O termo órgão emissor ou expedidor diz respeito à instituição pública que realiza o registro e a emissão de algum documento - entram nisso a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros. Cada um desses documentos tem um órgão emissor diferente.
Então, quando a carteira é emitida, consta no topo SSP, que é o órgão expedidor, e ao lado da foto, aparece a informação seguida da sigla correspondente ao estado em que o registro foi emitido. Cada Estado brasileiro possui sua própria SSP, e suas ações.
O órgão emissor do RG (Registro Geral) é normalmente a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado. Por exemplo, a SSP/SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). no Rio de Janeiro, a carteira de identidade pode ser emitida pelo Detran-RJ ou pelo Instituto Félix Pacheco (IFP).
O registro de emissor busca garantir a divulgação de informações pertinentes aos emissores de valores mobiliários e suas respectivas atividades. Já o registro de oferta pública (ou da emissão) objetiva garantir a ampla divulgação de informações relacionadas aos valores mobiliários oferecidos no âmbito de cada oferta.
Na nova identidade, a UF aparece no verso do documento, próximo à "série”. No modelo antigo, costuma ficar sobre o órgão expedidor ou à frente dele. Essa definição vai de acordo com a sigla. São Paulo tem a sigla “SP”, enquanto a do Distrito Federal é “DF”.
No modelo novo do RG, a informação também fica na frente do documento e escrita por extenso logo abaixo do estado. Além disso, consta ainda a sigla do órgão emissor logo abaixo da data de nascimento, para facilitar a identificação do dado.
Normalmente, utiliza-se a UF em documentos de registro, como RG, por exemplo. Um RG com órgão emissor de São Paulo, sairá com "SSP-SP", onde o "SP", no final da frase, significa a Unidade Federativa do órgão emissor do documento.
Emissor – é aquele que transmite a mensagem. Receptor – é a pessoa que recebe a mensagem. Mensagem – é tudo aquilo que o emissor envia ao receptor. Código – é o conjunto de sinais utilizados na comunicação para transmitir a mensagem, podendo ser de várias maneiras, como as que vimos por meio dos exemplos acima.
Já no novo modelo de RG, é possível reparar que o órgão expedidor ou órgão emissor do documento está disponível acima da "Carteira de Identidade", neste caso, "Secretaria de Segurança da Unidade da Federação".
A função do emissor é de suma importância, pois a mensagem e as informações que ele transmite ou envia para os diferentes canais devem ser claras, de modo que possam ser compreendidas e o objetivo principal da comunicação seja cumprido.
Para localizar o número do RG tendo ele em mãos, basta observar o lado onde fica localizada a foto, no documento. Neste lado, o número da carteira de identidade fica acima do nome completo disposto na cédula. Mas fique atento, essa informação só vale para os modelos antigos do documento.
A data de emissão do RG fica registrada tanto no documento físico, quanto nos aplicativos que guardam a identidade no nosso celular. Na cédula física do RG, é possível localizar a data de emissão ou data de expedição logo na parte superior do documento, ao lado do número do RG.
O que é data de emissão da carteira de identidade?
A data de emissão do registro geral é o dia em que o documento foi emitido. Ou seja, a data que ele é considerado válido. Ela também é chamada de data de expedição.
Secretaria da Segurança Pública Foi pela lei nº 1006, de 17 de setembro de 1906, que o então presidente do Estado de São Paulo, Jorge Tibiriçá, suprimiu o cargo de Chefe de Polícia e reestruturou a Secretaria dos Negócios da Justiça, adicionando à pasta todas as atribuições da administração policial e denominando-a ...