Precisa estar em jejum para fazer exame de creatinina?
Para o teste de ureia e creatinina não é necessário estar de jejum ou realizar qualquer outro preparo. Se você toma alguma medicação regular é importante comunicar ao laboratório, pois isso pode influenciar na interpretação dos resultados. Se suspeita de problemas renais, procure um especialista o mais rápido possível.
Quantas horas de jejum para realizar exame de creatinina?
Para hemogramas, o jejum também não é necessário se a coleta for feita após dieta leve. Já outros, como creatinina e ácido úrico, precisam de apenas 3 horas sem ingerir alimentos.
Como esse exame é feito? A realização do exame de creatinina é muito simples. Precisamos apenas fazer a coleta de uma pequena amostra de sangue por meio de punção, ou a coleta de urina, para que seja analisado em laboratório investigando as concentrações de creatinina.
Quando a creatinina alta é preocupante? A elevação da creatinina é sempre motivo de preocupação, pois, em geral, indica um comprometimento significativo da função renal, geralmente de pelo menos 40 a 50%.
A creatinina alta acontece por alterações na função dos rins, podendo surgir por situações simples, como desidratação, consumo de grandes quantidades de proteína e suplementação com creatina, ou por problemas mais sérios, como infecção renal, diabetes descompensada e pressão alta, por exemplo.
Porque tem que fazer exame de creatinina antes da tomografia?
Por isto a necessidade do exame de creatinina para saber com exatidão como está a função dos rins. Neste caso, o exame é solicitado para pacientes que relatem já terem tido problema renal, idosos, portadores de patologias renais ou pressão alta.
O que pode interferir no resultado do exame de creatinina?
Os valores de referência da dosagem de creatinina podem variar de acordo com cada laboratório. Além disso, fatores como composição muscular, idade, gênero e hábitos de vida também influenciam nos resultados. Dessa maneira, somente um médico é capaz de indicar com precisão se o paciente está com creatinina alta.
O que acontece se eu fizer exame de sangue sem jejum?
A maioria dos exames laboratoriais não requerem a necessidade de jejum e podem ser coletados sem nenhum problema. Se você coletar sangue sem fazer o jejum que é solicitado para determinado exame, os resultados desse exame podem não ser precisos ou exatos.
Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame?
Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja “contaminado” com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.
O consumo de água não interfere nos resultados da coleta de sangue, em exames que requerem jejum. Já o exame de urina não exige jejum, mas o excesso de água pode alterar as taxas hormonais, devido à diluição da amostra. Entretanto, se seu exame envolve algum tipo de anestésico, você não poderá beber água.
Quais os exames que precisam de 12 horas de jejum?
Importante: Para exames de glicose, colesterol total, frações (HDL e LDL) e triglicerídeos, quando solicitados na mesma requisição o jejum deve ser de 12 horas e não ultrapassar 14h. Quando for realizar algum exame laboratorial, sempre siga todas as orientações médicas e dos profissionais do laboratório.
Por via de regra, a creatinina elevada significa funcionamento inadequado do rim. Isso pode acontecer de forma aguda, quando há uma elevação súbita em decorrência de algo que está prejudicando o funcionamento renal, como, por exemplo, desidratação, anti-inflamatórios, infecções graves e algumas doenças.
Alguns alimentos têm propriedades diuréticas que aumentam a produção de urina e eliminam resíduos do corpo, incluindo a creatinina. Alguns exemplos de alimentos diuréticos incluem melancia, abacaxi, aipo e pepino. Adicionar esses alimentos à dieta mantém os rins saudáveis e reduz os níveis de creatinina no corpo.
Uso de medicamentos: alguns medicamentos podem afetar a função renal e levar a um aumento da concentração de creatinina sérica, como antibióticos (como aminoglicosídeos), anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), medicamentos para pressão arterial (inibidores da ECA, bloqueadores dos receptores de angiotensina), entre ...
Precisa de jejum para fazer exame de ureia e creatinina?
Para o teste de ureia e creatinina não é necessário estar de jejum ou realizar qualquer outro preparo. Se você toma alguma medicação regular é importante comunicar ao laboratório, pois isso pode influenciar na interpretação dos resultados.
Para finalizar, é hora de descobrir algumas dicas para manter os nossos rins sempre saudáveis e, assim, deixar as taxas de creatinina dentro dos valores adequados de referência (0,60 a 1,2 mg/dL para as mulheres e 0,70 e 1,3 mg/dL para os homens, normalmente).
Na dieta para problemas renais é importante controlar a ingestão de proteínas, como frango, feijão, peixe e ovo, pois o seu consumo excessivo pode sobrecarregar os rins, favorecendo a ocorrência de sinais e sintomas, como dor nas costas, cansaço, dor ao urinar ou vontade frequente de urinar.