. Agora virou tudo gíria no BBB24, no Rio de janeiro é essa do Juninho,na Bahia e do Davi quem será o próximo e falar besteira, e os Xuiteiros a passar pano!!!!
Esse termo é usado quando a pessoa nasce na cidade do Rio de Janeiro, de pai e mãe naturais também do município. No entanto, muitos dizem que ser “carioca da gema” vai além disso.
2. Carioca da gema. Carioca era quem nascia no estado da Guanabara e o "da gema" veio após a fusão em 1975, quando que os fluminenses, nascidos no antigo Estado do Rio de Janeiro, começaram a dizer que também eram cariocas. Os verdadeiros cariocas iniciaram a denominação "carioca da gema".
Arrascaeta foi eleito o craque da competição, com três gols e três assistências, enquanto Pedro terminou como artilheiro, com 11 gols marcados em 11 jogos. Por fim, o atacante Yago, que chamou a atenção dos fãs de futebol ao longo do Cariocão 2024, recebeu o prêmio de revelação do Estadual.
Ovo contém enxofre e quanto mais cozinham mais fedem. Cozinhar a gema libera ferro, enquanto a clara libera hidrogênio e enxofre. Quando os ovos são cozidos excessivamente, a reação do hidrogênio, do enxofre e do ferro criam o composto fétido de sulfeto de hidrogênio: Cheiro de podre!
Ao quebrar um ovo, já reparou num fio branco colado entre a gema e a clara? Você pode até pensar que é um cordão umbilical, mas não é. Se trata da chalaza, um fio gelatinoso que tem a função de manter a gema ou o embrião (em caso de ovos fertilizados) centralizados.
Separar a gema e a clara é uma prática comum na culinária, e muitas vezes é necessária para aprimorar suas receitas. Isso se deve às diferentes propriedades de cada parte do ovo. A gema é rica em gorduras e possui um sabor distinto, tornando-a ideal para dar cremosidade a sobremesas como pudins e sorvetes.
A fascinação pelo número 777 não é um fenômeno exclusivo do Instagram ou mesmo da internet como um todo. Suas raízes podem ser traçadas até antigas tradições espirituais e religiosas, onde o número sete é frequentemente associado à perfeição, à renovação e à sabedoria.
O carioca, dizem, não abre mão de dois beijinhos no rosto na hora de cumprimentar alguém, mesmo em reuniões de trabalho, e prefere usar "você" em vez do cerimonioso "senhor" ou "senhora".
Ser carioca é muito mais do que ter nascido no Rio: é um estado de espírito. Conhecido por seu jeito irreverente e bem-humorado de ser, o carioca está sempre disposto a ajudar quem precisa. Os cariocas costumam ir a shopping centers tanto quanto vão à praia, muitas vezes para fugir do calor.
Leitora de Niterói quer saber por que quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é carioca e quem nasce em Niterói é fluminense. Há um engano na sua pergunta. Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas.