O Tranca Rua(s) é uma falange/agrupamento de exus, as entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo, representado pelas cores branco, preto e vermelho, podendo também ser azul ou roxo.
Exu Tranca Rua das Almas é um espírito superior que protege as pessoas. Assim, é conhecido por abrir ou fechar caminhos. Mas, além disso, Tranca Rua ainda pode ajudar em questões do amor, dinheiro, saúde e muito mais. Tudo que você precisa fazer é se abrir para a força dessa entidade.
Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade. Em geral, toda segunda-feira é tida como dia de Exu e das Almas.
Segundo a religião, Tranca-Rua é considerado o guardião dos caminhos, defensor das mulheres e também dos oprimidos. A imagem dele segurando um tridente foi associada, por muito tempo, pelas religiões cristãs, como um “demônio”, mas não existe “demônio” nas religiões de matriz africana.
Portanto, é um Exu da Lei que atua direcionando e organizando o aspecto da evolução daquele ser. Tranca Ruas é a força de Ogum na esquerda da Lei da Criação Divina. Se manifesta nos desequilíbrios da criação, naquilo que desordenou-se, no caos.
Exu Tranca-Ruas. Geralmente é representado com um tridente, o que ao longo do tempo fez com que fosse associado, por membros de religiões de matriz cristãs a uma figura maligna, pelo fato de serem espíritos que trabalham em religiões de matriz africana.
Tranca Rua tem muito poder e sabedoria, segundo a crença —por isso praticantes do candomblé e principalmente da umbanda têm muita fé nessa entidade. É impossível passar por um terreiro de umbanda, cruzar com o Tranca Ruas e seguir descrente da possibilidade de cura.
O Exu Tranca Rua é visto, muitas vezes, como uma energia do mal, por pessoas que desconhecem a essência e o trabalho desta nobre entidade. Entretanto, ele em si, é uma grande falange de luz, que abre e fecha caminhos, de acordo com a necessidade e justiça divina.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
Tranca Ruas é um exu e espírito venerado nas religiões de matriz africana. A figura ficou conhecida após uma polêmica depois que a frase "Só Jesus expulsa o Tranca Ruas das pessoas" foi exibida durante o show de Ludmilla no Festival Coachella, nos Estados Unidos, neste mês.
Oferendas para o Exu Tranca Rua Gosta de bebidas finas, tem adoração por pedras preciosas, porcelanas e pratarias e antiguidades valiosas. O que oferecer para Tranca Rua das Almas? Em geral bebidas destiladas são oferecidas: cachaça, conhaque, uísque. Fuma charuto.
Dentro da Umbanda e demais religiões de matriz africana, o dia 24 de agosto é dedicado ao Exu Tranca Rua, uma das entidades mais conhecidas dentro desses cultos.
Possui caráter irascível, astucioso, grosseiro, vaidoso, indecente e que gosta de suscitar dissensões e disputas quando não devidamente propiciado. Os filhos de Exu são pessoas que possuem personalidade e caráter ambíguos, não obedecendo aos conceitos que a sociedade aceita como normais.
Na umbanda, quimbanda e outras religiões de matriz africana, Tranca Rua é uma entidade pertencente a um grupo de exus. Ele é reconhecido por sua função de purificar os caminhos espirituais do mundo.
Segundo a religião, Tranca-Rua é considerado o guardião dos caminhos, defensor das mulheres e também dos oprimidos. A imagem dele segurando um tridente foi associada, por muito tempo, pelas religiões cristãs, como um “demônio”, mas não existe “demônio” nas religiões de matriz africana.
Exus. Existem diversos Exus com propósitos diferentes, como Exu Lalu, Exu Tiriri, Exu Tranca Rua, Exu Marabô, Exus da falanges das caveiras e Exu Gira Mundo.
Característica dos médiuns de Exu tranca rua de embaré, os filhos de tranca rua de embaré. são pessoas que normalmente detestam barulho, não gostam de simpatia forçada, detestam falsidade e injustiça, são muito ocultos, obsessivos e muito observadores.
“Seu Tranca-rua, dono da gira no meio da rua” é usado para pensar a ocupação do espaço público pelas giras de exu e para demarcar território, onde Tranca-rua é o povo, povo de rua – os exus e o povo da rua –, os moradores em situação de rua, muito presentes nesses rituais.
A forma rápida de descobrir seu Exu. é fazer um jogo de Búzios, para que nesse jogo de Búzios. a gente descubra qual que é o seu Exu guardião, qual que é o catiço que te guarda, que te protege, que trabalha ali paralelamente. com as suas outras entidades, com o seu orixá, inclusive. dando caminhos também pra você.
Segundo a religião, Tranca-Rua é considerado o guardião dos caminhos, defensor das mulheres e também dos oprimidos. A imagem dele segurando um tridente foi associada, por muito tempo, pelas religiões cristãs, como um "demônio", mas não existe "demônio" nas religiões de matriz africana.
Os nomes simbólicos, como Exu Morcego, Exu Caveira, Exu Tranca Ruas e Pombagira Maria Molambo, representam características específicas de atuação dessas Entidades e possuem significados profundos: Exu Tranca Ruas simboliza proteção, fechando caminhos perigosos e afastando energias negativas.