Estudantes: Os estudantes regularmente matriculados na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, ensino superior, especialização, mestrado e doutorado tem direito a meia entrada.
Ser estudante é não apenas assistir aulas, é ser protagonista do seu aprendizado, explorando suas competências e habilidade, experimentando diferentes métodos e se dispondo a recalcular a rota diante das adversidades da vida!
Aluno é aquela pessoa que assiste às aulas e preocupa-se apenas com a nota da prova. Muitas vezes, ele estuda de última hora para passar nas avaliações da escola ou faculdade e faz os trabalhos e exercícios sem muita atenção. Estudante, por sua vez, é quem estuda instigado pela curiosidade.
Pessoa que estuda, que frequenta um estabelecimento de ensino, que está em processo educativo, que aprende. Na Educação Integral, esta pessoa é o centro de todo o processo. Ou seja, o currículo, os tempos, espaços e equipe responsável se organizam a partir de suas necessidades, interesses e ritmos.
PONTOS NEGATIVOS DO VISTO DE PROCURA DE TRABALHO EM PORTUGAL
Qual a diferença entre ser estudante é ser aluno?
“O aluno é aquele que se matricula em uma instituição de ensino, se compromete em frequentar as aulas e ser aprovado ao final do período letivo. Já o estudante é comprometido com o aprendizado além do ambiente escolar, sua mentalidade o impulsiona para um processo de aprendizagem contínua.”
Aluno (do latim alumnus), estudante ou discente é o indivíduo que recebe formação e instrução de um ou vários professores ou mestres para adquirir ou ampliar conhecimentos.
Ser aluno implica em aprender a saber e a saber-fazer, ou melhor: em aprender diversos saberes e afazeres, como, por exemplo, a estudar, ler e escrever, manejar instrumentos, adquirir atitudes, comportamentos específicos e a desenvolver estratégias de “sobrevivência”.
O estudante, além de ser dedicado ao saber, é também um defensor da educação e da democracia, atento às ameaças e riscos que podem interferir no acesso ao conhecimento. Luta-se com aquilo que se tem de mais precioso, a sabedoria. Aprendemos a ser inquietos, a indagar, a procurar e descobrir ideias e questões.
Os alunos que se destacam são aqueles que levam à sério a educação. Ou seja, eles não deixam o desânimo, a preguiça ou a procrastinação impedi-los de aprender, compreender e terminar as tarefas. Portanto, saber gerenciar o tempo e não se render à preguiça vão ajudar você a ser um ótimo estudante.
Toda a identificação é feita pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF), informado pelo representante da instituição de ensino no SEB, e pelo login único gov.br, onde constam diversos serviços do governo federal. No caso dos menores de idade, é preciso que o responsável legal baixe o app e permita que o jovem tenha acesso.
Temos o dever de estudar os assuntos ensinados e fazer os deveres de casa. Mas os nossos deveres como alunos não são apenas os de estudar e tratar bem o professor. Também temos o dever de tratar com respeito e dignidade nossos colegas e os funcionários da escola.
A transição do ensino médio para o ensino superior é sempre um momento delicado para os jovens. No Brasil, como em outros países, nem todos que obtêm uma vaga em universidades públicas conseguem finalizar o curso pretendido.
O termo “aluno” enfoca principalmente a relação com a instituição e o cumprimento das obrigações escolares. Por outro lado, um estudante é uma pessoa que se dedica ativamente à busca de conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades.
Para os adeptos dessa teoria, a palavra é formada pelo prefixo grego “a” (partícula de negação), unido ao elemento “lun”, corruptela de “lumen” (luminosidade). E, por significar ausência de luz, aluno torna-se uma palavra depreciativa e antipedagógica. Assim sendo, não seria apropriado o seu emprego.
Ser estudioso significa levar a sério os estudos e se comprometer com o aprendizado. Pessoas estudiosas fazem dos estudos uma prioridade e se mantêm firmes na preparação.
O Relatório Descritivo do Aluno vai além das tradicionais notas e avaliações quantitativas. Ele fornece uma análise qualitativa do desempenho do estudante, abordando aspectos como comportamento, participação, habilidades sociais, emocionais, cognitivas e de aprendizagem.
Saber ser aluno e saber ser estudante não é tarefa difícil nem impossível, estão ao nosso alcance. Nas aulas, estejamos atentos para entender o que é explicado e em casa, sejamos estudantes para aprender o que nos é proposto e para fixar o que foi estudado, nos disciplinemos para ter sempre uma boa noite de sono.
O estudante deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construí-los, com a ajuda dos professores e dos colegas. Abre-se espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e a criação. Desse modo, o aluno é um aliado na busca pelo conhecimento, visto que a escola o motiva a criar o seu caminho de aprendizagem.
Estudante é a palavra que permite fazer referência a quem se dedica à apreensão (assimilação), à posta em prática e à leitura de conhecimentos sobre determinada ciência, disciplina ou arte.
Estudantes: alunos da educação básica e educação superior, conforme previsto no Título V da Lei no 9.394, de 20.12.1996 . Idosos: com idade superior a 60 (sessenta) anos . Pessoas com necessidades especiais — e, em alguns casos, seus acompanhantes . Jovens de baixa renda de 15 a 29 anos.
É aprender a aprender. E levar esse aprendizado por toda a vida e em todas as situações. É estar aberto a novos desafios buscando a própria superação. É nunca perder a fé de que hoje será melhor que ontem e que amanhã será ainda melhor.