Curau, jimbelê ou canjica é uma iguaria típica da culinária brasileira🇧🇷 tem como principais ingredientes creme de milho verde🌽, leite🥛, leite condensado, leite de coco e canela em pó para finalizar. Tem como resistir? 😋 Venha já saborear essa delícia na Kennedy.
O curau é um tipo de mingau (que, veja só, também termina em U) feito de milho verde, leite e açúcar, e cozido até alcançar uma consistência firme de pudim. É uma receita simples, com apenas três ingredientes, e deliciosa.
É um prato típico das Festas Juninas. Na região Nordeste e Norte do Brasil o prato é chamado de canjica, enquanto nas regiões de cultura caipira e no interior do estado do Rio de Janeiro é denominado de curau e papa de milho ou ainda de mingau de milho.
Curau, por sua vez, pode ter origem na palavra 'kora', cujo significado atribuído é 'pasta' ou 'pastinha', semelhante à consistência do curau. Ainda é considerada a hipótese de vir das papas portuguesas (parecidas com o cozido), feitas tanto salgadas quanto doces.
Canjica, mungunzá, chá de burro ou curau, como é conhecido na região Sudeste, são variações de nomes de pratos de origem africana feitos à base de milho que se popularizaram bastante no Brasil, consumidos principalmente no período das festas de São João, em junho.
“A canjica, que para nós nordestinos é munguzá, no Sul e no Sudeste tem uma tradição de ser feita mais com milho branco, mas, para nós, é feito com milho amarelo”, explica.
Por ter alta quantidade de fibras, vai trazer maior saciedade e auxiliar no emagrecimento. Além disso, a fibra ajuda na redução do colesterol, pois diminui a absorção das gorduras que podem estar presentes nos alimentos. É um alimento rico em carotenoides, o que dá a sua cor amarelada e é percursor da vitamina A.
3. Porque o Curau de Milho talha ou amarga? O ponto mais importante para que seu Curau não fique “amargo” é não ralar o sabugo do milho (a parte branca abaixo dos grãos).
Segundo dona Madá, o caruru é uma receita preparada com quiabo picadinho, camarão seco, cebola, amendoim, castanha de caju e azeite de dendê. “Tem a mesma base do vatapá”, resume.
Para regiões norte e nordeste, por exemplo, a palavra mungunzá é amplamente utilizada. Em contrapartida, nas regiões sul e sudeste o chamam de canjica.
O curau de milho é originado do pudim europeu e de uma bebida espessa utilizada pelos índios tupis, já que o termo vem do tupi minga'u, uma bebida espessa utilizada também em rituais.
Para ele, a origem de canjica é o termo canja. O termo viria de Kanji, termo da língua malaiala falada na região de Malabar, sudoeste da Índia e que significa “arroz com água”. Assim, conforme os estudioso, o nome de batismo da canjica tem origem asiática.
O chá de burro é um mingau feito de milho, arroz e leite de coco, que tradicionalmente é acompanhado pelo cuscuz. Esta é uma refeição regional, e que dá identidade à gastronomia local. Segundo Evandro, a venda de chá de burro começou com seu pai Manduca há cerca de 95 anos, ou seja, a tradição já é quase centenária.
Curau Cremoso, uma sobremesa típica de festa junina que além de deliciosa, é super fácil de fazer. Você ainda pode comer na versão quentinha e cremosa ou geladinha, com textura mais firme.
Preparo doce: milho branco muito utilizado com leite de coco, amendoim e açúcar. No sul e sudeste, ainda costuma-se adotar o leite condensado, para adoçar e agregar cremosidade, sendo conhecido por muitos como canjica.
Agora, para resolver o problema do espessante, existe uma maneira bem simples. Basta dissolver a farinha ou o amido em um pouquinho de água ou leite, até ficar completamente homogêneo. Só depois adicione à mistura e leve para cozinhar. O seu curau ficará lisinho e cremoso em poucos minutos!
Chá de Burro ou mingau de milho, muito conhecido no Maranhão e servido em período de festa junina. #chadeburro #mingaudemilho #canjica #food #foodie #fyp #foryou #receita.
O curau é também conhecido como canjica, canjiquinha e papa de milho. O nome varia conforme a região. É um mingau feito com milho verde de textura pastosa. Na Frutos de Goiás, o Curau é um preparo obrigatório no processo do sorvete e picolé de milho verde.