Celebrar é pronunciar de forma simbólica um solene e público sim à vida. Liturgia: ação ritual. O rito faz parte da vida das pessoas. Em todas as culturas, os momentos principais da vida costumam ser celebrados com ritos.
A Igreja passou a aplicar este termo para indicar ação do povo reunido para expressar sua fé em Deus. O que é Celebrar? Celebrar tem vários significados: festejar em massa, solenizar, honrar, exaltar, cercar de cuidado e de estima.
São celebrações em que povo se congrega para entrar em comunhão com Deus. Supõe-se tratar de pessoas que têm fé em Deus, conhecidas como fiéis ou crentes.
«Celebrar» vem do latim, «celeber, celebrare», que tem uma conotação de «frequente, frequentar», mas que aponta sobretudo para uma qualidade festiva, ritual e comunitária na acção. Também na vida social se fala de celebrar festas, aniversários, vitórias, matrimónios, sínodos e concílios.
A Santa Missa é uma forma de alimentar os cristãos, iluminando seus passos e sustentando a caminhada. “Quando puderem, participem ativamente da Santa Missa, porque é o culto mais sublime que nós podemos prestar a Deus. É a celebração, o memorial, da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
EM POUCAS PALAVRAS: Quem na igreja está apto para celebrar a Ceia?
É pecado faltar a Celebração?
🕊“Faltar a Missa ao domingo é pecado mortal” -Padre José Augusto na Canção Nova. O que diz o Catecismo da Igreja Católica? 2180 – O mandamento da Igreja determina e especifica a lei do Senhor: “Nos domingos e nos outros dias de festa de preceito aos fiéis têm a obrigação de participar da missa”.
Celebrar a liturgia é portanto, expressar com gestos, símbolos e palavras a liturgia-vida; é tornar célebre, inesquecível a ação que o Pai realizou em Jesus e através dele a toda a humanidade e continua hoje, em nós e através de nós e de todos que aderem ao projeto do Reino pela força e animação de seu Espírito.
Uma celebração, por conseguinte, pode ser uma festa, um ato, uma comemoração ou outro tipo de evento festivo. O seu objetivo é recordar ou comemorar algum acontecimento, uma data especial ou homenagear uma pessoa.
A Santa Missa, ou Celebração Eucarística, é um ato solene com que os católicos (romanos, coptas e ortodoxos) celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz e Sua Ressurreição.
Comemorar auxilia a reduzir ansiedade, direciona para o acerto (foco na solução), melhora autoestima, aumenta neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar, principalmente a dopamina e serotonina, se for acompanhado de contato social, dança e música, também aciona a oxitocina e a endorfina.
Desde os mais primitivos, os seres humanos sempre celebraram fatos e datas e sempre comemoraram intensamente suas conquistas e vitórias. Assim, do ponto de vista antropológico, celebrar e comemorar é fundamental para a vida em sociedade pois cria o engajamento das pessoas e eleva a autoestima do grupo.
A Ceia do Senhor não é apenas um benefício para nós, mas também um culto a Deus. Ela é uma forma de adorarmos a Deus pelo seu grande amor por nós em Cristo. Ela é uma forma de agradecermos a Deus pela sua maravilhosa salvação em Cristo. Ela é uma forma de testemunharmos a Deus e ao mundo a nossa fé em Cristo.
As Celebrações da Palavra são atos litúrgicos reconhecidos pela Igreja e são uma oportunidade de o Povo de Deus viver o domingo alimentando-se da Palavra de Deus e, onde é possível, comungando da Eucaristia.
Qual o versículo da Bíblia que fala sobre celebração?
Então celebrem a Festa da Colheita em homenagem ao SENHOR, seu Deus. Levem uma oferta voluntária proporcional às bênçãos que receberam dele. Será um tempo de celebração diante do SENHOR, seu Deus, no lugar que ele escolher para habitação do seu nome.
Salmos 34:1 Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. Mais do que um momento de celebração, o culto em agradecimento a mais um ano de vida foi um momento de reflexão e de recordação.
Comemorar exprime a ideia de «lembrar», mas celebrar é seu sinónimo, se bem que de sentido mais próximo de festejar. O facto é que comemorar e celebrar querem dizer ambos «solenizar», com ou sem festa.
Na Celebração da Palavra, sejam valorizados os seguintes elementos: 1) Reunião em nome do Senhor; 2) Proclamação e atualização da Palavra; 3) Ação de Graças; e 4) Envio em Missão.
Presidir: O Sacerdote que em nome de todos os outros Sacerdotes-presentes que estão concelebrando, preside a Santa Missa, faz as orações própria do Presidentes. Celebrar: Dentro do contexto da pergunta seria quando um Sacerdote sozinho celebra a Santa Missa sem a ele estar associado outros Sacerdotes.
Qual a diferença entre Celebração da Palavra e Missa?
A Missa é o ato mais importante do culto católico e ortodoxo, no qual o celebrante realiza a consagração eucarística, renovando o procedimento de Jesus. A Celebração da Palavra, por outro lado, é uma forma de culto que se concentra na palavra de Deus, através das leituras e da homilia.
Em preparação para o Jubileu 2025, a Igreja Católica dedica o ano de 2024, como o “Ano da oração”. O anúncio feito pelo Papa Francisco, convida aos católicos para a comunhão em oração pelo jubileu e por tudo o que já viveram na igreja, até os tempos atuais.
Mas para que ir à missa, se não posso comungar? Para oferecer a Deus o sacrifício redentor de Cristo! É claro que a Igreja recomenda, para as pessoas que estiverem em condições de fazê-lo, que comunguem; mas isso não significa que é imprescindível comungar para participar da missa.