A espuma é normalmente branca, porém, caso exista presença de esgoto na água, pode ter a coloração amarelada. Quando ocorre uma concentração anômala de algas, a espuma flotada pode assumir tons de verde, vermelha, marrom ou azul.
De acordo com o Inea, a presença deste tipo de espuma é considerada um fenômeno natural, causado pela decomposição de algas. Ainda segundo o instituto, florações de algas "são resultado da temperatura e insolação elevadas, combinadas com mar calmo e nutrientes na água", o que é comum no verão.
Espuma marinha, espuma oceânica, é um tipo de espuma criada pela agitação da água do mar, particularmente quando essa água contém grande concentração de carbono orgânico dissolvido contendo proteínas, ligninas e lipídios derivados de fontes como a eflorescência algal.
Quando se encontram na água a espuma está formada. Essas moléculas podem ser naturais, vindo de algas, fitoplâncton e animais marinhos, ou podem ser de origem humana, vindas de fertilizantes, esgoto doméstico ou industrial.
A espuma do mar contém, além do sal, muita matéria orgânica dissolvida das mais variadas origens, como gordura de animais e algas marinhas mortas. Tais compostos orgânicos atuam como surfactantes, os agentes espumantes — basicamente, detergentes naturais.
Ondas de espuma invadem praias no leste da Austrália
Por que não se pode entrar no mar quando tem espuma?
No caso de algas tóxicas e em função da sua concentração a espuma gerada pode ser fator de risco para saúde pública. As algas que formam as espumas nas praias geralmente não são tóxicas, contudo a espuma originada pela grande concentração de esgoto e lixo apresenta um risco evidente.
A espuma marrom surge, pois a agitação das ondas batendo nas rochas e quebrando na praia promove uma separação do material de gordura diluído na água. Essa gordura natural vem dos animais e vegetais e não é nociva para o meio ambiente.
E um conjunto de bolhas, claro, é espuma. As moléculas surfactantes podem ser de origem natural: material orgânico proveniente de algas, fitoplâncton e animais maiores. Mas elas também podem aparecer por ação humana, de carona em fertilizantes e esgoto doméstico ou industrial que são despejados no oceano.
A espuma é um tipo de gás disperso em um líquido que geralmente contém alguma impureza, os descartes domésticos e industriais com presença de surfactantes, também conhecidos como detergentes, são comumente causadores de espuma quando despejados nas águas naturais ou efluentes, podendo exercer efeitos tóxicos sobre os ...
As salpas (Salpidae) têm aspecto gelatinoso e transparente, pertencem a um grupo de animais próximos às águas-vivas, mas, ao contrário delas, não oferecem risco à população, conforme explica a bióloga Ana Carolina Fornicola.
O fenômeno ocorre devido a uma combinação de fatores como alta insolação e calor, mar calmo e presença de nutrientes na água. Nutrientes que são provenientes das próprias correntes oceânicas e do aporte de esgoto devido à vazão de rios, de lagoas e de baías para o mar, principalmente após chuvas fortes.
A água do mar contém uma variedade de minerais dissolvidos, sendo o mais abundante o cloreto de sódio, conhecido como sal comum. À medida que a água flui dos rios para o oceano, ela carrega consigo minerais dissolvidos e sedimentos.
A explicação de como a espuma é formada é simples: se você pegar um pouco de água do oceano em um copo e olhar de perto, você verá que está repleto de pequenas partículas. Se você sacudir vigorosamente esse copo de água do oceano, pequenas bolhas se formarão na superfície do líquido.
Microrganismos como algas e bactérias fotossintetizantes também exercem um poder de influência enorme na cor, devido aos pigmentos amarelos presentes em suas matérias orgânicas. Como a mistura de azul com amarelo é verde, dá para entender o motivo das águas ficarem em um tom não tão agradável aos banhistas.
O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.
Mas você também precisa de água e ar para fazer espuma. O verdadeiro objetivo da espuma é fornecer tempo de contato em uma superfície suja para permitir que os agentes umectantes, detergentes e desengordurantes tenham tempo suficiente para realizar seus trabalhos.
A espuma branca no mar é formada por bolhas de ar que se misturam à água devido à agitação das ondas. Essa espuma geralmente contém matéria orgânica, como algas e detritos, que são agitados pela força das ondas.
A espuma é uma mistura feita entre um dispersante sólido ou líquido e um disperso no estado gasoso. Por exemplo, quando um gás é borbulhado em um líquido, notamos a formação de bolhas enormes; algumas com dimensões coloidais. Um exemplo assim é o chantilly, que é feito batendo-se o creme de leite fresco.
De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a espuma é um fenômeno natural causado pela floração e decomposição de algas, e não representa risco à saúde ou ao meio ambiente. Na Barra da Tijuca, na zona oeste, a espuma chegou à areia.
A espuma na água indica que há algo errado, e que você precisa fazer algum tipo de tratamento para deixar sua água novamente limpa, transparente e própria para uso.
Colchões de espuma convencionais têm como matéria-prima o poliuretano. Costumam ter os preços mais acessíveis que os tipos produzidos a partir de outros materiais (especialmente látex e viscoelástico). São leves, amovíveis e adaptáveis a qualquer base.
Devido à sua baixa densidade e alta porosidade, a sepiolita pode flutuar na água. Às vezes é encontrada flutuando nas águas do Mar Negro, entre a Ásia e a Europa, o que lhe rendeu o nome popular de espuma do mar.
🍫 O motivo da cor é a grande quantidade de algas, que os animais que habitam o oceano amam, mas o público na praia nem tanto. ⚠️Preciso me preocupar? Apesar da coloração ter feito os veranistas formularem diversas teorias sobre a razão do mar ficar dessa maneira (e não, não é esgoto), não há riscos para a saúde.
Entenda! A espuma é branca porque as bolhas interagem com a luz. Cada bolha funciona como um pequeno prisma, dividindo a luz branca que bate nela em reflexos de todas as cores do arco-íris.