O primeiro dia do mês é escrito em ordinal: 1º de fevereiro, e não 1 de fevereiro. Número referente a ano não tem ponto: 1997, e não 1.997. Em infográficos, tabelas, créditos de imagens, crawl ou textos de agenda, pode-se usar a data de forma abreviada: 7/2/12.
A terça parte significa que vamos dividir o valor em três partes e pegamos uma. Ou seja, devemos dividir esse 12 em três partes iguais e pegar uma. 12 dividido por 3 é igual a 4. Isso porque 12 é 4 + 4 + 4.
Nesse contexto, job refere-se a um emprego ou posição remunerada que uma pessoa ocupa como parte de sua carreira ou meio de sustento. É a atividade pela qual alguém é pago regularmente. She just got a new job as a marketing manager. Ela acabou de conseguir um novo emprego como gerente de marketing.
Essa abreviação indica que algo ainda não foi informado ou não tem definição prévia para acontecer. O significado em português é “a ser anunciado”, ou seja, algum dado que não foi revelado e que será em breve. É a abreviação da expressão to be announced. TBA possui maior utilização em lançamentos.
Respondemos: não, não existe no idioma pátrio a expressão “dia um”. Há que se usar, quer na escrita, quer na fala, “dia primeiro, dia dois, dia três…”, e assim por diante. Igualmente, o correto, no registro escrito de datas, é sempre utilizar o ponto, em vez da barra ou de traço.
Diz-se «na data de» seguida de uma determinada data (p. ex., «na data do 25 de Abril» ou «na data de 25 Abril»). «À data de» tem um sentido ligeiramente diferente e usa-se noutro contexto.
3.2 Sistema Autor-data: indica-se a fonte, pelo sobrenome do autor, nome da instituição responsável ou pelo título, seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses.
Assim, para a primeira década deste século/milénio, «anos 00» afigura-se-nos algo confuso e ambíguo, sendo de evitar; «anos 2000», apesar de melhor, afigura-se-nos, ainda assim, de rejeitar pela confusão a que se presta; restando «década de 2000» como opção mais aceitável.
Para evitar confusões, costumo indicar a data grafando o ano sem abreviatura e o mês com as três primeiras letras (ex.: 2004-NOV-03). Assim, a indicação é perfeitamente entendida em todas as oito pátrias da comum língua.
Ao escrever datas inteiramente por meio de números, porém, a padronização internacional atual recomenda o uso de sempre dez dígitos – dois para dia e dois para o mês (mesmo no caso de números menores que dez) e quatro algarismos para o ano: 14/09/2017, etc. Em textos, use da seguinte forma: 7 de fevereiro de 2012.
Ou de acrônimos em inglês absorvidos na comunicação globalizada em rede, caso de fr (de “for real”, equivalente ao nosso “falando sério”) e nsfw (de “not safe for work”, aviso para algo que não é seguro para ser aberto no trabalho ou diante de outras pessoas, como um nude).
9. THX ou TKS (Thanks) Quer agradecer alguém de maneira abreviada? Basta usar “thx” ou “tks” para representar o “thanks” que nada mais é do que uma forma coloquial de “thank you”.