e4 (conforme Enciclopédia de Aberturas de Xadrez e ChessBase): 1. (e4) c5 (B20–B99): Defesa Siciliana, é a continuação moderna mais comum, que permite as Pretas lutar pelo centro, preparando-se para o lance d2–d4 (recapturar o peão com a dama) antecedendo com ... c5xd4.
Ou a Caro-Kann (1... c6), sólida até demais. Ou pode buscar defesas irregulares e surpreendentes, como a Pirc, a Alekhine ou até mesmo a Escandinava. Tem gosto pra tudo nessa vida.
R representa o Rei (em inglês, usa-se um K de King); D representa a Dama (ou Q de Queen); B representa os Bispos (o mesmo em inglês, para Bishop); C representa os Cavalos (em inglês N, para Knight, já que o K já é usado para o Rei) e T representa as Torres (ou R de Rook).
Cada jogada é indicada pela letra da peça, mais a coordenada da casa de destino. Por exemplo Be5 (bispo se move para e5), Cf3 (cavalo se move para f3), c5 (peão se move para c5). Como já citado, em algumas publicações, as peças são indicadas por representações gráficas ao invés de iniciais.
Entre as mais populares aberturas estão as famosas E4 e D4, os peões do Rei e da Rainha. Eles lutam imediatamente pelo centro do tabuleiro enquanto saem do caminho para outras peças se desenvolverem, como os Bispos e a Rainha.
O avanço do peão do Rei para a quarta casa da coluna do Rei é anotada, por exemplo, como "P4R". Tanto o nome da peça, como o nome da casa para a qual ela se dirige, são anotadas em maiúscula. As capturas são anotadas de forma bem resumida, dizendo apenas qual peça captura qual peça.
De maneira direta, a sigla GG representa “good game” ou “great game”, que traduzindo quer dizer “bom jogo”. O termo é usado pelos jogadores ao final de uma partida com destino aos colegas de equipe ou adversários, ao se despedir de uma rodada.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Grande (ou Grão) Mestre Internacional (GMI), mais conhecido na forma simplificada Grande Mestre ou Grão-Mestre (GM), é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais.
Bye. Uma rodada durante uma competição na qual um jogador não participa devido a um número ímpar de adversários. Um bye normalmente é marcado como 1 ponto, mas em algumas competições pode ser 1/2.
O cavalo é a peça mais complicada do xadrez! Ele se move de maneira muito diferente das outras peças e pode fazer o temido ataque duplo ou até mesmo um mate sufocado!
A mais poderosa é a Rainha devido ao seu grande poder de ataque. Apesar de o Peão parecer fraco com um valor de apenas 1, ter uma vantagem de 1 ponto em uma partida pode ser o caminho para a vitória. O valor das peças ajuda a entender como fazer trocas.
Desenvolvimento das Peças: Uma das estratégias mais importantes é desenvolver suas peças rapidamente, colocando-as em posições estratégicas no tabuleiro. Isso permite uma melhor mobilidade e um controle eficiente das casas-chave.
Se você não é do mundo gamer, provavelmente se perguntou o que significa o 'izi' no título desta matéria. 'Izi' é uma versão “abrasileirada” de 'easy', que, no inglês, é 'fácil'.
Wp (Watt-pico) é a unidade de medida utilizada para os painéis fotovoltaicos. Essa medida apresenta potência máxima que um painel pode fornecer em condições ideais, reproduzidas em laboratório; kWh (quilo-Watt-hora) é a unidade de medida de energia, da conta de luz.
AFK significa "Away From Keyboard" ("longe do teclado") e refere-se a quando um jogador sai de perto do computador/console/dispositivo móvel no meio de uma partida online sem sair do jogo. Para fins de penalização, isso é considerado igual a abandonar o jogo.
Para se registrar os lances devemos indicar a peça que move, em seguida a casa para onde a peça foi movida. Colocando-se primeiro a inicial maiúscula da peça (T=Torre; R=Rei; D=Dama; B=Bispo e C=Cavalo; o peão não precisa de inicial, basta a casa).
A promoção ocorre quando um peão atinge a fileira mais distante da sua casa inicial - a oitava fileira para as Brancas e a primeira para as Negras. Quando isso acontece, o jogador pode substituir o peão por uma dama, uma torre, um bispo ou um cavalo.
Basicamente, a notação algébrica mostra o número do lance, o nome da peça que foi movida e, em seguida, a casa que a peça passou a ocupar. Cada peça tem uma abreviatura (que falaremos a seguir), enquanto cada casa no tabuleiro tem seu próprio nome. Para saber mais sobre os nomes das casas, consulte este artigo.
Qual é a única peça que não pode voltar no jogo de xadrez?
Peão - O peão somente pode fazer movimentos adjacentes à sua posição anterior, isto é, não pode retroceder. O peão, assim como o rei só pode deslocar-se 1 casa à frente por lance, no entanto, quando o peão ainda está na sua posição inicial, este pode dar um salto de 2 casas à frente.