Coroa — Rei/Rainha da Montanha (KOM/QOM) ou Recorde do Percurso (CR) A coroa significa o melhor desempenho em um determinado segmento. As coroas são concedidas ao atleta mais rápido até o momento na classificação geral de um segmento.
R. Recuperação ativa: momento entre um estímulo e outro durante o treinamento em que o corredor se mantém fazendo exercício com uma intensidade mais baixa do que o estímulo. É ideal para otimizar a capacidade de remoção do ácido lático.
TSI: esforço de cada exercício, onde tanto a intensidade quanto a duração do treino são combinados em um único valor. O TSI pode ser apresentado com estas variações: TSI Speed: baseado na velocidade, utilizado em treinos de corrida ou natação.
O melhor tempo que um corredor leva para correr determinada distância. RP= Recorde Pessoal. Quando o corredor acaba perdendo a intensidade em um treino ou prova e não consegue seguir o ritmo planejado.
Não há uma forma universal que determine qual o pace ideal para corridas, mas, se numa prova de 5 km o seu objetivo for ficar acima da média dos corredores e tentar o pódio, dependendo da sua idade, você deve completar o percurso em até 30 minutos, ou seja, num pace de 6 minutos por quilômetro.
O tempo médio para percorrer essa distância pode variar entre 25 até 40 minutos em média para iniciantes. Dessa forma, a alimentação pode não impactar tanto durante a atividade quando pensamos em energia para o corpo.
O pace de corrida se refere à velocidade média em que um corredor percorre uma determinada distância. Ele é frequentemente medido em minutos por quilômetro (min/km).
TRAINING STRESS SCORE (TSS) / PONTUAÇÃO DE ESTRESSE DO TREINO (PTE) Finalmente temos a pontuação de esforço do treino (TSS), que é um número atribuído ao treino para te informar o quão duro a atividade foi.
No Tempo Run o atleta treina durante em um ritmo “confortavelmente forte” por um período contínuo de tempo, dependendo da distância da prova-alvo. Porém, a função não é correr o máximo o tempo todo, pensando na linha de chegada, como em uma prova.
Na corrida de orientação, como também é chamada, os competidores precisam passar por vários pontos de controle (conhecidos como PCs), na ordem determinada, no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e uma bússola.
De acordo com a pesquisa, a velocidade ideal para chegar à combinação de longevidade com qualidade de vida varia entre 5 e 7 km/h - um pace que gira entre 8,5 e 12 minutos por km.
Ele é o ritmo médio de um corredor em determinado trajeto, medido em minutos por quilômetro. Dessa forma, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância. Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro.
O ideal é que você já consiga percorrer, com conforto, um trajeto de 10 km (ou mais) entre os paces de 5 e 4min45s/km. Estando dentro dessa faixa de ritmo, você conseguirá seguir a planilha ao lado de forma efetiva.
Qual é um pace bom para iniciantes? Um ritmo confortável para iniciantes varia de 6:00 a 7:30 minutos por quilômetro. Ou, como é mais comum de representar: 6′ à 7'30”.