O árbitro também pode marcar falta técnica caso ele verifique uma conduta anti-jogo ou reclamação e, por fim, falta flagrante, que resulta em expulsão do jogador que a cometeu.
Faltas pessoais: são as infrações que violam as regras do jogo, como empurrar ou golpear outro jogador; Faltas flagrantes: são as faltas pessoais que podem, potencialmente, ferir o adversário.
Quais são os tipos de faltas que existem no basquete?
1 - Falta pessoal: é um contato físico ilegal com o adversário. Falta dupla: é quando dois jogadores adversários cometem uma falta pessoal ao mesmo tempo. A falta será anotada pela mesa e o jogo se reiniciará normalmente sem nenhuma penalidade para as equipes.
🏀 QUANTAS FALTAS UM JOGADOR PODE SER EXPULSO DA PARTIDA? Durante um jogo da NBA, cada jogador possui um limite de cinco faltas pessoais. Caso o participante da partida cometer a quinta falta, o jogador deve ser excluído, ou falando na linguagem do basquete, ejetado.
De acordo com NBA.com, ela ocorre "quando um jogador com a bola vai de encontro a um defensor que esteja parado, em posição defensiva". No entanto, isso descreve apenas um tipo de falta de ataque, e existem diversos outros tipos que podem acontecer.
37.1.1 Uma falta antidesportiva é um contacto de um jogador que, no entender de um árbitro, é: Um contacto com um adversário, sem tentativa legítima de jogar a bola directamente dentro do espírito e intenção das regras. Um contacto excessivo, duro, provocado por um jogador num esforço de jogar a bola ou um adversário.
Encostar nos braços ou mãos do jogador que está com a bola também é falta. Além disso, contatos físicos agressivos como empurrar, segurar e agarrar, constituem faltas. As faltas podem ser punidas com a perda da posse de bola ou com lances livres para o adversário.
Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão. Faltas pessoais – É uma falta que envolve contato com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
Pular no lance livre (Não é recomendado pular no lance livre para não correr o risco de queimar a linha de marcação.) Não secar as mãos (pode escapar a bola das mãos).
O oposto do perímetro é o chamado garrafão: a região retangular que fica próxima à cesta. Ele também é chamado de área pintada, ou paint, pois geralmente é de uma cor diferente do resto da quadra.
Corta luz ou bloqueio interno é aquele em que um jogador executa um passe para seu companheiro de equipe e se coloca entre seu companheiro e o adversário, para que o mesmo execute um arremesso à cesta. Salienta-se que este tipo de corta luz ou bloqueio, sempre é realizado nas proximidades da área restritiva (garrafão).
Todo contato com braço, ombros, quadril ou joelhos pode resultar em falta de defesa. Uma falta de ataque pode ser marcada caso o jogador com posse de bola na quadra ofensiva tente forçar a passagem sobre o corpo do adversário que estiver em uma posição já definida.
Uma "caneta" (ou, no Brasil: túnel, canetinha, janelinha, rolinho, ovinho, tabaca, em Angola: caguero, em Portugal: cueca, rata, ova) é uma habilidade usada principalmente no Futebol, mas também no hóquei em campo, hóquei no gelo e basquete.
No basquetebol, o Lançamento Livre, ou Arremesso Livre, ocorre quando o jogador sofre falta no ato de arremessar. O árbitro então assinala a infracção e determina a cobrança de lances livres.
Confira as primeiras regras da história do basquete: 1 - A bola pode ser arremessada em qualquer direção com uma ou com ambas as mãos; 2 - A bola pode ser tapeada para qualquer direção com uma ou com ambas as mãos (nunca usando os punhos); 3 - Um jogador não pode correr com a bola.
A regra da bola "morta" no basquete refere-se ao momento em que a bola não está em jogo. Isso pode ocorrer após uma cesta ser marcada, uma falta ser cometida, uma violação ser assinalada ou quando o árbitro interrompe o jogo por qualquer motivo.
Isto acontece porque pelas novas regras o momento em que o jogador agarra a bola, seja ao receber o passe ou a terminar o drible, é o apelidado "passo zero", podendo então na sequência efetuar ainda os habituais dois passos (1 e 2).
Quarta infração: 3 segundos. Um jogador no ataque não pode ficar no garrafão por mais de três segundos consecutivos. Para ter direito a mais tempo, o jogador precisa botar os dois pés para fora do garrafão e então voltar.
É proibido caminhar com ela em mãos por mais de dois passos. Deslocamentos maiores com a bola devem ser feitos quicando-a A cesta é feita quando a bola atravessa o cesto adversário. Cada cesta de campo vale 2 pontos. Quando é feita antes da linha dos 3 pontos, vale, obviamente, 3 pontos.
No basquete são 5: Point Guard (PG) é o armador; Shooting Guard (SG), ala-armador; Small Forward (SF), Ala; Power Forward (PF), ala pivô e Center (C), o pivô.
Você pode girar em torno de um pé, que não deve se mover, para proteger a bola ou orientar sua jogada. A infração é marcada se você mexer um pouquinho esse pé, mesmo que por causa de um escorregão.
O que diz a regra dos 3 segundos 5 segundos 8 segundos e 24 segundos?
Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva (garrafão) do adversário, enquanto a sua equipe esteja na posse da bola. Quando uma equipe ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque.