O que é controle de compliance?

Compliance significa estar de acordo com algum critério ou padrão, incluindo leis, determinações de órgãos fiscalizadores, normas regulamentadoras, melhores práticas e outras regras a serem seguidas.
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O que é a função de compliance?

O compliance faz parte da cultura organizacional, podendo executar processos e implantar controles. Ao contrário da auditoria, responsável por avaliar a estrutura de controles internos, devendo, assim, não se envolver na execução de processos e na definição de controles.
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Qual é a definição de compliance?

Compliance, como vimos, é o conjunto de procedimentos e regras que tem como objetivo manter a organização em linha com as normas vigentes, sejam elas legais ou internas. Para ser bem-sucedido, um programa de compliance precisa ter a adesão de todos os colaboradores da empresa e integrar a cultura organizacional.
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Qual principal objetivo do compliance?

No mundo da gestão, compliance significa estar em conformidade com leis e regulamentos e vem do verbo inglês “To comply”. A ideia é reduzir riscos e aumentar a segurança e a padronização dos processos da empresa. Isso garante que leis, normas e outros padrões sejam cumpridos com segurança.
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Quais os 5 tipos de compliance?

Quais os tipos de compliance?
  1. Empresarial. Esse é o tipo de compliance mais conhecido e se trata, justamente do que estamos falando aqui, colocar sua empresa em conformidade com as leis do seu mercado específico. ...
  2. Tributário. ...
  3. Trabalhista. ...
  4. Ambiental. ...
  5. Fiscal. ...
  6. Digital. ...
  7. Jurídico.
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COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS É A MESMA COISA? Principais Diferenças

Quais são as 3 fases do compliance?

Todavia, impossível prevenir a totalidade das situações e, dessa forma, detectar assume papel fundamental. A partir daí, a empresa precisa adotar postura consequente e corrigir imediatamente, caso algum desvio seja identificado. Dessa forma, ficam consolidados os 3 pilares: prevenir, detectar e responder.
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Quais são os 7 pilares de um programa de compliance?

1) Conhecimento sobre a organização; 2) Comprometimento da alta direção; 3) Autonomia da instância responsável; 4) Análise de perfil e riscos; 5) Estruturação de regras e instrumentos; 6) Comunicação interna e externa; e 7) Monitoramento contínuo.
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Quem é responsável pelo compliance na empresa?

O Conselho de Administração e os executivos sêniores têm a responsabilidade última pelo compliance na empresa. Eles definem o tom no topo, estabelecendo a importância do compliance e da ética como elementos centrais da cultura corporativa.
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Qual é a lei do compliance?

Criada em 2011, a Lei nº 12.529 é outro mecanismo importante para a regulamentação das atividades empresariais. Seu foco é na concorrência de mercado. Popularmente conhecida como Lei Antitruste, estabelece diretrizes para prevenir práticas anticompetitivas, através da promoção de uma concorrência saudável no mercado.
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Como se aplica o compliance?

Como colocar o compliance em prática?
  1. Conheça bem a sua empresa. ...
  2. Envolva todos os seus funcionários e parceiros. ...
  3. Estimule uma cultura organizacional ética. ...
  4. Cuide para que as relações internas sejam justas. ...
  5. Monitore os processos. ...
  6. Não conhecer a legislação em vigor. ...
  7. Não monitorar a atuação dos funcionários.
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O que é LGPD e compliance?

Estar em compliance com a LGPD significa adequar a rotina e os processos ao texto da lei e, assim, inserir a empresa nessa nova cultura organizacional. Essa adequação garante maior segurança aos clientes, funcionários e parceiros, além de benefícios para as empresas, como veremos adiante.
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O que é o risco de compliance?

O risco de compliance — ou risco de conformidade — é exatamente essa exposição a penalidades legais e a perdas financeiras e de reputação que sua empresa pode enfrentar, caso não atue dentro da lei, das regras que delimitam a atuação do seu setor e, claro, dos seus próprios regulamentos internos.
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Qual é a atividade que se aplica ao compliance?

Compliance é a adoção de procedimentos internos por meio de um programa cuidadosamente estruturado e que tem como objetivo fazer com que a organização esteja em conformidade com leis, normas e regulamentos vigentes, inclusive regulamentos internos, sobretudo o código de ética e conduta.
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Qual a missão do compliance?

O compliance é o ato de estar em conformidade com determinadas as leis, normas e regras. Pode ser tanto em relação às leis federais ou às políticas corporativas. Nas empresas, sua aplicação trata-se basicamente de estar em conformidade com os regulamentos, diretrizes e, claro, leis que regem sua atuação.
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O que é estar em compliance?

“Ser compliance” é conhecer as normas da organização, seguir os procedimentos reco- mendados, agir em conformidade e sentir quanto é fundamental a ética e a idoneidade em todas as nossas atitudes.
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O que é análise de compliance?

A análise de compliance nada mais é do que uma observação criteriosa de como a empresa tem colocado as diretrizes do programa em prática. Esse monitoramento deve ser realizado a fim de identificar falhas ou apenas questões a serem aprimoradas.
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O que é crime de compliance?

O que é compliance criminal? Considerando o acima exposto, podemos afirmar que o compliance criminal é uma extensão do programa de integridade empresarial, ou parte dele, focando especificamente na prevenção de atividades criminosas, como corrupção, prevaricação, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e suborno.
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Onde o compliance é exigido?

Como já dissemos, a obrigatoriedade do compliance nas licitações públicas deve ser estabelecida nos editais, de acordo com as leis estaduais ou municipais. O estado do Rio de Janeiro e o Distrito Federal, por exemplo, já aprovaram leis para regulamentar as exigências de programas de integridade.
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Quem é obrigado a ter compliance?

As empresas públicas, as sociedades de economia mista e as demais entidades sujeitas à Lei das Empresas Estatais (a Lei Federal nº 13.303/2016) são obrigadas a implementar regras de governança corporativa e práticas de compliance, principalmente em relação às contratações e ao relacionamento com o público externo.
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O que a empresa ganha com o compliance?

Aumenta a credibilidade no mercado

Empresas que demonstram comprometimento com práticas éticas e legais, por meio do compliance, ganham a confiança de clientes, parceiros de negócios e investidores.
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Quais os 3 pilares da compliance?

Recente pesquisa do FDJUR/GEJUR apresentou um resumo dos 3 pilares do compliance, respondidos por 120 departamentos jurídicos do Brasil. Abaixo o resultado da pesquisa e alguns comentários: Realizamos uma pesquisa sobre os três pilares do Compliance: Prevenção, Detecção e Tolerância.
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Como é chamado o profissional que cuida do compliance?

O analista de compliance, ou especialista em compliance (conforme a senioridade do cargo), é um profissional que assegura que uma organização esteja em conformidade com as leis, regulamentos e normas aplicáveis ao seu setor de atuação.
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O que significa o termo due diligence?

O termo due diligence (diligência prévia, em português), denomina o procedimento de estudo e investigação de diferentes fatores de uma empresa, tendo como objetivo analisar possíveis riscos que ela pode trazer para os diferentes públicos interessados (compradores, investidores, fornecedores, parceiros de negócios e ...
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Quais as fases do compliance?

Afinal, quais são as 3 fases do Compliance?
  • Diagnóstico. Identificação de Riscos: Nesta fase, as organizações realizam uma análise detalhada para identificar os riscos ligados às suas operações, bem como a avaliação de fatores que podem levar a não conformidades legais, regulatórias ou éticas; ...
  • Implantação. ...
  • Investigação.
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Como elaborar um programa de compliance?

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