Um díodo é um dispositivo semicondutor que basicamente atua como um interruptor de um sentido para a corrente. Permite que a corrente passe facilmente numa direção, mas impede consideravelmente a corrente de passar na direção oposta.
O capacitor para micro-ondas de 0,92uF X 2100V é um componente crucial nos circuitos de alimentação de energia de fornos de micro-ondas. Sua função principal é armazenar energia elétrica e liberá-la conforme necessário para operação do forno.
A função mais básica do capacitor é a de armazenar cargas elétricas em seu interior. Durante as descargas, os capacitores podem fornecer grandes quantidades de carga elétrica para um circuito. Os capacitores levam um pequeno tempo para serem carregados completamente, entretanto, sua descarga geralmente é rápida.
Além de serem utilizados para armazenar cargas elétricas, como as baterias, os capacitores podem ser usados para outros fins, como em circuitos alimentados por correntes elétricas alternadas, quando se deseja a formação de uma corrente elétrica contínua. É o caso de geladeiras, liquidificadores e máquinas de lavar.
– Se a tensão no sentido direto for igual à tensão de barreira e a tensão no sentido reverso for maior ou igual à tensão de barreira, o diodo está bom. – Se a tensão no sentido direto for maior que a tensão de barreira o diodo deve estar Aberto.
No geral, podemos dizer que um diodo se comporta de duas maneiras: Como um curto-circuito, permitindo a passagem de electricidade (polarização direta). Como um circuito aberto, impedindo a passagem de corrente (polarização inversa).
O diodo é um dispositivo eletrônico que permite a condução de corrente elétrica em um sentido, e o bloqueio da corrente no sentido oposto. É usado em diversas aplicações eletrônicas, desde circuitos simples até os mais complexos.
O que pode ser quando o microondas Liga mas não esquenta?
Se o micro-ondas liga mas não esquenta, pode ser que o eletrodoméstico e a tensão da tomada não sejam compatíveis. Nesses casos, a melhor maneira de evitar o problema é checar antes da compra a tensão necessária para o aparelho funcionar perfeitamente. Além de verificar a voltagem, é necessário ficar atento à potência.
A potência média de um forno microondas é de 1500 watts, o que conduz uma corrente aproximada de 12 amperes, se utilizado em uma rede de 127 V; e 7 amperes, se utilizado em redes de 220 V.
Quando há variação brusca ou um pico de tensão na rede elétrica pode exceder a capacidade do inversor de suportar a tensão no circuito intermediário. Isto causa a queima dos componentes eletrônicos, como capacitores, transistores, diodos, etc.
Para diodos de silício convencionais, essa tensão é em torno de 0,6 a 0,7 volts, enquanto para diodos de germânio é menor, geralmente em torno de 0,2 a 0,3 volts.
No modelo, o diodo se comporta como um curto-circuito quando atravessado por uma corrente que vai do anodo para o catodo, chamada de corrente direta, e como um circuito aberto quando há uma diferença de potencial negativa entre seus terminais.
Os diodos possuem dois terminais, um chamado de anodo e outro chamado de catodo. A corrente flui no sentido do anodo para o catodo, e é bloqueada no sentido contrário, veja a figura 6.2.
Num LED, você encontra dois terminais semicondutores: ânodo e cátodo. Quando uma corrente elétrica passa pelos terminais, elétrons se recombinam entre eles e emitem fótons (pacotinhos de energia que compõem a luz). Assim, o LED gera luz, num processo chamado eletroluminescência.
A resistência do diodo em no ponto de operação pode ser encontrada simplesmente encontrando-se os valores correspondentes de VD e ID, conforme mostrado na figura abaixo. A resistência ac ou dinâmica é determinada pela inclinação de uma linha reta tangente à curva no ponto de operação Q mostrado na figura abaixo.
Quando o diodo está polarizado diretamente, conduzindo corrente elétrica sob a condição V > Vγ, diz-se que o diodo está em condução. A polarização inversa de um diodo ocorre quando o lado n fica submetido a um potencial positivo relativo ao lado p do componente.
Quando o capacitor está ruim o que acontece com a máquina?
Um capacitor defeituoso pode causar vários problemas no funcionamento de um aparelho eletrônico, como ruídos, instabilidade, aquecimento excessivo ou até mesmo explosão.
O principal mecanismo que causa a degradação e falha de capacitores eletrolíticos é a lenta evaporação do eletrólito ao longo do tempo, e claro, isso é piorado em temperaturas mais altas. Isso resulta em menor capacitância e maior resistência série efetiva (ESR).