Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), as drogas vasoativas (DVA) estão entre os medica- mentos mais utilizados, pois auxiliam na terapêu- tica dos pacientes com o intuito de corrigir a ins- tabilidade hemodinâmica.
Norepinefrina, adrenalina, dobutamina, vasopressina… É praticamente impossível entrar em uma unidade de terapia intensiva e não ver alguma (ou algumas) dessas drogas vasoativas (DVAs) sendo administrada nas bombas de infusão contínua. São as DVAs, fármacos importantíssimos no manejo do paciente intensivo.
As drogas vasoativas mais utilizadas são as catecolaminas e, dentre elas, destacam-se a adrenalina, a dopamina, a dopexamina, a dobutamina, o isoproterenol e a noradrenalina. Dispõem-se os vasodilatadores também, como o nitroprussiato de sódio.
As drogas vasoativas (DVA) são amplamente utilizadas no ambiente das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com o objetivo de manter a estabilidade hemodinâmica dos pacientes. Tais medicamentos têm ação vascular periférica, pulmonar e/ou cardíaco, dependendo da dose administrada, interagindo com receptores diferentes.
A Demonstração do Valor Adicionado é um demonstrativo contábil utilizado para mensurar quanta riqueza a empresa produziu em um determinado período de tempo, além de como a riqueza foi distribuída aos sócios, empregados e governo.
A DVA é um relatório que mostrará como a empresa alcançou tal resultado e qual é o valor que será agregado ao PL. Como outras Demonstrações Contábeis, a DVA muito se assemelha ao DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício).
Consideradas amplo problema de Saúde Pública, as Doenças Veiculadas por Alimentos – DVA são causadas pela ingestão de alimento ou água contaminados. Um surto de DVA é caracterizado pela presença da doença em duas ou mais pessoas. No Brasil, o Estado de São Paulo possui o maior número de surtos de DVA notificados.
representam dupla-contagem, a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto (PIB). Essa demonstração apresenta o quanto a entidade agrega de valor aos insumos adquiridos de terceiros e que são vendidos ou consumidos durante determinado período.
Como dito, a noradrenalina é um importante vasoconstritor. Assim, é muitas vezes utilizada na UTI no tratamento de pacientes em choque, por exemplo, quando ocorre um desequilíbrio na oxigenação celular.
A Dopamina é o agente vasopressor de primeira linha recomendado para o tratamento do choque séptico. Em pacientes com sinais clínicos de choque e hipotensão não responsivos à reposição volêmica agressiva inicial, a Dopamina é o agente de primeira linha para o aumento da pressão arterial.
Dessa forma, para que a Demonstração de Valor Adicionado esteja correta, é preciso que a DRE esteja rigorosamente precisa. Além disso, os números da DVA são encontrados em forma absoluta e relativa. Portanto, precisam ter dados do período anterior, pelo menos, para que possam ser comparados.
Qual é o principal objetivo das drogas vasoativas DVA utilizadas na UTI?
As drogas vasoativas são fundamentais para o tratamento de qualquer tipo de choque circulatório que possa ocorrer com um paciente, sobretudo porque induzem ao aumento do débito cardíaco e, ainda, melhoram a oferta de oxigênio no sangue.
A Demonstração do Valor Adicionado é a demonstração contábil que apura o valor da riqueza gerada pela companhia, bem como a sua distribuição entre os agentes responsáveis pela geração dessa riqueza, como empregados, acionistas, governo, dentre outros. A parcela da riqueza não distribuída também é evidenciada pela DVA.
As DVAs são cartões nos quais constarão a atualização vacinal de cada criança, e serão entregues aos pais e responsáveis, que serão previamente comunicados pelas unidades educacionais sobre a necessidade de completar o esquema vacinal das crianças nas salas de imunizações das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que farão ...
A DVA surgiu na Europa a partir dos anos 70 e atingiu uma grande popularidade no Reino Unido com o propósito de evidenciar "como os benefícios e os esforços de uma empresa são divididos pelos empregados, provedores de capital, Estado e reinvestimentos" (Cunha, Ribeiro & Santos, 2005).
A SMS intensificará as ações de atualização vacinal de estudantes do ensino infantil, fundamental e médio por meio da entrega da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para utilização no ato da rematrícula nas escolas municipais.
Como o próprio nome sugere, a DVA mostra quanta “riqueza” foi adicionada no balanço da empresa entre uma data e outra. Essa riqueza, chamada de valor adicionado, é igual a diferença entre o custo que a empresa teve para produzir e tudo que ela efetivamente produziu de bens e serviços no final do processo.
Como a DVA é feita? A DVA é calculada a partir das receitas operacionais e não-operacionais da empresa durante um determinado período. Nesse momento, serão subtraídas da receita total da empresa todas aquelas despesas operacionais que aconteceram durante o período que está sendo analisado.
Empresas de capital fechado também poderão ser obrigadas a divulgar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) em seus balanços anuais. A medida está prevista no Projeto de Lei 4493/12, do deputado Marcon (PT-RS).
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é parte integrante do Balanço Social, que tem importância para medir o desempenho social e econômico das organizações, a sua função é esclarecer a riqueza criada pela empresa e sua distribuição (DE LUCA, 1998).
Quais informações devem constar na Demonstração do Valor Adicionado DVA?
De acordo com o CPC 09, o que deve constar no DVA? A DVA deve apresentar como a empresa gerou riqueza, considerando os fatores de produção e os esforços empregados. Além de incluir uma apresentação detalhada sobre como ocorreu a distribuição da riqueza gerada.