CPA – Certificado Profissional Anbima Essa modalidade de certificação talvez seja a mais conhecida para os bancários. CPA -10 e CPA -20 são obrigatórias para funcionários de instituições financeiras que atuam na venda ou prospecção de produtos de investimento.
A sigla CPA significa Certificação Profissional Anbima e refere-se basicamente à instituição que a oferece, seguida do seu número de identificação. Há, inclusive, duas versões: a CPA-10 e a CPA-20.
A CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA Série 10) é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para o varejo em agências bancárias ou plataformas de atendimento. A quem se destina: Profissionais que trabalham em instituições que seguem nosso Código de Certificação.
A CPA-10 é recomendada para quem está no início da carreira bancária, a CPA-20, por sua vez, é voltada para os profissionais que, além de buscarem outros degraus da carreira bancária, lidam ou pretendem lidar com clientes com maiores recursos.
A principal diferença, é que apenas os profissionais com o CPA -20 poderão atender os segmentos alta renda, private, corporate e investidores qualificados. Cabe ressaltar que a diferença do currículo cobrado na série 10 e 20 não é tão grande.
CPA é a sigla para Certificação Profissional ANBIMA. Basicamente, a CPA é um documento que atesta o conhecimento na área de investimentos, fornecido pela maior associação das instituições que atuam nos mercados financeiros do Brasil, para profissionais gestores de patrimônios.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um setor constituído em todas as Instituições de Ensino Superior (IES), em cumprimento à Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).
CPA é o custo por aquisição. Nesse método de cobrança, o anunciante só paga quando alguma conversão é realizada, como um download, uma venda ou outra ação similar. Portanto, é um pagamento de baixo risco para as empresas.
Por exemplo, a Certificação CPA 10 se destina a atender profissionais que trabalham em instituições que seguem códigos específicos ou instituições financeiras em geral. Também é voltada para estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos. Nesse contexto, a certificação traz maior segurança ao investidor.
O CPA, também conhecido como custo por ação, é uma métrica importante normalmente usada no setor de publicidade para medir quanto custa para obter uma conversão. Essas ações podem ser qualquer coisa, desde a compra até o preenchimento de um formulário de geração de clientes em potencial (leads).
Uma das mais reconhecidas e considerada uma das mais difíceis, é a CFA. Por esse motivo, a certificação CFA abre portas para aqueles que desejam trabalhar como analista financeiro não só no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo em alto nível.
1. CPA-10. Primeiramente, destaca-se o CPA-10 (sigla para Certificação Profissional Anbima – Série 10). Assim, essa certificação é voltada para quem tem interesse em atuar na área de prospecção de clientes ou venda de produtos de investimentos junto aos investidores tanto pessoa física quanto jurídica.
Para quem está no início da carreira bancária, terminando a graduação ou tem pouco conhecimento sobre o mercado financeiro, a CPA-10 é a melhor escolha.
COMO SE CERTIFICAR COM A CPA-20? Para se certificar, é necessário aprovação no exame. A prova tem 60 questões, a serem resolvidas em até 2h30. Para ser aprovado, é necessário acertar no mínimo 42 questões.