O CMV (Custo da Mercadoria Vendida) é o valor total dos custos associados aos ingredientes e produtos utilizados na preparação dos pratos vendidos. Ele inclui custos diretos como ingredientes, embalagens e insumos.
O CMV, Custos da Mercadoria Vendida, é um cálculo simples que inclui o lucro, a receita e a gestão do estoque de um estabelecimento. Ou seja, ele permite que o comerciante saiba os resultados das vendas do seu negócio. Esse método é aplicado em todos os tipos de restaurantes e também avalia as etapas de produção.
CMV (Custo da Mercadoria Vendida) é a soma de tudo que a empresa gasta para comprar, produzir e estocar seus produtos e mercadorias até que eles sejam comercializados. Inclui o pagamento dos fornecedores, custo do frete, incidência de impostos, seguros, dentre outros gastos.
Qual o CMV ideal? O Custo de Mercadoria Vendida também está relacionado ao tipo de serviço prestado. O CMV ideal gira em torno de 30% a 40%, sendo que abaixo disso está excelente, mas acima torna-se muito perigoso para o negócio.
Ficha Técnica: O primeiro passo para controlar seu CMV
Quanto menor o CMV melhor?
Quanto menor o CMV, maior será o lucro bruto da empresa. Ou seja, é uma lógica inversamente proporcional. Contudo, há determinadas empresas que estão aptas a obter lucro mesmo diante de margens consideradas baixas.
Um CMV alto é aquele que impede o seu negócio aferir um bom lucro. De modo geral, um CMV acima de 35%, quando somados às outras despesas variáveis que todo negócio têm, já pode indicar uma baixa lucratividade o que significa também, negócios em risco.
Para calcular o CMV (Custo de Mercadoria Vendida), é necessário aplicar a fórmula CMV = EI + C – EF. Nela, EI é o valor do estoque inicial, C são as compras extras feitas pelo seu negócio e EF é a quantia do estoque final após o período determinado para o cálculo.
Como utilizar o CMV para otimizar a gestão do estoque?
Calcular o estoque final: Verifique o valor total do estoque de mercadorias no final do período analisado. Isso inclui os ingredientes e insumos restantes após o período. Calcular o CMV: Utilizando a fórmula abaixo, calcule o Custo de Mercadorias Vendidas: CMV = Compras Líquidas + Estoque Inicial – Estoque Final.
Como calcular o CMV quando não tem estoque inicial?
A fórmula para calcularmos o estoque final mensal consiste em, primeiro, calcular o valor aproximado do CMV: CMV = Receita Operacional mensal / markup médio aplicado no estoque. O markup médio é o quanto a empresa remarca a mercadoria que está no estoque para vender.
A partir do conhecimento e da identificação de todos esses gastos da empresa, já é possível calcular o custo de um produto. A operação é simples, conforme abaixo: CD (Custos Diretos) + CI (Custos Indiretos) + CF (Custos Fixos) + CV (Custos Variáveis) = CT (Custo Total).
O CMV serve para calcular o lucro bruto das vendas e descobrir quanto foi investido, proporcionalmente, para conseguir vender um produto. Ele é indicado para pequenas indústrias e estabelecimentos comerciais nos quais não há grande variação de custos, ou seja, onde há algo mais próximo de um custo padrão.
Para calcular o CMV de um prato liste todos os insumos necessários para a sua produção, com quantidade e custo. Some os custos dos insumos para obter o CUSTO TOTAL do nosso prato. Agora para calcular o CMV dividimos o CUSTO TOTAL pelo preço de venda e multiplicamos por 100.
O relatório CMV ou Custo da Mercadoria Vendida apresenta o custo dos produtos que foram vendidos no período. E esses valores são essenciais porque devem ser considerados no momento de apurar a lucratividade da sua empresa.
Como interpretar o CMV? Interpretar o CMV envolve analisar sua relação com a receita de vendas. Um CMV alto em relação à receita pode indicar que os custos de produção estão altos, reduzindo o lucro bruto.
A fórmula para calcular o giro de estoque usando CMV é: Giro de Estoque = CMV / Estoque Médio. Onde: CMV é o custo da mercadoria vendida durante um período específico. Estoque Médio é calculado como (estoque inicial + estoque final) / 2.
Para fazer o cálculo CMV é simples e você só precisa seguir esta fórmula: CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final. Mas existem outras formas de calcular o CMV e entender os custos das mercadorias vendidas de acordo com o estoque.
O CMV ideal vai depender do tipo do seu negócio. De qualquer forma, o ideal é um giro em torno de 30% a 40%. Abaixo disso já está bom, mas acima se torna um perigo para o negócio.
Um CMV muito baixo indica com certeza queda de qualidade da matéria-prima, enquanto um valor muito alto pode demonstrar desperdício, compras mal elaboradas, preço de compra muito acima do mercado, extravio de mercadoria, desvio no estoque, entre outras questões.
Em geral, quanto maior o giro de estoque, melhor, pois significa que a empresa está lucrando mais. Mas o indicador depende muito do segmento de vendas.