Ela é produzida pela combustão do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de botijão. Podemos definir como combustão a reação do combustível (GLP) com o comburente (oxigênio do ar). A cor azul da chama é produzida em razão da combustão completa, ou seja, reação total com o oxigênio.
Ela pode indicar se está tudo normal ou se há alguma alteração que pode vir a ser um fator de atenção. 🔶 Normalmente, a cor da chama é azul, indicando que está tudo bem e que a queima ocorre de maneira correta, completa e equilibrada.
No entanto, se a mistura de combustível e oxigênio não estiver nos níveis corretos, a combustão não é completa. As chamas obtidas fornecendo a mistura certa de combustível e oxigênio são, geralmente, azuis. Quando a mistura não está devidamente balanceada, você fica com chamas de cor laranja em seu fogão a gás.
Quando a proporção não é perfeita, como no caso do maçarico, são emitidos também hidrocarbonetos, que emitem menos energia, uma característica de suas ligações de carbono. Isso resultado no tipo de luz que eles emitem: azul (que tem mais energia) e amarela (com menos energia).
A chama azulada demonstra que a sua dobra alcança altas temperaturas, afinal a cor indica uma combustão completa, a reação total com o oxigênio. Já a sub-dobra do fogo com relâmpagos é demonstrada apenas pelos dobradores mais poderosos.
As reações incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.
Se você estiver falando da chama da vela, acredito que a explicação mais simples é esta: O olho humano é mais sensível à cor amarela do que à azul. Por isso a maior parte da luminosidade visível produzida pela vela vem da parte amarela da chama, que é mais fria do que a parte azul.
A ponta azulada do espectro, portanto, é a mais quente. Apesar disso, é impossível desfazer a associação cultural pré-existente entre cores e temperaturas: o sangue, o fogo e o Sol são quentes, enquanto a água, o gelo e o céu noturno remetem ao frio.
A base da chama de uma vela, por exemplo, tem muito calor e forma ondas de luz com muita energia, mais curtas e mais azuladas. A parte alta tem menos calor, portanto forma ondas com menos energia, mais longas e mais avermelhadas. Alguns combustíveis específicos podem acrescentar novas cores às chamas.
A cor depende basicamente do elemento químico em maior abundância no material que está sendo queimado. A mais comum, vista em incêndios e em simples velas, é a chama amarelada, resultado da combustão do sódio, que emite luz amarela quando aquecido a altas temperaturas.
A Chama Azul de Proteção Psíquica é uma poderosa ferramenta espiritual transmitida pelo Arcanjo Miguel. Esta prática é voltada para a proteção contra ataques psíquicos, transmutação de energias negativas e defesa contra influências indesejadas.
Sempre verifique a cor das chamas nos aparelhos a gás, como fogões e fornos. Uma chama azul é normal e indica uma combustão eficiente. Chamas vermelhas, verdes ou laranjas podem ser um sinal de problemas na queima do gás e requerem atenção imediata.
A chama do fogão é azul basicamente porque a queima do combustível resulta em gás carbônico e água. Segundo o físico e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ennio Peres da Silva, são esses materiais, gerados na queima do gás do fogão, que emitem luz no espectro do azul.
O fogo negro absorve somente a luz da lâmpada por conta de se tratar da exata mesma onda de luz, outros tipos de luz não são absorvidas. De qualquer forma recomendo assistir o vídeo original, esse short é apenas um resumo. Calor Pegando Fogo. Black Fire Science.
A Manipulação de Fogo Roxo é o poder de gerar e controlar chamas de coloração roxa. É uma variação da Manipulação do Fogo. Não deve ser confundida com Manipulação de Fogo Negro.
Ao contrário das chamas laranja ou azul, o fogo branco emite luz em todas as frequências. Isso faz com que as chamas apareçam brancas. A cor também pode ser da queima de certos produtos químicos ou outros métodos.
É por isso que ao colocarmos, por exemplo, o sal de cozinha (Cloreto de sódio – NaCl) na chama, vemos uma coloração amarela intensa, em razão da presença do sódio; enquanto que se colocarmos o sulfato de cobre (CuSO4), o cobre fará com que a chama adquira coloração verde.
Azula demonstrou a técnica sob os olhares vigilantes de Lo e Li e, mais tarde, quando ela estava lutando contra o seu irmão, o príncipe Zuko. Algum tempo depois, Zuko expressou o desejo de aprender essa habilidade, embora seu tumulto emocional impedisse que gerasse um raio da maneira correta.
Na época da chegada do Cometa de Sozin, Azula estava prestes a ser coroada Senhor do Fogo, mas sua derrota por Zuko e Katara a fez sofrer um colapso mental completo.
A técnica foi desenvolvida por Iroh depois que ele estudou os dominadores de água, que redirecionam a energia de um oponente em vez de se opor de frente.