Liquido límpido, composto de peróxido de metil etil cetona, de média reatividade, dessensibilizado com dimetilftalato. Aplicado como catalisador de cura de resinas de poliéster insaturado, ortoftálicas, isoftálicas, de média ou alta reatividade à temperatura ambiente na presença de aceleradores.
Butanox® M-50 é um peróxido de metil-etil-cetona de uso geral para cura de resinas poliéster insaturadas na presença de um acelerador de cobalto a temperatura ambiente e elevada.
O catalisador é um equipamento responsável por neutralizar os gases poluentes e transformá-los em compostos seguros para serem liberados na atmosfera durante o uso do carro - não prejudicando o ar que respiramos. Na maioria das vezes, ele está posicionado nas proximidades do tubo de saída do motor.
PARA QUE SERVE UM CATALISADOR PARA RESINA EPOXI? O catalisador para resina epoxi é um agente que tem como objetivo catalisar, ou seja, endurecer a resina epoxi, que é um material que pode ser utilizado em diversos setores da indústria.
O catalisador para tintas consiste em um produto desenvolvido para acelerar a secagem e a cura de tintas bi-componentes. Diante disso, a catálise é a mudança de velocidade de uma reação química, melhorando, assim, a secagem, dureza e a resistência química e física da película da tinta.
O que acontece se colocar muito catalisador na tinta?
O excesso de catalisador para acelerar o processo de secagem da massa parece ser bom, más, pode gerar sangramento na pintura. E a única solução neste caso é refazer todo o processo e pintar novamente.
Qual a função do catalisador? Olha, a função principal do catalisador é transformar os gases tóxicos gerados na queima de combustível em gases que não fazem mal pra saúde das pessoas. Por isso, é obrigatório por lei ter ele instalado em carros, motos e caminhões.
O catalisador é um dispositivo que fica instalado no sistema de escapamento dos veículos, geralmente próximo ao tubo de saída do motor. Ele tem a função de neutralizar os gases nocivos que são produzidos pela combustão do combustível no motor, transformando-os em substâncias menos prejudiciais ao meio ambiente.
Os catalisadores podem ser classificados como homogêneos, heterogêneos ou enzimáticos. Os catalisadores homogêneos existem na mesma fase que os reagentes, enquanto os catalisadores heterogêneos existem em uma fase diferente que os reagentes.
A grande questão é que o paládio é usado na fabricação do catalisador, que vai no escapamento para reduzir a nocividade dos gases da combustão da gasolina. E com os problemas das emissões do diesel, na Europa, por exemplo, a demanda dos carros a gasolina cresceu demais. E com isso, aumentou também o preço do paládio.
Conversores catalíticos ou catalisadores automotivos são formados por metais nobres como platina, paládio, ródio e molibdênio, suportados em filmes de alumina depositados em cordierita, um material cerâmico poroso, os quais convertem gases poluentes em dióxido de carbono, água e nitrogênio, produtos não poluentes.
Os catalisadores contêm Platina, Ródio e Paládio. No entanto, não há ouro nos catalisadores. O conteúdo irá variar significativamente dependendo do modelo do veículo, mas em média o peso da cerâmica é aproximadamente inferior a 1 kg, e o teor de metal precioso é entre 0,2% e 0,5%.
Entretanto, no fim da sua vida útil, esse material pode ser reciclado, recuperando esses metais preciosos contidos em seu substrato. Assim, os catalisadores usados passam a se tornar uma fonte secundaria para a obtenção desses metais preciosos, sem necessidade de extração dos recursos naturais.
As vitaminas, como as hormonas e as enzimas, são um grupo de biocatalisadores indispensáveis ao bom funcionamento dos organismos. Os vegetais são capazes de elaborar vitaminas por si mesmos, o que não acontece com a generalidade dos animais.
Assim como o pneu, o catalisador não tem um prazo de validade, mas uma garantia por parte dos fabricantes que pode ser de cinco anos ou 80.000 quilômetros, dependendo da marca. No entanto, caso o proprietário do carro seja cuidadoso, o componente pode durar muito mais.
Se houver danos internos no catalisador, você poderá escutar ruídos no sistema de escapamento. Mas a alteração do barulho também pode indicar que a peça está entupida. É possível perceber, ainda, um aumento do consumo de combustível por causa da sobrecarga do motor, e pode ser que a luz de injeção acenda no painel.
Combustível adulterado ou de má qualidade provoca queima irregular, com um resultado químico inadequado. Essa prática pode contaminar o catalisador com elementos com os quais ele não foi projetado para ter contato. Em alguns casos, o próprio lubrificante pode atingir diretamente o componente.
O catalisador é amplamente utilizado em pinturas que necessitam de maior resistência química e física. Portanto, muitos produtos da área de funilaria e pintura necessitam dele para funcionarem corretamente. Alguns exemplos são Tinta PU, Verniz PU, Preto Fosco Vinilico ou PFV, Primer PU ou Fundo PU e Wash Primer.
A tinta epóxi é bi componente, e para aplicá-la é necessário misturar os dois componentes. A proporção de preparo é de 05 partes do componente A (tinta epóxi) para 01 parte do componente B (catalisador). Para uma mistura correta e uma boa catalisação da tinta epóxi, mexa o componente A antes de despejar o componente B.
Se você não realizar a catalização correta, pode ter uma pintura emborrachada ou até mesmo acontecer de ferver a tinta. Se isso acontecer pode rachar sua pintura e aparecer algumas bolhas. Com a tinta e o catalisador em mãos, será necessário um copo de medida em ml para o preparo.
Lembre-se de não guardar a tinta catalisada. Portanto, a preparação deve se limitar a quantidade exata de tinta para o uso. A vida útil da mistura, a 25°C, é de 6 a 8 horas.