O construtivismo defende que as crianças da Educação Infantil devem ter contato com a língua escrita. A professora, ao ler para a criança, proporciona que esta perceba a leitura em si e adquira interesse em escrever. Tanto a leitura quanto a escrita devem estar presentes no ambiente alfabetizador (Nunes, 1990).
"Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado.
O construtivismo é uma visão da aprendizagem baseada no princípio de que o conhecimento não é algo que pode ser simplesmente dado pelo professor na frente da sala aos alunos em suas mesas. Em vez disso, o conhecimento é construído pelos alunos através de um processo ativo e mental de desenvolvimento.
O construtivismo como método de ensino entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem. Assim, deve ser estimulado a conquistar a sua independência, resolver problemas, elaborar hipóteses e levantar questões.
A metodologia de ensino construtivista tem, como principal objetivo, incentivar o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento lógico e da autonomia do indivíduo.
O construtivismo freireano vai além da pesquisa e da tematização: a terceira etapa do seu método - a problematização - supõe a ação transformadora. O conhecimento não é libertador por si mesmo. Ele precisa estar associado a um compromisso político em favor da causa dos excluídos.
Qual a principal chave do construtivismo na educação?
Uma das bases do construtivismo é a ideia de que os estudantes constroem seu próprio conhecimento a partir das suas experiências. Em outras palavras, os alunos usam seus conhecimentos prévios como base para criar seus novos aprendizados.
Na perspectiva construtivista, a diversidade individual é solenemente ignorada. Caso fosse considerada, o ensino se tornaria uma missão impossível, uma vez que o construtivismo não está equipado com as necessidades de avaliação e planejamento curricular indispensáveis a um ensino individualizado.
28 — Quais as desvantagens do construtivismo em relação a outras linhas de ensino? Sendo uma concepção pedagógica nova e flexível, não oferece à professora instrumentos tão seguros e precisos com respeito ao seu trabalho diário. Ainda há muito por sistematizar, admitem os construtivistas.
Desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920, o construtivismo considera que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção.
Neste trabalho, identificamos que, no Construtivismo pedagógico, o papel do professor é secundário, é o de ser um "facilitador da aprendizagem", e que o conteúdo pode ser desvalorizado em prol da "construção de conhecimentos".
Construtivismo kantiano. A inversão kantiana do sentido da relação entre sujeito e objeto é usualmente considerada a raiz do construtivismo contemporâneo. ...
O que é o ensino construtivista? A base do pensamento construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e, que para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar aprender a aprender.
Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado.
Construtivismo é uma teoria sobre a origem do conhecimento que considera que a criança passa por estágios para adquirir e construir o conhecimento. Tem como objeto de estudo da alfabetização a língua escrita (Nunes, 1990).
“O construtivismo é uma teoria de aprendizagem que considera o sujeito como um ser ativo no processo de construção do conhecimento, por meio de experiências e interações com o objeto do conhecimento e na relação e interação com outros sujeitos.
É na alfabetização que o aluno deve construir a consciência linguística da leitura. É fundamental que o educador, dentro da metodologia construtivista de alfabetização, tenha conhecimento sobre as diferentes etapas de aquisição de leitura e escrita — níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
Além disso, a metodologia Construtivista tem como princípio que o conhecimento se dá a partir da interação do sujeito com o meio, sendo que cada criança tem um tempo próprio para aprender.
Na escola construtivista, que faz oposição à concepção tradicional de aprendizagem, o aluno é o centro do processo de aprendizagem, exercendo um papel de protagonista e participante ativo, aprendendo, principalmente a partir das trocas com seus pares e com seus(suas) educadores(as).
Na visão construtivista, os erros são apontados como uma exigência da cognição que ainda não foram suficientemente atingidas pelo aluno, ou seja, como uma dificuldade inerente ao trabalho do pensamento em processo de rupturas.
Pontos negativos: – O aluno tem um papel passivo no aprendizado, sendo apenas o receptor do conteúdo detido pelo professor. Na maior parte das vezes tendo que memorizar conhecimentos sem sequer entendê-los. -O método tradicional desconsidera as diferenças entre as crianças e a forma como elas aprendem.
construtivismo, “[...] o conhecimento não tem sua gênese nem no sujeito, nem no objeto, mas resulta das interações estabelecidas entre o sujeito e objeto pela ação do sujeito. [...]” (COLLARES, 2003, p. 49). Piaget.
Assim, o ponto de partida do construtivismo é o de tomar como centro do processo de ensino as concepções das crianças a respeito do sistema de escrita. Da centralidade posta no ensino passa-se a focar no aprendizado.
Jean William Fritz Piaget (1896-1980) foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, e autor da Teoria Construtivista.